20 de jun. de 2018

International Super Star Soccer..........DELUXE



"É copa do mundooo amigooo", já dizia aquele celebre e chato narrador que ninguém gosta.

Nós do OldSchoolDigger as vezes estamos de olho nesses jogos, mas por termos bebês, patrões e demais responsabilidades, só agora começamos a falar de jogos relacionados a Copa.

E nada melhor começar com o classico do futebol de video game: International Super Star Soccer DELUXE!!


WE LOVE SOCCER!




História e Roteiro


Game de esporte não tem historia. Apenas futebol. Muito futebol. Mas podemos dizer que tem roteiro.
Digo isso porque você pode escolher entre vários tipos de jogos e campeonatos. Open game que é o amistoso, mas que também podem ser criados pequenos campeonatos. Outras escolhas são jogar um torneio internacional, jogar apenas disputa de penaltis, disputar a copa do mundo, treinar o time ou jogar o modo cenário, que lhe é dado uma situação de jogo entre seleções, no qual você tem que tentar alterar o resultado.
O legal também é que ainda não tinha costume de ter o nome verdadeiro de jogadores, introduzido no PES muitos anos depois. Mas os nomes eram parecidos, ou os gráficos dos jogadores lembravam algum jogador conhecido da época.

Gráficos


Os gráficos são muito bons. Jogos de futebol para esses consoles geralmente falhavam nos gráficos.
International super star soccer DELUXE não é assim.
Desde a parte do menu com as bandeiras, as escolha do tipo de campo a ser jogado. A amostra do estadio antes do inicio da partida.
A partida também tem gráficos legais, com a boa definição das camisas dos jogares, as propagandas dos alambrados e o juiz e bandeirinhas.

Música e Efeitos Sonoros

A torcida está sempre fazendo barulho e tocando tambores. São bons efeitos sonoros, necessários para uma partida de futebol. Até o barulho do chute na bola e dos passes.
E o que dizer principalmente das falas do narrador que tanto fizeram sucesso nesse jogo.
THOWN IN.
KICK OFF.
GOAL KICK.
etc
e o mais famoso o KIII SHOOT!


Controles e Jogabilidade


A jogabilidade tem pontos fortes e fracos. Um adendo simples para a formação táctica que você é livre de configurar as posições do jeito que gostar.
O jogo em si é simples, tendo botão pra correr, tocar, chutar e fazer passes longos e trocar o jogador de marcação quando estiver sem a bola.
A dificuldade está em fazer o gol. Tem que ser de rebote ou em posições bem macetadas para o goleiro aceitar chutes de longa e média distancia.
Mas é um jogo bem dinâmico e rápido, ou seja, um dos melhores jogos de futebol dessa era de poucos bits.


Dificuldade


A dificuldade depende do teu adversário. Se for um outro gamer bom de jogo, essa será a sua dificuldade. Depende também de qual time você vai colocar que o computador use como seu adversário.
Como dito acima, a dificuldade maior é jogar contra o goleiro. Até no modo treino ele é enjoado para fazer gols.

Comentário Final


É um bom e divertido game de futebol. Marcou época por causa dos gráficos, sons e tudo o mais.
Mas o principal que marcou foi a entrada do jogo, na qual o narrador termina com o DELUXE. Impossível não acompanhar as falas do mesmo durante esse inicio do jogo. Todo gamer que se preze, fala junto com o game nesse momento, mesmo que em pensamento.
Talvez por essas características marcantes e é claro da própria qualidade do game, se tornou um ícone para os jogos de esporte (leia futebol) da época.

NOTA: 9,0

Observação 1:
A versão Deluxe, lançada no mesmo ano que a original, contêm muitos avanços sob a original. Essas mudanças se referem à versão de Super Nintendo.
Foi feito um modo de jogar com dois jogadores contra a máquina cooperativamente
Comentários extra foram adicionados, mesmo sendo básico e consistindo de um pequeno número de frases como "Down the wing!", "It's a biiiiiiiiig kick!", "Incredible control!" e "Blocked shot!", que às vezes tocava um pouquinho atrasado, para efeito cômico
- Os gráficos dos jogadores e a inteligência artificial foram melhoradas
- As substituições e a seleção de jogadores foi melhorada, fazendo que fosse possível dizer o tipo de jogador que estava sendo selecionado, atacante, defensor, etc.
- Ativando uma das estratégias definidas resultava no nome da estratégia aparecendo na tela
- Escanteios e faltas diretas não têm mais uns poucos segundos antes de decidir aonde a câmera se posiciona ao redor dos jogadores. Foi possível controlar a posição da câmera antes de dar o chute
- O cronômetro mostra um gráfico de anel que desconta o tempo em cada metade do jogo
- É possível fazer carrinho no goleiro quando a bola está fora de jogo, frequentemente (mas não sempre) resultando em um cartão vermelho
Observação 2:
INTERNATIONAL
SUPER
STAR SOCCER
....

Um comentário:

  1. A versão Deluxe....Me lembro bem dos campeonatos na locadora do bairro...... E quando eu ganhei o cartucho, bem na época de férias da escola..... Só alegria.....

    ResponderExcluir