19 de out. de 2018

Field Combat


Por vezes um jogo tinha potencial para ser algo legal, tendo até algumas ideias boas, mas a execução acabou deixando muito a desejar, seja por qual razão for... falta de recursos, de tempo, de competência da equipe desenvolvedora, simplesmente porque as limitações tecnológicas da época não permitiam a concretização da ideia original ou mesmo um pouco disso tudo. Lançado originalmente para arcade e depois apenas para o Famicom pela Jaleco em 1985, "Field Combat" é um desses casos de um jogo que a realidade ficou aquém das ideias e conceitos que o originaram.

História e Roteiro


Em um futuro indeterminado (e bem genérico) dois exércitos, um usando a cor azul e o outro a cor vermelha, se enfrentam. O comandante do exército azul controla um veículo de guerra futurista capaz de disparar mísseis e capturar soldados inimigos com uma espécie de mistura de raio trator e raio hipnótico capaz de capturar soldados vermelhos, o Genesis 3 (que parece uma mistura de disco voador com radar) e lidera sua tropa na invasão do território ocupado pelo exército vermelho, que tem a seu dispor um tipo de veículo de guerra voador com uma espécie de grua ou guindaste, capaz de sequestrar soldados azuis.
Você comanda o exército azul e é isso.

 Gráficos

GET OVER HERE! ih, não... esse é outro jogo...
Gráficos fracos mesmo para a época... o sprite da Genesis 3 não é grande coisa mas é o que o jogo temd e melhor. As unidades auxiliares e inimigos (são iguais, só mudando a cor) tem um designe bem fraco, e o dos cenários é ainda mais pobre, parecendo algo do Atari 2600 em alguns momentos, em especial nos estágios 4 e 6.

Música e Efeitos Sonoros

Em termo de músicas, "Field Combat" também é fraco... as músicas são estridentes e repetitivas, tanto a música tema, que toca na tela de abertura, quanto a música da fase- a qual, acredite se quiser, é uma versão bem ruim e distorcida de "A Cavalgada das Valquírias" de Wagner! 
Efeitos sonoros não ficam atrás em termos de qualidade. O menos ruim é o raio de captura da Genesis 3, mas também não tem nada de realmente especial nele.

Controles e Jogabilidade

Controles bem truncados, com resposta não tão boa quanto se desejaria.  Fora isso a Genesis 3 é lenta, se arrastando feito uma lesma pelo campo de batalha!
Pelo menos os controles são bem simples: Um botão aciona o raio de captura, o outro dispara o míssil. Apertando os dois ao mesmo tempo, coloca-se em jogo alguma das unidades auxiliares, que vão desde soldados de infantaria até helicópteros e tanques.

Dificuldade



"Field Combat" não é um jogo fácil, mas pelos motivos errados... algumas das escolhas dos desenvolvedores visavam deixar o jogo mais desafiante, mas acabaram apenas sendo enervantes, como a unidade inimiga só ser capturada pelo raio da Genesis 3 se estiver no exato ponto final do raio de captura! se estiver na metade dele, por exemplo, não será capturada! A ideia de capturar unidades inimigas e trazê-las para seu lao foi legal, mas a execução... nem tanto...
Outro ponto do jogo que foi bem legal na teoria mas sofrível na execução foi a ideia de se poder convocar unidades extras, controladas pelo computador, para ajudar a Genesis 3 na batalha. O jogador conta com 5 unidades diferentes (soldiers/ soldados de infantaria; HEL-99A/ tanques; FL-880/ canhões móveis; Kieths/ infantaria mecanizada e Louis/ helicópteros- só não me pergunte porque os helicópteros e a infantaria mecanizada tem nomes de gente porque eu não faço a menor ideia) mas são quase inúteis... raramente acertam um tiro nas unidades do adversário, as quais em compensação tem uma mira bem superior. A unidade auxiliar mais útil são os helicópteros, pois podem proteger a Genesis 3 dos helicópteros inimigos, já que a Genesis 3 não pode acertá-los por conta própria- embora possa acertar a nave-gancho inimiga, que também voa... por que? Não faço ideia... isso não faz nenhum sentido, na verdade!
A Genesis 3 só aguenta um único tiro e mesmo um encostão de uma unidade inimiga vai fazê-la explodir! O jogador inicia com três vidas, podendo até ganhar vidas extras com a pontuação, mas não existem nem continues nem power- ups em "Field Combat".
Fora tudo isso, o jogo tem poucos estágios (apenas seis), e entra em looping após o sexto, tornando o jogo, que já não é grande coisa, repetitivo e cansativo de se jogar.

Comentário Final



"Field Combat" é um jogo que decepciona, em especial porque tem algumas ideias legais, com potencial, mas que não foram bem aproveitadas ou implementadas. O jogo, apesar de curioso, acaba sendo pouco atrativo e não muito divertido, devido a essa má execução de boas sacadas. Dificilmente alguém terá paciência ou vontade para jogar além do level 6, isto é, se conseguir chegar até lá.

NOTA: 4,0

0 Comments:

Postar um comentário