19 de ago. de 2018

Divagações Oldschool- Por que tanta gente não gosta de "Alex Kidd: The Lost Stars"?



Fazia um bom tempo que não jogava "Alex Kidd: The Lost Stars". Do Alex acabo jogando mais o "Alex Kidd in Miracle World" mesmo. Fim de tarde de um domingo cansativo... por que não variar um pouco? E ainda não tinha conseguido chegar até o final do "Lost Stars". Hoje foi o dia. Zerei
Valeu a hora quase completa que joguei? Olha, no amplo mundo dos games existem títulos supervalorizados assim como existem títulos imerecidamente repudiados, que podem até não ser grandes jogos, mas não merecem realmente o olhar torto recebido de tantos jogadores. Para mim, "Alex Kidd: The Lost Stars" é um desses do segundo grupo.
É uma grande sequência para o ótimo "Alex Kidd in Miracle World"? Não, não é., mas... também não é, em si, um jogo ruim. A mim parece que o grande problema do jogo, e que afastou uma parte considerável dos jogadores, é que simplesmente... não é Alex Kidd- ou pelo menos o Alex Kidd traçado em "Alex Kidd in Miracle World". Basicamente isso.
Alex Kidd foi escalado como protagonista por uma questão comercial, porque ele era o mascote da empresa, um personagem de sucesso na época, mas não se preocuparam em analisar se o personagem se encaixava no novo jogo da franquia. A impressão que ficou em mim foi essa.
Teoricamente "Alex Kidd: The Lost Stars" se passa depois de "Alex Kid in Miracle World", mas enquanto o "Miracle World" era um jogo de aventura com ação, onde um jovem lutador parte em uma missão bem nos moldes do "mito do herói", cruzando cenários aventurescos (florestas, castelos, etc) que faziam sentido juntos, encaixando-se bem e criando um mundo com tons épicos, mas coerente. 
E a sequência?
O Alex de "Lost Stars" é uma versão infantilizada do herói do primeiro, perde sem mais nem menos suas habilidades de luta, sendo seu único ataque uma espécie de raio conseguido quase ao acaso. Onde está o cara capaz de quebrar pedras com um soco? Que derrotou um touro a base de murros? Nem mais saltar como um artista marcial ele salta! Parece mais um integrante de companhia de balé infantil!
Os cenários também são infantilizados- tem até uma "A Terra dos Faz de Conta" como um dos estágios!  E as fases não tem nenhum conexão direta aparente, o jogando pulando de um cenário fantasioso para outro aleatoriamente. Não conseguiram manter uma verossimilhança com o mundo que conhecemos no primeiro jogo, do qual até o mapa nos era familiar. Lá víamos lagos com ilhas, montanhas, florestas, castelos e vilarejos.  E Alex lanchando entre uma peripécia e outra.
Aqui em "Lost Stars"... cenários que parecem ilustração de livro infantil...  a primeira fase poderia ser usada como estampa de papel de parede de uma sala de jardim de infância! Não parece em nada o planeta Áries que atravessamos no primeiro jogo. Até a Estátua da Liberdade aparece em "The Lost Stars"! Não rola uma identificação por parte do jogador.
Enquanto o primeiro jogo era realmente "mito do herói, era realmente uma história de aventura, o segundo virou um livrinho infantil, um conto de fadas com estrelas que somem e o céu está frio. Se não fosse o Alex Kidd e sim um personagem novo, feito apenas para esse jogo, um "Star Boy" qualquer, acredito que o jogo teria mais aceitação, pois em si não é um jogo ruim. 
Quando se ignora o fato que é o Alex Kidd pulando na tela, quando não se pensa no personagem como Alex Kidd, "Lost Stars" dá para divertir. O jogo tem até uns trechos legais, alguns diferentes da maioria daqueles oferecidos, como uma fase toda aquática, e detalhes que dão alguma variedade, como um trecho em que se voa em um balãozinho ou se desce por uma roldana ao estilo tirolesa. Mas não lembra nada que, depois do primeiro jogo, associamos ao Alex. Ganhar poderes ao agarrar um par de letras caindo sabe se lá da onde? Isso não é Alex Kidd! Onde está o bracelete que dispara rajadas de energia? 
"Alex Kidd: The Lost Stars" é, como falei, mais infantil, com um visual mais lúdico, com mundos mais "conto de fadas', que não se encaixam no cenário do primeiro jogo! Simplesmente isso. 
Sim, eu sei que na história que vem no manual fica bem claro que Alex está fora de seu mundo.... ele atravessou um portal para ir para algum lugar "entre os mundos", ou seja o que for, mas não era o que nós, jogadores esperávamos em uma sequência de Alex Kidd. Seria algo como o jogo lançado para Mega Drive, "Alex Kidd in Enchanted Castle", que não é grande coisa, mas pelo menos é Alex Kidd (Quer dizer, a primeira fase, Rookietown, talvez nem tanto). E mesmo "Lost Stars" se passando em outra dimensão... por que ele desaprendeu a lutar? Como?
Acho que está aí a raiz do ódio de alguns. Não sou um deles. Até gosto do joguinho... é um jogo sem muito brilho, pouco inspirado, mas me divertiu pelo tempo que joguei, essa e outras vezes no passado. O final é fraco, mas a jogada até atingi-lo deu para me distrair em um dia monótono. Jogarei "Lost Stars" de novo? Não sei... não tão cedo, certamente, mas acho que é um jogo que vale a pena ser revisitado por quem ainda não o zerou.
Acho que já sei qual será o jogo do próximo review... mas hoje não... vou jogar "Columns".

2 comentários: