24 de fev. de 2019

Três jogos de PC espanhóis antigos e cult chegam em breve na Steam!



Nos anos 80 e 90 Japão e EUA foram, sem dúvida, os grandes produtores de jogos de videogame, tanto em volume de jogos criados quanto em quantidade de títulos famosos, mas outros países também contribuíram com sua cota de games, como a Inglaterra e, em menor escala, a Espanha.
Os estúdios tanto da Inglaterra e da Espanha não tinham nem de perto os recursos que os grandes nomes da época tinham, mas compensavam com criatividade e um ar mais "lado B", alternativo ou cult em seus jogos- o estúdio inglês The Bitmap Brothers talvez seja o melhor exemplo disso!
Enquanto a Inglaterra em alguns momentos conseguiu ocupar o terceiro lugar do pódio, mesmo nunca arranhando a supremacia dos japoneses ou estadunidenses, a Espanha realmente voltou-se mais para o nicho cult
Já comentamos aqui no blog sobre "La Abadia del Crimen", de Paco Menéndez, aquele que talvez seja o mais cult dos cults jogos jogos espanhóis. Existe já a algum tempo uma versão em inglês distribuída gratuitamente na loja Steam e recomendo bastante que todos baixem e experimentem "The Abbey of Crime Extensun"! O jogo, inspirado em "O Nome da Rosa" de Umberto Eco, é realmente bem feito e envolvente, embora bem enervante em alguns momentos! Já deixo avisado!
"La Abadía del Crimen" é um jogo de mistérios e solução de puzzles. Gostou do jogo ou gosta de jogos desse tipo? Então... dia 28 de março chega na loja Steam outro jogo espanhol seguindo um estilo de jogo bem parecido, mas com uma temática e ambientação bem mais contemporânea: "La Fuga", uma aventura gráfica originalmente lançada em 1996.



Em "La Fuga" o jogador controle um prisioneiro que tem sete dias para achar um jeito de fugir da prisão onde se encontra aguardando seu julgamento definitivo e sua transferência para um um presídio de segurança máxima, de onde é impossível escapar. Exploração, interação com outros prisioneiros, puzzles e enigmas para serem desvendados... tudo isso é necessário para achar o caminho da liberdade.
Além de "La Fuga", mais duas aventuras gráficas espanholas estilo point-&-click! Quem gosta de quadrinhos europeus ou de histórias em quadrinho antigas talvez conheça, ou pelo menos tenha ouvido falar, das HQs de "Mortadelo e Salaminho", recheadas de non sense e humor pastelão. O sucesso da dupla de desmiolados garantiu a eles sua participação no mundo dos games: "Mortadelo y Filemon: La Banda de Corvino" (na verdade três jogos em um) e "Mortadelo y Filemon: Una Aventura de Cine". 



Graficamente falando, ambos os jogos são muito bons, reproduzindo com perfeição o estilo e a estética das histórias em quadrinhos, além de seguirem a mesma linha de humor debochado. Ambos chegam em março, dias 21 e 14, respectivamente.


O fato de nenhum desses jogos ter sido muito conhecido por aqui na época em que foram lançados torna essa tempestade espanhola no Steam ainda mais bem vinda! É a chance dos retro-gamers brasileiros conhecerem mais jogos que fujam do eixo tradicional Japão- EUA e experimentarem algo um pouco mais cult, mais alternativo.
E títulos oldschool diferentes são sempre bem-vindos, afinal!

0 Comments:

Postar um comentário