13 de out. de 2018

Pooyan


Muitos jogos do Famicom, em especial os mais antigos, não tiveram lançamento oficial nessa ponta do globo terrestre e só apareceram por aqui nos famigerados multi-cartuchos extra-oficiais. "Pooyan", um shooter de tela fixa lançado originalmente em 1982 para arcade e em 1985 para o Famicom, é um dos muitos exemplos desse caso.

História e Roteiro


Um fiapo de enredo para servir de pretexto para o corre-corre todo, contado de forma um tanto pantomímica na abertura: Um dos leitõezinhos (chamados de "pooyan" no jogo) de Mama Pig foi levado por lobos, agora Mama Pig, com a ajuda de um arco-e-flecha e de um elevador, deve resgatá-lo, ao mesmo tempo que protege sua casa e o resto da ninhada (não necessariamente nessa ordem). 
E é isso.

Gráficos

Não chegam a queimar os olhos, mas são simplistas demais. Os cenários são passáveis, parecendo algo saído das páginas de um livro infantil de 40 anos atrás, mas os personagens, mesmo tendo sua graça, deixam a desejar... os lobos parecem uma mistura de gato doméstico com jacaré, enquanto os porquinhos se parecem com... algo...
Realmente não sei dizer com o que eles se parecem...

Música e Efeitos Sonoros


A trilha sonora não tem muita coisa de especial... tiveram algumas boas ideias, como usar trechos de músicas como um dos Humoresques de Dvorak, mas a execução deixou a desejar. A música tama que toca na tela de abertura é ruim  e as outras poucas que existem no jogo, apenas passáveis.
Os efeitos sonoros são bem genéricos e sem graça, exceto o som de tambor batido a toque ligeiro, que soa no início da abertura e em uma cut-scene entre a fase 1 e a fase 2, que ficou bem divertido.

Controles e Jogabilidades

"Pooyan" usa poucos comandos, apenas direcional para cima e para baixo para movimentar o elevador de Mama Pig na direção desejada e botões A e B para atirar flechas,  e eles respondem bem. É um dos pontos fortes do jogo, na verdade.

Dificuldade

Dificuldade típica de um arcade dos anos 80, ou seja, começa considerável, mas dando para levar, e logo está insana. Algo que dificulta bastante a vida do jogador é que "Pooyan" não tem power-ups, exceto uma flecha envolta em carne, que aparece de tempos em tempos, a qual faz uma curva elíptica ao ser disparada (as flechas comuns não em linha reta) e não somem ao atingir algo, podendo errubar vários alvos seguidamente- só preste atenção que balões soltos, se, lobos, fazem a "flecha de carne" ricochetear.
O jogo não tem um final específico, possuindo apenas dois estágios (um onde os lobos começam do alto de uma árvore e descem agarrados a balões, tentando alcançar as escadas que levam ao lar de Mama Pig & família e outro onde os lobos começam no chão e tentam flutuar  até a plataforma no alto da tela para de lá derrubar um pedregulho gigantesco em Mama Pig) e duas fases- bônus (uma em que Mama deve derrubar todos os lobos usando apenas a flecha envolta em carne e a outra para atirar em frutas, a la Guilherme Tell). Depois, tudo de novo e de novo.

Comentário Final


"Pooyan" é um joguinho simples,para ser jogado de forma descompromissada, mas pode se tornar hardcore se você realmente quiser alcançar um placar alto. Se você é daqueles que adora jogos simples e casuais pode até acabar viciando em "Pooyan", mas para a maioria dos jogadores provavelmente será apenas um joguinho divertido no início, mas que enjoa rápido por ser escasso em cenários e muito repetitivo.

NOTA: 5,0

0 Comments:

Postar um comentário