5 de jun. de 2018

Divagações Oldschool- Será "Quartet" da Sega um filho bastardo de "Gauntlet" da Atari?



"Gauntlet" foi um dos primeiros jogos que ganhei para jogar no meu NES-clone, um Phantom System da Gradiente. Gastei horas e horas nesse jogo. Nunca consegui vencê-lo mas até hoje é um favorito meu e um dos recordistas em devorar meu tempo. "Quartet" é um joguinho pouco conhecido de Master System que, por diversas razões, me diverte bastante. Ambos são jogos de ação e aventura e ambos também foram originalmente jogos de arcade. Aparentemente as semelhanças acabam aqui mas por acaso esbarrei com um artigo na internet que relata uma possível proximidade entre os dois jogos.
Mas "Gauntlet" é um jogo de exploração de labirinto com câmera vista de cima ambientado em um cenário de fantasia medieval, enquanto "Quartet" um jogo de ficção científica estilo plataforma com visão lateral.... que tipo de relação os dois podem ter afinal? 
Bem... Segundo disse Ed Logg, um dos criadores de "Gauntlet", em uma palestra durante um encontro de desenvolvedores de jogos, a existência de "Quartet" deve-se a "Gauntlet".
Como assim? Os jogos não tem quase nada a ver um com o outro, exceto aqueles elementos básicos presentes em miríades e miríades de jogos dessa época, como atirar em inimigos e precisar de chaves para abrir portas!
"Gauntlet" foi lançado como arcade em 1985 e foi um dos primeiros jogos a possibilitar quatro jogadores jogarem juntos, e, como era de praxe na época, foram inicialmente distribuídas algumas máquinas em alguns locais selecionados a guisa de teste, antes da distribuição em larga escala. 
O procedimento, segundo o artigo que li, era o seguinte: O dono do lugar ganhava o arcade de graça, mas em troca tinha que disponibilizar para a empresa (nesse caso específico a Atari) a informação do total de moedas de 25 cents que o jogo arrecadou (lembre-se que nos EUA  usam moedas, os populares quarters, nas máquinas e não fichas compradas em um caixa como aqui no Brasil), além do total de cada máquina  presente em seu estabelecimento, para assim poder se estabelecer uma comparação entre o jogo novo e jogos já presentes no mercado em termos de sucesso e lucro.
Ao visitar um desses locais para colher as informações, Ed Logg deparou-se com nada mais, nada menos, que um grupo de desenvolvedores da Sega tirando fotos do gabinete de "Gauntlet". A Atari não gostou do lance e retirou a máquina daquela loja e colocou o dono na lista negra, cortando o cara do esquema de testes definitivamente.
Mais ou menos um ano depois, em 1986, a Sega lança seu próprio arcade para quatro jogadores simultâneos, deixando muita gente com a pulga atrás da orelha de que, pelo menos em nível de estrutura do gabinete e da ideia de um jogo para quatro e não dois jogadores, a Sega teria plagiado a Atari.
Pode ter sido coincidência, ou algo como a Sega já estar desenvolvendo seu gabinete mas ter tirado fotos do gabinete da Atari para comparar com seu trabalho? Olha.... acho que até pode ser, mas eu não descartaria a hipótese da espionagem industrial não- e o próprio Ed Logg também não, já que, pelo que a entrevista dá a entender, o próprio Ed é dessa opinião!
Como já falei, já joguei bastante ambos os jogos (mesmo que apenas as versões dos consoles domésticos, bastante alteradas em comparação às originais de arcade) e realmente por essa eu não esperava... jogando os dois não tem nada que possa indicar, pelo menos para mim, a pernada da Sega na concorrente norte- americana... É... de cega a empresa japonesa não tem nada...
Nossa... que trocadilho horrível... melhor parar por aqui e me retirar... minhas sinceras desculpas.

P.S: Ficou curioso para ler o texto pelo qual eu soube disso? Aí vai o link do artigo completo, mas o texto está em inglês: http://www.ign.com/articles/2012/03/08/seven-facts-you-never-knew-about-gauntlet





0 Comments:

Postar um comentário