4 de out. de 2018

Divagações oldschool: Death Bringer, esse desconhecido...


AVISO DE SPOILER! ESSE POST TRAZ INFORMAÇÕES QUE PODEM VIR A COMPROMETER SUA DIVERSÃO EM "GOLDEN AXE" DO MEGA DRIVE
(O aviso está dado, segue o jogo!)

Se você perguntar a qualquer jogador veterano quem era o grande vilão do primeiro "Golden Axe", é quase certo que ouça como resposta "Death Adder". De fato o grandalhão de capacete de chifres descendente de gigantes malignos deve ter matado metade das pessoas do mundo sozinho, já que todo mundo parece ter tido pelo menos um parente morto por ele (e quem não tem provavelmente é o parente morto), e tudo mais, porém... na versão do Mega Drive, ao derrotá-lo e resgatar o casal real (com o rei devidamente pendurado de cabeça para baixo), o jogador,, que já havia até largado o controle e sorria com ar de missão cumprida, descobre agora que o vilão volta e meia entrava no castelo como se fosse consultar alguém.
Cumprindo um pedido dos monarcas (afinal, para que reis e rainhas servem além de serem resgatados ou pedir algo para aventureiros?), lá vai o personagem escolhido pelo jogador castelo adentro até se deparar com um uma versão pallete swap de Death Adder ostentando uma vistosíssima armadura rosa choque e ainda mais dura na queda- Death Bringer em carne (cinzenta), osso e chifres. Ao se derrotar a eminência parda (ou seria cinzenta?) por trás de Death Adder, aí sim se recupera o Golden Axe e se pode assistir o (levemente decepcionante) final do jogo.
Mas quem é esse cara, Death Bringer? É difícil dizer... até mesmo se ele é um personagem canônico ou não é discutíverl, pois ele não aparece em todoas as versões de "Golden Axe". Death Bringer está ausente da versão arcade, aparecendo apenas na versão do Mega Drive e de PC/ MS-DOS, abrindo margem para que seja considerado apenas um "bônus" para os jogadores, mas contrariando isso tem o texto do próprio rei no jogo, ao ser resgatado:

"I thank you for your courage. For you have rid us of the hideous Death Adder... But I have a feeling
that he might have been taking orders. Sometimes he did disappear into hat door! Will you go into battle for me, yet once more? "
(Traduzindo: "Eu agradeço por sua coragem. Você nos livrou do odioso Death Adder... mas tenho a sensação de que ele estava recebendo ordens de alguém, já que ocasionalmente ele desaparecia por aquela porta. Você lutaria mais uma vez por mim?")

Se fosse só um "bônus', uma fase- bônus apenas para o jogador ter mais uns 15 minutos de jogatina e diversão, não teria um texto desses no jogo! Você só vê o final do jogo após derrotar Death Bringer, no fim das contas!
Como ele não aparece em todas as versões, acho que a única forma possível de responder a questão é descobrir qual versão do jogo é a "oficial', nas palavras dos criadores de "Golden Axe". Se for a do arcade, Death Bringer não é canônico, e deve ser encarado apenas como um brinde para aqueles que gastaram seu rico dinheirinho (ou o de seus pais, mais provavelmente) comprando o cartucho ou disquetes do jogo. Se fora a do Mega Drive, então, Death Ader era apenas um testa de ferro, servindo de figura de proa para alguém ainda mais perigoso, mas talvez preguiçoso demais para levantar a bunda do trono e comandar a conquista pessoalmente. 
Ou talvez o cara estivesse com vergonha de sair por aí com uma armadura rosa choque... acho essa uma explicação bem plausível. Se bem que ele poderia ter providenciado outra... o sujeito tem um exército enorme e uma penca de territórios conquistados e não tem recursos para uma armadura nova? Meio estranho, não?
Enfim... não faço ideia de qual das várias versões de "Golden Axe" é "a" oficial, mas sei que Death Bringer é um saco para ser derrotado, em especial porque ele consegue usar as mesmas magias que os heróis e está acompanhado por um par de guarda-costas imortais (no caso do Mega Drive, duas daquelas caveiras desgraçadas de chatas). Sério... vá ser chato assim no raio que o parta! Eu consigo vencê-lo apenas com o anão, que é o personagem com o qual jogo melhor. Com os outros dois heróis, limparam o chão comigo...
Ah, os 16 bits... tem coisa que só os 16 bits fazem por você...

0 Comments:

Postar um comentário