Nesses anos todos jogando já vi algumas capas de jogos que pareciam verdadeiras obras de arte, como a capa de "Gauntlet" feita pela Tengen para o lançamento no NES ou a original japonesa de "Phantasy Star IV: The End of the Millennium"; já vi muitas outras bastante genéricas e esquecíveis, em especial aquelas lançadas para jogos do NES nos EUA lá pelo final dos anos 80 e que usavam fragmentos dos próprios jogos nas ilustrações, como em "Super Mario Bros" ou "Kid Icarus"; e também vi algumas que francamente eram de doer os olhos... a capa norte- americana do primeiro "Mega Man" é de queimar a retina de tão atroz, mas se eu tiver que escolher alguma como a pior de todas seria... "Phalanx" do SNES.
"Phalanx" foi apenas mais um SHMUP entre as toneladas lançadas na época, e sendo um jogo bem "mais-ou-menos", seu destino provável teria sido o semi-esquecimento, ocasionalmente quebrado por um ou outro jogador nostálgico ou fanático pelo gênero. TERIA sido... não foi... e por razões nada louváveis... a box art do lançamento norte- americano de "Phalanx" é uma das mais toscas, das mais non sense, das mais ridículas já feitas... uma das mais... bom... das mais ISSO:
Falando sério... o que é ISSO? "Phalanx" era um SHMUP de ficção científica cujo enredo parecia saído um OVA japonês distribuído pela U.S Mangá... e a capa do jogo tem um velho caipira tocador de banjo com cara de que bebe whisky caseiro, com uma navezinha mal feita voando ao fundo? Qual o sentido disso? Aliás... tem algum? Ao ver aquilo minha reação foi estilo "Mas que p*rr* é essa?" e a impressão que tive foi que basicamente a equipe de design estava sem inspiração e rolou algo assim naquele dia:
- CHEFE: "O prazo era até hoje... Ah... bota qualquer coisa aí...dane-se..."
- ALGUÉM:"Que tal uma foto do meu tio Cletus tocando banjo na festa do primo Otis?"
- CHEFE: "Perfeito!"
- OUTRO ALGUÉM: "Mas é um jogo de nave espacial... posso colocar uma nave no fundo?"
-CHEFE: "Você sabe desenhar uma nave?"
-OUTRO ALGUÉM: "não..."
- CHEFE: "Perfeito!"
Teria sido isso? Não... não pode ser... Tentando encontrar uma explicação minimamente coerente cheguei a cogitar que "Phalanx" era um daqueles jogos que a história era contada por alguém depois dela ter acontecido... de repente o coroa do banjo era um colono de algum planeta que foi salvo pelo piloto da nave quando jovem e agora, décadas depois, cantava a heroica epopeia espacial para um monte de pirralhos aglomerados ao seu redor. Porque um colono de um planeta longínquo em futuro distante estaria vestido como um caipira pé-de-serra estadunidense do século XX eu não consegui imaginar uma explicação cabível, entretanto. Não... o jogo não tinha nada desse tipo... não é uma "aventura narrada" nem nada parecido. Só sobrou a hipótese da foto do tio Cletus mesmo...
Sim, sim... é claro que não foi bem assim... eu sei que não foi, mas foi quase. Sim... quase.
Anos depois, provavelmente cansados de tanto ouvir chacotas e de ver seu trabalho em todas as listas de "Piores Capas de Jogos de Videogame de todos os Tempos", os responsáveis pelo box art norte- americano de "Phalanx" explicaram publicamente as razões que motivaram tal escolha bizarra: o jogo era apenas mais um jogo de nave que chegava aos EUA e em si não possuía nenhum diferencial... uma capa com uma nave em alta velocidade atirando nos oponentes seria a escolha mais óbvia, mas aí, pensou a equipe da agência, "Phalanx" cairia no mesmo bolo de dezenas de SHMUPs derramados aos quilos nas lojas e locadoras e passaria despercebido. Resolveram inovar, com uma arte propositalmente disparatada para chamar a atenção dos jogadores, fazendo que eles adquirissem ou alugassem o jogo para tentar entender qual a relação daquilo tudo...
