11 de ago. de 2018

Divagações Oldschool- Outro jogo antigo com outra capa terrível


Sou um grande fã de "Zillion"... até hoje é um dos meus animes favoritos, tendo assistido quando foi exibido na Globo em tempos remotos- aliás a Globo não exibiu a série toda, e por isso eu demorei mais de uma década até conseguir assistir todos os episódios! 
Mas deixemos isso de lado... a série rendeu frutos... teve um OVA (especial lançado diretamente para vídeo, falando em português claro) que se passa após a série e, como não podia deixar de ser, alguns jogos de videogame... dois jogos muito legais lançados para o Master System! Mais ou menos na mesma época que o anime era exibido na Globo (embora naquele tempo eu sequer imaginasse que o termo "anime" existisse), cheguei a jogar algumas partidas do primeiro "Zillion" na casa de um amigo. 
Um jogão para a época... no início deixou a gente meio perdido por ser não- linear, o que para a época era bem diferente da maioria dos títulos que jogávamos, mas aos trancos e barrancos conseguimos contornar a situação e, no fim das contas, era "Zillion"! A gente estava jogando com o J.J! E o jogo era bom mesmo... teve gente lá da rua que, mesmo não sendo ligado no desenho animado, gostou do game. Verdadeiro caso de não julgar um livro pela capa.
Como assim? 
É.. como posso dizer... não... melhor mostrar... dizem que uma imagem vale mais que mil palavras... Essa era a capa do jogo:


Falemos sério, deixando a nostalgia de lado... o que vem a ser isso? Tudo bem... as capas norte- americanas dos jogos do Master System, nas quais as brasileiras se baseavam, tinham um estilo bem minimalista mas, ainda assim, dava para você associar com algo do jogo... "Black Belt" tinha um pé chutando... não era lá uma grande capa, mas... fazia sentido... tinha a ver com o jogo... e isso aí na capa do "Zillion"? O que raios é esse troço? Por que diabos escolheram isso para ilustrar a capa? Queriam que o jogo fosse um fiasco de vendas? Porque, a menos que já se conhecesse o e gostasse do desenho animado, dificilmente alguém se sentiria estimulado a comprar ou alugar um jogo cuja capa parecia algo saído de um panfleto de uma loja de eletrodomésticos...
Realmente o pessoal das agências de marketing que faziam as capas dos produtos para as empresas de videogame da época tinha que ser estudado... Não sei dizer se eles pensavam fora da caixa em um nível extremamente elevado ou se eles sequer tinham a menor ideia do que estavam fazendo... a impressão que fica, pelo menos para mim, é que rolou uma cena assim;

CHEFE: Bom, bom... bem- vindo a empresa, rapaz. Aqui somos uma família e toda essa conversa fiada de sempre... mas deixa isso para lá e vamos falar de trabalho... olha, nós temos uma conta com uma empresa de videogame chamada Sega, na verdade com a filial dela aqui nos EUA... fazemos a arte das capas dos jogos que vão ser lançados aqui. Você costuma jogar videogame?
NOVATO: Não, senhor... não jogo não...
CHEFE: Entendo, eu também não mas... temos uma tonelada de capas de jogos para produzir... sei que é seu primeiro dia e tudo mais, mas como estamos com trabalho até o pescoço e o prazo é curto, vamos deixar uma dessas capas na tua mão. 
NOVATO: é... vamos lá... qual é o tal jogo?
CHEFE: É um jogo baseado em um desses desenhos esquisitos onde todo mundo tem uns olhos grandes... "Zillion", se me lembro bem... conhece?
NOVATO: Não... nunca assisti...
CHEFE: É de ficção científica... um pessoal que anda numas motos futuristas atirando com umas pistolas laser futuristas em uns sujeitos de outro planeta com cara de mímico de parque público. Consegue desenhar um sujeito atirando com uma pistola laser enquanto dirige uma moto esquisita por um cenário que parece ter sido bombardeado por uma bomba atômica?
NOVATO: Olha... não vou mentir não... não consigo desenhar isso não...
CHEFE: E um cara só dirigindo uma moto esquisita pelo cenário que parece terreno baldio contaminado por radiação?
NOVATO: Não... Não consigo...
CHEFE: OK... e só uma pistola laser? Teve um cara aqui que desenhou apenas um pé para a capa de um jogo de luta, então acho que só a pistola laser na capa não está mal!
NOVATO: Não sei desenhar isso não...
CHEFE: Aí a coisa começa a complicar... você tem alguma sugestão? Dê você uma ideia aí!
NOVATO: E se usassemos a capa original do jogo mesmo? A do Japão.
CHEFE: Ficou maluco, rapaz? E quem é que vai comprar um jogo com aqueles personagens de olho grande e nariz pequeno na capa!?
NOVATO: Isso é...
CHEFE: Vamos por partes... olha, me diz onde você trabalhava antes de vir para cá... eu sei que você é recém- formado, mas deve ter alguma experiência.
NOVATO: Eu fui estagiário numa agência que tinha uma conta de uma empresa de eletrodomésticos... eu desenhei uns aparelhos de microondas para um manual de instruções...
CHEFE: Microondas?
NOVATO: Microondas.
CHEFE: Perfeito!

Só pode ter sido isso... não tem outra explicação.. olha aquela capa de novo... é um microondas antigo, não tem como negar! E como acharam que isso seria o ideal para ilustrar a capa de um jogo de plataforma onde se atira em tudo que se mexe?
"Mas não é um microondas! É uma tela! É o monitor de algum computador", diria alguém (tem sempre alguém assim)... nossa, não me diga! É óbvio que eu sei disso, mas, ainda assim... por que? Tinham computadores no desenho? Tinha... mas eram cenário! O desenho era basicamente de ação! Quando aparecia algum monitor era por uma fração de segundos, mostrando um monte de caracteres sem sentido e alguém gritando que os Nozas (os inimigos alienígenas da série) estavam atacando. Ponto final. Tem computador no jogo? Tem... você até precisa achar uns cartões de acesso para entrar em algumas áreas, mas... vamos lá... seria a mesma coisa que escolher uma chave para ser a capa do jogo "Gauntlet" ou uma poção de cura para "Final Fantasy"... É um troço muito pouco representativo, até aleatório!
Teria sido realmente melhor deixarem a capa original... 


A capa é linda, com a mesma arte do desenho animado, naquele estilo de traço do início dos anos 80 que eu tanto gosto. Mas não... troca aí por um troço que parece ser usado para fazer pipoca e esquentar marmita...
A única explicação racional que consigo pensar é que rolou um jogo de analogia bem meia- boca... algo como "Esse desenho 'Zillion" é de ficção científica? É futurista? Isso lembra tecnologia... computadores são uma das coisas mais tecnológicas que tem... bota aí um monitor de computador na capa. É bem futurista". Se não foi isso então admito que foge a minha capacidade pensar em uma resposta.
Pelo menos na sequência do jogo, "Zillion II: The Tri-Formation Cycle", a capa é coerente com o jogo. Pode não ser lá uma grande capa, não é a oitava maravilha do mundo gamer... mas de fato é reconhecível e tem a ver o que se vai jogar:


Está um pouco estilizada demais, vamos dizer assim, mas... é "Zillion". Indubitavelmente, é "Zillion". Essa foi, aliás, uma das capas mais aceitáveis para Master System made in USA
E o jogo é legal também.

2 comentários: