22 de jun. de 2018

Ducktales


A parceria entre os estúdios Disney e a Nintendo ou Sega rendeu muita coisa boa no finalzinho dos anos 80 e durante a década de 90 como um todo... "Quackshot"; "Fantasia"; "Alladin"; "The Jungle Book"; "Castle of Illusion"; "Mickey Mania"; "Chip' n Dale Rescue Rangers"; "Donald Duck: The Lucky Dime Capper"; "The Magical Quest"; "Goof Troop"; "Land of Illusion"; "Darwing Duck"... a lista parece nunca terminar!
E de tantos tantos títulos incríveis, o meu favorito ainda é "Ducktales", um dos melhores frutos  dessa árvore produzidos em bits, lançado originalmente em 1989 pela Capcom.

História e Roteiro


O jogo é baseado na série animada de mesmo nome, e o roteiro do jogo tem o mesmo espírito do desenho animado: Tio Patinhas, auxiliado por seus sobrinhos & cia, decide encontrar cinco fabulosos tesouros perdidos e assim consolidar-se como o pato mais rico do mundo sem chance de contestação.  
A caçada começa e Tio Patinhas vai explorar um punhado de locais diferentes: Amazônia (onde Tio Patinhas explora antigas ruínas incas atrás de um centro que mais parece saído das mãos de um monarca europeu medieval, mostrando que, se o jogo é bom, o conhecimento de História e Geografia dos desenvolvedores não é lá grande coisa); Transilvânia; Minas na África; Cordilheira do Himalaia e a própria Lua!
Obviamente que Pão-Duro McMoney e outros desafetos do Tio Patinhas não vão deixar barato e tentarão fazer o possível para frustrar os planos do pato milionário de cartola.
Uma história bem simples, de fato, mas não tem como não gostar. E isso é Ducktales, no fim das contas...não tem como ser muito diferente, ora!

Gráficos


Os gráficos são muito bons, ainda mais quando lembramos que é um jogo de 1989. Mesmo quase 30 anos depois do lançamento os gráficos de "Ducktales" ainda agradam, sendo bem coloridos, com cenários bem desenhados e muito bonitos, além dos personagens do jogo terem sprites bem feitos (e isso vale tanto para os simples inimigos de fase quanto para os chefes). O sprite de Tio Patinhas, em especial, é muito bem animado, chegando a balançar o rabinho de pato pouco antes de golpear pedras com a bengala. 
Chega a ser difícil dizer qual fase do jogo tem gráficos que me agradam mais. Acho que tudo nele me agrada como um todo. Os gráficos de "Ducktales" inegavelmente envelheceram muito bem e continuam sendo pixel art de primeira. 

Música e Efeitos Sonoros


A trilha sonora de "Ducktales" está entre as melhores já feitas em 8 bits. A música tema do desenho animado é também a música tema do jogo, aparecendo na tela de abertura, mas cada cena ( como a de seleção de estágios) ou  fase tem sua própria música, e todas são de grande qualidade. Uma das minhas músicas favoritas dos jogos de 8 bits (talvez A favorita!) é da trilha sonora de "Ducktales": o tema da fase "The Moon"/ A Lua. É simplesmente lindo.
Os efeitos sonoros são bons também,divertidos e se encaixam como uma luva nas situações, estando acima da média dos jogos de NES.



Controles e Jogabilidade


Outro ponto alto do jogo. A jogabilidade de "Ducktales" é bem afinada, consideravelmente acima da média dos jogos de 8 bits. Pode ocorrer um escorregão aqui e ali, mas como um todo os controles são precisos e respondem bem. Tio Patinhas se move rápido, salta bem e tem uma série de movimentos a sua disposição, como golpear pedras e baús em estilo tacada de golfe ou usar a bengala como pula-pula, o que permite saltar na cabeça dos inimigos ou atravessar fossos repletos de espinhos por exemplo.

Dificuldade


Levando em consideração a época que foi lançado, podemos classificar "Ducktales" como um jogo até fácil, muito menos árduo do que outros jogos plataforma da época, como "Alex Kid in Miracle World" ou "Super Mario Bros". Isso não significa que não seja divertido, e nem que, a sua maneira, não seja desafiante. Lembre-se... "Ducktales" é um jogo com forte teor de exploração... existem tesouros e itens escondidos, áreas secretas em todas as fases e um par de segredos mais difíceis de serem descobertos.
Para ajudar Tio Patinhas em sua aventura, existem vários power- ups, como uma esfera que confere invencibilidade e sorvetes ou bolos que recuperam energia. Fique atento a "bonecos" do pato rico encontrados aqui e ali pelos cenários... são vidas extras. Existem também alguns itens específicos, necessários para dar continuidade ao jogo, como o controle remoto que convoca o Gizmoduck/ Robopato, ou as chaves que abrem o portão da mina africana ou o disco voador.
Sim... as portas de um veículo de alta tecnologia alienígena são abertas com uma chave comum, igual a porta do seu banheiro...

Comentário Final


"Ducktales" é um dos melhores jogos de aventura estilo plataforma que já joguei. É um daqueles jogos que ajudam a definir um estilo. "Ducktales" tem todos os elementos essenciais que um jogo plataforma precisa (ou quase... faltou uma loja para comprar power- ups e demais tranqueiras, mas como  o Tio Patinhas é pão- duro mesmo...) e muito bem empregados: tesouros a serem coletados... segredos a serem descobertos... power- ups úteis... cenários variados, aventurescos e interessantes... chefes de fase legais...itens especiais a serem encontrados...personagens carismáticos... história enlevante, mesmo que simples... agora some isso a gráficos e músicas de qualidade e uma boa jogabilidade e tem-se um clássico imperdível para qualquer retrogamer e talvez até para muitos jogadores mais novos. Nem preciso dizer o quanto esse jogo é recomendado.

NOTA: 10,0

P.S: Em 2013 foi lançado um remake de "Ducktales", bastante elogiado pela mídia e público, embora eu não tenha achado grande coisa. O remake está disponível na loja Steam, e o jogo original também, parte da coletânea "The Disney Afternoon Collection", junto com outros 5 jogos da Capcom para NES estrelando personagens Disney (inclusive "Ducktales 2").

0 Comments:

Postar um comentário