8 de out. de 2018

10 Jogos mais Bizarros e Tétricos do Mega Drive

E não foram só os 8 bits que tinham suas... excentricidades. Os 16 bits também tiveram sua cota de bizarrice e estapafúrdio, e o Mega Drive é um belo exemplo disso. Temos aqui uma lista de dez dos jogos mais peculiares do bom e velho Mega.
E, como é de praxe, deixo avisado que não é porque um jogo foi incluído na lista que eu estou dizendo que ele é ruim, ou que eu o considero assim. Na verdade um dos meus jogos favoritos de todos os tempos está aí embaixo!

1- Gynoug



A primeira vista não há nada demais em "Gynoug"... apenas mais um dentre as dezenas de SHMUPs do Mega Drive, com a única diferença de estrelar um guerreiro alado no lugar de uma nave espacial qualquer.
E aí você vai jogando e as coisas vão ficando mais bizarras e um tanto perturbadoras, com fases como "a fábrica de corpos" e inimigos que parecem saídos da imaginação de H.R. Giger ou daqueles OVAs de animação japonesa dos anos 80 que passavam no "U.S. Mangá", incluindo um ser que parece ser meio-gigante, meio-trem, uma aberração de pescoço comprido, pele pálida e o rosto humano ou uma amálgama de cabeça, coluna vertebral, orgãos e peças mecânicas como pistões, cuja expressão no rosto é de dor excruciante permanente. Duvido que pelo menos uns dois ou três moleques não tenham tido pesadelos por causa das criaturas desse jogo.

2-  Awesome Possum


Pegue "Sonic the Hedgehog", troque o Sonic por um gambá (e você sabe que a moda de protagonistas animais antropomórficos dos anos 90 chegou à saturação quando começam a ter que escolher animais como gambás), piore a jogabilidade a ponto de controlar o supra- citado gambá ser complicado e frustrante, acrescente aquela mensagem ecológica tão na moda na época, inclusive incluindo questões de educação ambiental a serem respondidas à uma bancada de animais mal- encarados, e o que nós temos? Temos "AwesomePossum" da Tengen, onde um gambá metido a membro do Greenpeace tenta derrotar Dr. Machino (sério... não conseguiram nada para deixar ainda mais na cara o plágio ao Dr. Robotinik?) e salvar a floresta.
Aliás... o nome completo do jogo incluiu "kicks Dr. Machino's butt". KICKS DR. MACHINO'S BUTT! Vou parar por aqui...

3- Toejam & Earl



Nem todo jogo esquisito é obscuro ou semi- esquecido... "Toejam & Earl" foi um grande sucesso e continua sendo apontado como um dos melhores jogos do Mega Drive até hoje e, ainda assim, é (para dizer o mínimo)... surreal...
Dois alienígenas, que nada mais são do que o estereótipo cartunizado de um jovem rapper dos anos 90, sofrem um acidente com a sua nave espacial e ficam presos em um planeta bizarro, caótico e hostil...  a Terra. 
Mas... essa é a Terra? Um monte de ilhas flutuantes organizadas como os andares de um edifício, ligadas por um elevador que simplesmente desaparece no ar, povoadas por toda sorte de criatura bizarra, como diabinhos, hamsters gigantes, cupidos, um sujeito vestido com uma fantasia de cenoura ou um bando de galinhas com um canhão que dispara tomates?
É, é a Terra sim. Tem até Papai Noel! E nerds! É claro que é a Terra!

4- Bubba n' Stix


Um caipira pé-de-serra que aparentemente nunca aprendeu como vestir uma camisa é sequestrado por um disco voador, o qual acaba caindo naquele que é provavelmente o planeta mais mal- ajambrado do universo. O capiau, que aparentemente também tem algo contra o uso de sapatos, se liberta e acaba se unindo a um... palito... um palito alienígena senciente... e agora a... dupla... tenta escapar dali.
Eu já vi muito parceiro esquisito, mas esse palito roxo com cabeleira verde é hors concurs nesse quesito.

5- Bubble and Squeak


Um guri é convocado por um alienígena azul, recém- chagado à Terra via buraco negro após ganhar poderes por mascar chicletes, para salvar o planeta Grool do domínio de um felino alienígena que cortou o rabo de toda a população do planeta e os colocou para minerar mingau. Agora é contigo... arrume moedas, compre chiclete e liberte o planeta!

6- Marvel Land 


O Rei Toupeira (King Mole no original) sequestrou a princesa e agora o príncipe deve resgatá-la em um parque de diversões bastante bizarro, enfrentando ameaças como plantas carnívoras metidas a dominatrix sado- masoquistas.

7- Decap Atack 


Uma múmia cuja cabeça fica na barriga tenta reunir os pedaços de uma ilha em forma de esqueleto e derrotar o exército do mundo subterrâneo que a quer tomar do cientista louco criador do protagonista. Para isso, a múmia conta com a ajuda de uma caveira, arremessando-a contra tudo que se move pelo caminho, o que, levando em consideração que a cabeira tem consciência própria, não deve ser uma experiência lá muito agradável para ela.
Além do herói esquisito, os cenários das fases também são bem bizarros, tendo crânios crescendo em árvores como se fossem frutas e coisas do tipo.Por que o tal cientista maluco cria tais coisas é um caso a ser considerado... talvez seja apenas para ser indiscutivelmente reconhecido como um cientista louco.

8- Trampoline Terror


Os céus do planeta foram cobertos por plataformas voadoras formadas por trampolins e a rainha do planeta foi sequestrada por alienígenas. Agora o grande herói Trampoline Terror (que nome épico, não?) deve salvar o dia, ativando botões de auto-destruição em locais específicos das plataformas (colocados ali pelos próprios invasores sabe-se lá porque) enquanto pula de um trampolim para outro e enfrenta tartarugas com rodas.

9- Boogerman

Essa árvore sorridente é algo simplesmente perturbador
Um milionário excêntrico torna-se um herói nas horas vagas, usando seus poderes baseados em... catarro e gases... para resolver qualquer problema que apareça, inclusive resgatar a fonte de energia de uma invenção revolucionária levada apra a dimensão X- Crement (mas que péssimo trocadilho) por um vilão que perdeu a bunda ao tentar aprender um ataque de gases incandescentes. E isso, obviamente, a base de arrotos, peidos e tacar meleca em qualquer um que aparecer na sua frente.
E lembre-se! Vasos sanitários são a forma mais rápida de viajar de um lugar para outro.

10- Dynamite Headdy

Perturbador
Um jogo onde você controla uma bonequinho tipo fantoche que tenta evitar que um imperador marionete domine o mundo. "Dynamite Headdy" é daquele tipo de coisa que a primeira vista é engraçadinho, mas conforme você vai reparando melhor está cheia de detalhes sombrios e até sinistros: o primeira chefe, uma marionete-gato, tem seu corpo destruído ao perder o primeiro confronto e a partir daí passa o resto do jogo como uma cabeça decepada voadora, se conectando a corpos mecânicos para lutar de novo e de novo. 
E não para por aí...
Durante o jogo cenários caem ou são trocados, e os galpões onde o ato se desenrola fica à vista, dando um quê de filme hollywoodiano antigo a tudo. E ao retornar à cidadezinha destruída na abertura do jogo, você verá mulheres- marionetes chorando em desespero enquanto marionetes magricelas que aparentemente perderam a razão correm aos gritos de um lado para outro, enquanto um menino- marionete aparenta estar em estado de choque, se sacudindo de um lado para outro com o olhar estático. Ainda na cidade você encontra um dos poucos aliados do protagonista, uma boneco chamado Hangman, o qual parece realmente um enforcado pendendo de uma corda.
Ainda na abertura do jogo... preste atenção na cena logo após a destruição da cidade, quando Headdy é capturado. Ele e outros bonecos passam por uma avaliação antes de serem levados para as terras do imperador e aqueles reprovados são descartados dentro da caçamba de um veículo. Olhe a placa a esquerda... está escrito INCINERADOR! Headdy consegue se libertar e escapa, mas... e o fantoche que parece um palhacinho que foi descartado logo antes de Headdy? Ele  não aparece escapando junto com o herói de dentro da caçamba... aliás, ele nem aparece mais no resto do jogo...

E ficamos por aqui por hoje, pessoal. Esperamos não ter estragado a infância de ninguém e, bizarro ou não, bom jogo a todos!

0 Comments:

Postar um comentário