8 de ago. de 2018

Disney's Darkwing Duck


Houve um tempo em que se produziam animações bem desenhadas, com arte realmente bonita, bem feita e sem que todos os personagens parecessem desenhados com auxílio de uma régua. "Darkwing Duck" é dessa época, fazendo sucesso ao parodiar os antigos heróis pulp, como "O Sombra", filmes de espião, como os do "007", e quadrinhos antigos, como "The Spirit", com muito humor, aventura e ação meio pastelão. O herói dado a longos e rebuscados solilóquios introdutórios também estrelou um dos vários jogos lançados pela Capcom para o NES, o terror que voa na noite aterrissando nas lojas e locadoras em 1992.

História e Roteiro


Como era de praxe nos jogos Disney produzidos pela Capcom, o roteiro de "Disney's Darkwing Duck" se mantém fiel à linha do desenho animado de origem, sendo assim assim é até simples, mas funciona bem: a organização criminosa F.O.W.L põe em funcionamento um plano para dominar a cidade de St. Canard (como eles manteriam esse domínio a longo prazo, sem que forças federais viessem resolver a situação é algo que aparentemente não veio a cabeça de ninguém da F.O.WL) e Darkwing Duck é convocado pela S.H.U.S.H, uma organização voltada para combater a F.O.W.L,  para derrotar Bico-de-Aço e outros seis de seus piores inimigos, trazendo assim a paz e o sossego (não necessariamente nessa ordem) de volta a St. Canard.
Basicamente é isso.

Gráficos

Sim, ele repete isso muitas vezes...
Bons gráficos, não excepcionais, mas bons, ainda mais levando em consideração as limitações de hardware do NES. Todos os personagens são perfeitamente reconhecíveis para quem assistia a série na televisão, assim como boa parte dos cenários se encaixam certinho na estética criada para a versão animada.- algumas fases, como a da ponte, tem um colorido do mesmo tom mais escuro que a série animada usava quando a ação se passava à noite. Nem tudo é perfeito, entretanto, e na fase da cidade, onde se enfrenta o lobisomem como chefe, muitos dos edifícios e prédios tem uma aparência bem genérica e poderiam estar em qualquer jogo de aventura do NES.
Os sprites dos personagens, além de bem feitos, também são bem animados, se movendo de forma até bem fluida para um jogo de 8 bits, acima da média de outros jogos estilo plataforma da época. Destaque para quando Darkwing Duck se cobre com sua capa para proteger-se de projéteis atirados por inimigos. Ficou muito pulp
Outra coisa que gosto bastante é o mapa de escolha de fases, representando a cidade de St Canard a noite, com suas janelas iluminadas e sua baía sombria. É simples para os padrões de hoje, mas agrada quem é fã de pixel art.

Música e Efeitos Sonoros


As músicas do jogo são muito legais! A trilha sonora tem um toque de jazz que ajuda a criar um clima mais noir, de filme de detetive antigo, para embalar as peripécias  do pato da capa púrpura. A música do mapa é curtinha (não tem nem um minuto antes de ser repetida em looping) mas é muito bacana. Das músicas de fase gosto mais daquelas que tocam na fase da ponte, onde o chefe é o Patoringa, e na fase do Megavolt (o sujeito que parece uma ratazana magricela com uma tomada na cabeça). Uma versão dessas duas em piano ficaria uma beleza!
Quanto aos efeitos sonoros do jogo... eles apenas cumprem sua parte... não há muita coisa a mais para se dizer desse quesito.

Controles e Jogabilidade


Os controles respondem bem, de forma melhor e mais precisa que a média dos jogos de plataforma da época. O maior defeito da jogabilidade é que é preciso se pegar um pouco de prática para subir e descer de plataformas rapidamente, como na luta contra o Patoringa na fase da ponte, pois ao se apertar direcional para baixo + pulo não se aterrissa direto na plataforma de baixo! Darkwing Duck fica agarrado na parte inferior da plataforma de onde acabou de descer, e aí deve-se apertar apenas o direcional para baixo para que Darkwing Duck solte a plataforma e aí sim aterrissar na de baixo. Caso se aperte o botão de pulo ao estar pendurado, Darkwing Duck irá subir de novo na mesma plataforma de onde tentou descer! Realmente é meio chato e leva-se um tempinho para pegar o jeito, embora também não seja nada impossível.

Dificuldade

"Disney's Darwing Duck" não é um dos jogos plataforma mais difíceis da época. Tem um ou utro trecho mais enjoado ou um  pouco mais desgastante, mas no geral é um jogo com dificuldade equilibrada.
O jogador conta com vários power ups para ajudar na luta contra a F.O.W.L, como recargas de energia e de gás para a arma, além de existirem algumas vidas (que mais parecem um boneco de brinquedo do Darkwing Duck largado no chão) espalhadas pela fase. Também pode-se recolher diamantes e barras de ouro, que contam pontos e facilitam ganhar vidas extras devido a pontuação. Esses itens podem ser encontrados tanto espalhados pelas fases quanto derrubados por inimigos derrotados, sendo as vidas a única exceção, só podendo ser encontradas pelo cenário ou conseguidas pelo placar.
Os cientistas da S.H.U.S.H  criaram três tipos de armas de gás diferentes para facilitar a vida de Darkwing Duck, mas por alguma razão inextricável resolveram espalhar tudo pela cidade no lugar de entregar nas mãos do herói mascarado. Vai entender... Emfim... voltando às armas: Uma é uma explosão de gás mais forte que lança uma onda de choque pelo chão, nas duas direções. Outra é uma arma elétrica que dispara pequenos raios em duas direções diferentes, uma para o alto, a outra para baixo (mas o Darkwing Duck não usa uma arma de gás? Gás elétrico? A física permite isso?) e a última é uma flecha gasosa que ajuda o defensor de St. Canard a superar alguns obstáculos  e de quebra faz o jogador se perguntar que tipo de gás esses caras usam na arma afinal. 
Vale a pena deixar marcado que a arma- padrão de Darkwing Duck tem munição infinita, enquanto as outras três gastam o gás acumulado pelo jogador ao apanhar tanques de refil pela fase.

Comentário Final


Quer um jogo de plataforma bastante divertido e com alto fator de nostalgia? "Disney's Darkwing Duck" é uma boa pedida, tendo ainda a seu favor ser menos frustrante que outros jogos de 8 bits do gênero e as fases serem não lineares, podendo se escolher onde jogar primeiro, o que dá mais liberdade ao jogador, o qual começa com a opção de conhecer três estágios diferentes logo de cara. Pode não ser o personagem da Disney mais conhecido, nem o game Disney mais conhecido ou criativo, mas tem qualidades o suficiente para valer a pena conhecê-lo.
Afinal Darkwing Duck é a dor de cabeça na mente criminosa!

NOTA: 8,0

P.S:Uma curiosidade é que a palavra "Canard", presente no nome da cidade de Darkwing Duck, significa "pato" em francês, fazendo referência à espécie a qual pertencem a maioria dos seus habitantes, assim como Patópolis/ Duckburg.

0 Comments:

Postar um comentário