Sim, sim... é claro que não foi bem assim... eu sei que não foi, mas foi quase. Sim... quase.
Anos depois, provavelmente cansados de tanto ouvir chacotas e de ver seu trabalho em todas as listas de "Piores Capas de Jogos de Videogame de todos os Tempos", os responsáveis pelo box art norte- americano de "Phalanx" explicaram publicamente as razões que motivaram tal escolha bizarra: o jogo era apenas mais um jogo de nave que chegava aos EUA e em si não possuía nenhum diferencial... uma capa com uma nave em alta velocidade atirando nos oponentes seria a escolha mais óbvia, mas aí, pensou a equipe da agência, "Phalanx" cairia no mesmo bolo de dezenas de SHMUPs derramados aos quilos nas lojas e locadoras e passaria despercebido. Resolveram inovar, com uma arte propositalmente disparatada para chamar a atenção dos jogadores, fazendo que eles adquirissem ou alugassem o jogo para tentar entender qual a relação daquilo tudo...
Ideia original, de fato... arriscada... e com um resultado sofrível... "Phalanx" acabou como um daqueles jogos que ficavam na última prateleira na locadora e que você só alugava naqueles sábados em que chegava na loja 5 minutos antes dela fechar porque teus pais haviam te levado para passar o dia na casa da tia Gerusa do outro lado da cidade e tudo de legal já tinha sido alugado.
"Era melhor terem lançado com a capa original" provavelmente muita gente pensou. Faz todo o sentido. Em geral as capas japonesas são bem bonitas, mas aí entra o pior da história (se for possível ter um pior em uma história como essa)... "Phalanx" é um jogo tão azarado que a capa original também consegue ser bizarra... em uma olhada rápida, nada demais... é só uma nave... mas aí se olha com mais atenção e... a nave tem um formato um tanto... peculiar...
OK... vamos falar claramente... a nave parece um pênis. E quando você olha o corpo da nave e vê que tem duas protuberâncias arredondadas em cada lado daquela arma tão... fálica... é inevitável... parece um par de testículos... a maldita nave parece um pênis metálico solto no espaço.
No lançamento de "Phalanx" na Europa optou-se por usar a capa original como base, só alterando uns detalhes no formato, e não a do senhor barbudo do banjo e...francamente? Não sei se foi uma boa escolha... de verdade... não sei dizer o que é pior... os lançamentos europeus tiveram tantas capas próprias... por que não dessa vez? Custava ter feito uma capa própria, caramba? Justo nesse jogo nascido sob uma estrela tão zoada resolvem usar a original? Deve ter sido de sacanagem... só pode!
Bem ou mal... o jogo é lembrado até hoje, ao contrário de outros SHMUPs de SNES bem razoáveis da época, como "Cybernator" ... o problema é encontrar alguém que o tenha jogado e não apenas dado risada da capa... O jogo nem é ruim... dá para jogar, mas aquelas capas desanimam... eu sei... não se deve julgar um livro pela capa mas... olhe a box art de "Phalanx" e diga isso em voz alta. Te desafio.
P.S: E afinal quem é o velhote do banjo? Era mesmo o tio Cletus lá do interior do Nebraska? Não... era Bertil Valley, dono de uma empresa de construção e Papai Noel voluntário nas horas vagas. Bertil faleceu em 2004, 13 anos após "Phalanx" ser lançado para o SNES e (de certa forma...) imortalizá-lo. Descanse em paz, tocador de banjo das estrelas.
P.S: E afinal quem é o velhote do banjo? Era mesmo o tio Cletus lá do interior do Nebraska? Não... era Bertil Valley, dono de uma empresa de construção e Papai Noel voluntário nas horas vagas. Bertil faleceu em 2004, 13 anos após "Phalanx" ser lançado para o SNES e (de certa forma...) imortalizá-lo. Descanse em paz, tocador de banjo das estrelas.
Quando gente fala de capa não tem como não lembrar de Phanlanx! Eu joguei muito Phanlanx, um amigo tinha ele piratinha, mas claro que não tinha a caixinha do jogo e só fui ver isso anos depois em uma locadora. Se não tivesse jogado o jogo antes jamais iria saber que era um joguinho de nave.
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