4 de ago. de 2018

(Mais) 10 Jogos Bizarros e Tétricos do NES

Um dos amigos do nosso blog comentou que para ele  o NES "ainda é um mar vasto de inúmeros jogos maravilhosos e bizarros". Achei uma ótima definição e, em homenagem a ele, lá vão  mais dez jogos de NES com um quê de insólito, bizarro ou surreal- ou tudo isso junto!
Lembramos que mais uma vez não vamos levar em consideração para a lista nenhum jogo não- licenciado oficialmente pela Nintendo, como por exemplo "Peek a Boo Poker" ou os outros jogos de tom erótico lançados pela Panesian.

11- Panic Restaurant



Seu restaurante está indo mal devido a concorrência? O que fazer? Inovar no cardápio? Melhorar a qualidade da comida? Não... Nada disso... faça um ritual de magia negra e amaldiçoe o restaurante rival. E o dono do lugar que se vire para expulsar os seres das trevas e objetos possuídos por maus espíritos a base de panelada- quer dizer, se for na versão norte- americana... na original japonesa o chef tem que botar ordem no restaurante distribuindo cabeçadas!

12-Abadox



Dentre as dúzias de SHMUPs lançados na época dos 8 e 16 bits, "Abadox" sem dúvida é um daqueles com cenário e visuais mais originais. Enquanto a maioria dos jogos de navezinha se passavam em ambientes espaciais ou mecanizados (como bases ou fortalezas estelares de tamanho planetário), "Abadox"' se passa em um ambiente mais... orgânico.
Basicamente o jogo se passa dentro do trato intestinal de um planeta vivo, Abadox (daí o nome do jogo! legal, não?) e deve-se salvar uma princesa engolida pelo planeta senciente antes dela ser... digerida...
Se não é o melhor ou mais destacado SHMUP da época, "Abadox" pelo menos é bastante único...

13- Superman


Uma versão fofinha ("chibi") do Superman recebe um aviso de uma versão genérica e igualmente fofinha da Estátua da Liberdade de que Metrópolis está em perigo (para variar).
Eu sempre soube que o Superman tem uma gama enorme de super-poderes, mas possuir uma super- esquizofrenia capaz de permitir conversar com pontos turísticos é nova para mim... 

14-  Yo! Noid


Uma gangue formada por lunáticos, animais descontrolados e correlatos liderada por um sujeito vestido em uma fantasia de coelho verde está tocando o caos em Nova York. Como prefeito de uma das maiores e mais populosas cidades dos EUA o que você faz? A única coisa sensata e cabível em uma situação dessas... chamar um cara vestido em uma fantasia de coelho vermelha para resolver a situação em troca de pizza. Sim, isso faz todo o sentido... tanto quanto derrotar seus inimigos em um jogo de cartas para ver quem come mais hamburgueres.

15-Dr. Chaos: Hell's Gate


Pior do que ter um cientista louco como inimigo é ter um como irmão, em especial quando o cara fica três meses sem dar notícia após contar ter desenvolvido uma tecnologia para abrir portais sabe-se lá para onde, sabe-se lá porque, e você tem que ir atrás dele.
Chegando na mansão isolada onde o irmão do protagonista provavelmente realizava suas experiências livre dos códigos de ética, conduta e segurança em pesquisa científica, o lugar está infestado de ratos, morcegos e monstros variados e ainda se descobre que o irmão cientista deixou portais abertos em tudo que é porta ou janela da casa, sabe-se lá por qual razão...
Realmente é dose ser o irmão mais novo, mais normal e intelectualmente menos dotado de um cientista doido de pedra.

16- River City Ransom


Nada mais normal do que entre uma briga e outra com uma gangue de rua do que parar para comer um sushizinho.

17- Startropics


"StarTropics" é um RPG que em termos de estranheza e esquisitice segue a mesma linha de "Mother": Um jovem (no caso um adolescente de 15 anos) acaba se deparando com uma situação esdrúxula ligada às pesquisas de um parente mais velho (nesse caso um tio arqueólogo) e incumbido por adultos de investigar e resolver a situação sozinho (no caso o misterioso desaparecimento do tio).
Ah, sim, claro... como adultos responsáveis eles não vão simplesmente mandar o guri resgatar o tio e caso encerrado... óbvio que não... eles dão um iô-iô mágico para o moleque e dizem para ele nunca perder de vista o Cruzeiro do Sul.
Adultos exemplares, indubitavelmente.

18- Kid Klown in Night Mayor World


Uma família de palhaços viajava a pé no meio de uma noite chuvosa para se apresentar na próxima cidade (pelo visto o ramo do entretenimento não andava lá muito bom), quando o mágico maligno Night Mayor (um trocadilho com "nightmare") surge do nada e pede a ajuda de Kidd Klown para abrir um cofre, ou baú, ou qualquer coisa do gênero. Como havia sido avisado por seus pais a respeito da malignidade do mágico, Kid Klown se nega a ajudar e ainda d[a um fora no cara. Provavelmente bem descontente com a resposta e comportamento geral de Kid Klown, Night Mayor faz a família inteira do garoto palhaço sumir e desafia o jovem a segui-lo em seu mundo de pesadelo caso queira ver seus pais e irmão mais novo de novo, e em seguida ele próprio desaparece, deixando para trás um palhacinho atônito e a grande pergunta... um mágico poderosos o suficiente para fazer pessoas desaparecerem não consegue abrir a droga de um baú sozinho?
"Kid Klown in Night Mayor World" é uma adaptação para o mercado ocidental (leia-se EUA) de um jogo japonês do Mickey Mouse, onde ele deve entrar nos pesadelos da Minnie para ajudá-la a despertar de um sono sem fim. Não sei qual dos dois casos é mais... singular...
Uma última coisa! Na cena de abertura do jogo, preste atenção na cara do palhaço- pai debaixo da chuva... é de dar dó!

19-  Toxic Crusade


Um jogo baseado em um desenho animado que era baseado em um filme da Troma. Acho que não preciso dizer mais nada.

20- Hatris


"Tetris"... com chapéus... feito pelo próprio criador de "Tetris", Alexey Pajitnov, possivelmente sob a influência de altas doses de vodka. Não consigo deixar de pensar que não tenha rolado uma cena assim:
EXECUTIVO DA NINTENDO: Alexey, "Tetris" é um sucesso de vendas! Você é o cara! Tem algum outro projeto em andamento? Tem?
ALEXEY PAJITNOV: Tenho... tenho um chamado "Hatris".
EXECUTIVO: "Hatris"... e do que se trata?
ALEXEY: É igual a "Tetris", mas com chapéus.
EXECUTIVO: Chapéus?
ALEXEY: Exato! Chapéus! Chapéus no lugar dos blocos coloridos!
EXECUTIVO: Alexey... Você está bêbado?
ALEXEY: Completamente!
EXECUTIVO: Olha, Alexey, esse lance dos chapéus...
ALEXEY: Coloquei aqueles chapéus pontudos de mágico no jogo também.
EXECUTIVO: Não diga mais nada! Perfeito!

E aí está! Mais dez! Lembramos mais uma vez que não é porque um jogo está na lista que estamos dizendo que ele é ruim ou algo parecido- na verdade tem até alguns na lista que gosto muito, como "River City Ransom" e "StarTropics"- e sim que eles tem um tom, ou pelo menos alguns detalhes, mais esdrúxulos que a maioria. Sem birra, certo? 

0 Comments:

Postar um comentário