21 de jun. de 2018

Serviço de Utilidade Pública OSD: O puzzle das sprites de "Dragonsphere"


No point-and-click "Dragonsphere" para chegar ao rei das fadas, o Butterfly King (Rei Borboleta em tradução livre), primeiro deve-se solucionar um puzzle (na verdade um problema de raciocínio lógico) no labirinto de folhas. Para solucionar o puzzle, deve-se falar com as sprites que ficam voando pelo cenário. 
O problema é que são 8 sprites (4 "meninos" e 4 "meninas", divididos em 4 casais de irmãos), as quais ficam alternando-se em três cores diferentes (vermelho, azul e amarelo), sendo que a a cada cor a sprite fala uma frase diferente (ou seja, cada sprite fala três frases diferentes) e, o pior de tudo, é que as malditas sprites nunca ficam paradas! 
As desgraçadas ficam voando de um lado para outro sem parar, sem seguir nenhum padrão aparente! E quando você está falando com uma das excomungadas, as outras não ficam paradas! Continuam voando e se misturando e trocando as malditas cores! Você conseguir falar com cada uma delas em cada uma das cores e conseguir todas as 24 dicas é uma tarefa capaz de irritar um monge budista!
Para ajudar qualquer leitor nosso que deseje dar uma chance a esse jogo antigo, nós do OSD, após  quase quebrar uma cadeira no monitor e esgotar o nosso estoque de palavrões, além de inventar alguns novos exclusivamente dedicados ao programadores de "Dragonsphere", recolhemos e traduzimos todas as 24 frases ditas pelas oito sprites. Todas estão transcritas abaixo. 
Atenção! Não vamos dar nenhuma dica ou spoiler de como resolver o puzzle, apenas listar as dicas.

* sprite Betty
-Vermelho: O sprite que pode fazer você atravessar em segurança só pode faze-lo se a primeira letra de seu nome for diferente da primeira letra de sua cor.
-Azul: Apenas um sprite azul pode fazer o caminho seguro para você atravessar.
- Amarelo: O feiticeiro Sanwe é maligno.

* Bart
- Vermelho: Minhas irmã diz a verdade quando azul.
- Azul: Yancy e eu somo como a maioria das outras sprites.
-Amarelo: Algumas sprites azuis sempre mentem, outras sempre falam a verdade.

* Rachel: 
- Vermelho: Meu irmão é Bart ou Yancy.
- Azul: Sprites vermelhas sempre mentem.
- Amarelo: Quando estou aamrela o sprite que pode fazer você atravessar é vermelho.

* Ralph:
- Vermelho: Apenas um sprite azul pode fazer o caminho seguro para você atravessar.
- Azul: Diferente da maioria das outras sprites, o nome da minha irmã não começa com a mesma letra que o meu.
- Amarelo: O sprite que pode fazer você atravessar em segurança só pode fazê-lo se a primeira letra de seu nome for igual à primeira letra de sua cor.

* Jane:
- Vermelho: Quando eu estou azul, a sprite que pode fazer você atravessar em segurança é vermelha.
- Azul: Algumas sprites azuis sempre mentem, outras sempre falam a verdade.
- Amarelo: Meu irmão diz a verdade quando está azul.

* Jim:
- Vermelho: Sprites amarelas sempre mentem.
- Azuis: A sprite que pode fazer você atravessar em segurança só pode fazer isso se a primeira letra do seu nome for diferente da primeira letra de sua cor.
- Amarelo: Minha irmã diz a verdade quando está azul.

* Yvonne:
- Vermelho: Apenas uma sprite amarela pode fazer você atravessar em segurança.
- Azul: Apenas uma sprite vermelha pode fazer você atravessar em segurança.
- Amarelo: Apenas uma sprite vermelha pode fazer você atravessar em segurança.

* Yancy: 
- Vermelho: Minha irmã mente quando está azul.
-  Azul: Sprites amarelas senpre dizem a verdade.
- Amarelo: Existem oito de nós (os guardas não contam). Quatro são meninos, quatro são meninas. Nós somos quatro pares de irmãos (irmão- irmã).

É isso! Boa sorte a quem tentar.  É um puzzle difícil? Sim. É trabalhoso? Demais! É impossível? Não... tomou-me um bom par de horas, mas consegui resolver o puzzle das sprites sozinho, sem consultar nenhum walkthrough/ detonado. Foi recompensador.

0 Comments:

Postar um comentário