1 de ago. de 2018

5 Castlevania-clones oldschool que valem a pena ser jogados

Depois do sucesso de "Castlevania" da Konami outras empresas resolveram criar suas próprias noites horrendas em cenários góticos ou dantescos para desafiar os jogadores a vencê-las e assim ganhar um trocado nas pegadas dos Belmont. Como sempre acontece com "jogos clones", existem os bons, que apesar de serem clones tem seus próprios méritos, e os ruins, que matariam de vergonha os desenvolvedores do jogo clonado. Nós do OSD separamos cinco desses jogos para você vestir a capa de caçador de monstros e  enfrentar alguns pesadelos. 
Figurativamente falando, é claro. Não vista uma capa de verdade enquanto estiver jogando... isso seria estranho...

#1- Frankenstein: The Monster Returns (NES)


 Esse é o clone dos clones! Até um trecho de fase ou outro parece copiado e colado de "Castlevania"! Por outro lado, o jogo tem mais diálogos (inclusive com alguns inimigos) do que o "Castlevania" original jamais teve, além de fases com mais desdobramentos, como entrar em alguns edifícios ou descer aos esgotos. 
Quanto a história...  O jovem caçador de monstros deve salvar uma jovem, Emilly, de se tornar a noiva da criatura, destruir todo o exército sobrenatural conjurado pelo mesmo e destruir o monstro de uma vez por todas (não necessariamente nessa ordem). Aliás... a criatura não se chama Frankenstein! Esse é o nome do médico- cientista que o cria!
Outro detalhe desse jogo é que "Frankenstein: The Monster Returns" veio de uma empresa grande, a Bandai! Aquela dos Cavaleiros do Zodíaco, lembra?

#2-  Holy Diver (NES)


Você mistura "Castlevania", heavy metal e o vocalista Dio do "Black Sabbath" e que consegue? "Holy Diver"! A história do jogo parece que saiu de um encarte de um álbum de power metal ou metal melódico, envolvendo reinos mágicos atacados por lordes negros do subterrâneo e príncipes exilados em outra dimensão que retornam como reis mágicos para salvar o dia.
Infelizmente o jogo não foi lançado no ocidente na época, por uma série de razões nebulosas... problemas de direitos autorais? Excesso de uso de imagens e referências religiosas, que feriam a política da Nintendo of America de evitar isso? Vai se saber...

#3- Master of Darkness (Master System)


E quem disse que Drácula só fica com o traseiro sentado em seu castelo esperando algum Belmont chegar chutando a porta? Nessa (semi?) hidden gem do Master System o vampiro dos vampiros foi dar trabalho em Londres e agora cabe ao mais elegante caçador de monstros que já vi salvar a ilha de Sua Majestade- e munido de sua inseparável bengala, como todo cavalheiro vitoriano que se preze. 
Participação especial: Jack O Estripador!

#4- Rusty (PC, NEC- PC- 9801)



Pegar um jogo de sucesso (ou as vezes nem isso), mudar o protagonista original para uma beldade vestida de biquíni e botas, fazer o mesmo com o vilão do jogo original e depois lançar o título com uma arte de capa ressaltando os atributos da moça não era uma tática incomum no tempo de poucos bits... "Rusty", onde uma caçadora de vampiros tenta resolver o mistério do desaparecimento de várias moças a base de chicotadas castelos sombrios afora, é um exemplo disso. Nunca tendo sido lançado oficialmente  uma versão em inglês de "Rusty", o jogo tornou-se um cult e ganhou uma tradução não- oficial para o inglês feita por fãs- mesmo já tendo mais de 20 anos de idade!

#5- Majyuuou (SNES)


Um mistura de "Castlevania" com "Altered Beast", onde o herói do jogo pode se transformar em várias criaturas no decorrer das fases até conseguir a vingança pela morte de sua família contra o diabo no próprio Inferno! Um grande diferença tanto para a série "Castlevania" quanto para os outros clones é que "Majyuuou" se passa em tempos mais recentes e no lugar de um chicote ou espada, o protagonista começa armado com uma pistola! 
O jogo tem um dos enredos mais pesados do SNES e cenários bem sombrios e escatológicos, o que provavelmente colaborou para não ser lançado oficialmente no ocidente. Alguns fãs lançaram uma versão não-oficial com o nome, também não- oficial, de "King of Demons".

Terminamos por aqui. Vença a horrível noite e bom jogo!

0 Comments:

Postar um comentário