27 de dez. de 2018

Dynamite Headdy


Alguns jogos são feitos com tanto capricho e competência que conseguem marcar sua presença e insuflar um sopro de originalidade mesmo em um gênero supersaturado e com títulos a exaustão, como foi o caso dos jogos plataforma em meados dos anos 90. 
Lançado em 1994 pelo estúdio Treasure para o Mega Drive e transbordando originalidade, "Dynamite Headdy" é um notável- e divertido- caso desses.

História e Roteiro


"Dynamite Headdy" é um daqueles casos de uma história a primeira vista habitual, mas que surpreende por alguns elementos meio dissonantes ou até esquisitos na mistura. O enredo de "Dynamitte Headdy"a primeira vista é bem simples, uma fábula fantasiosa e colorida onde um rei fantoche pretende dominar o mundo das marionetes e a única chance de salvação para todos está nas mãos (ou seria na cabeça?) de um heroico bonequinho chamado Headdy.
Aí a coisa começa a ficar um pouco mais sombria... o rei marionete se chama Dark Demon (bem pesado para o clima  aparentemente engraçadinho do jogo) e logo no início Headdy é derrotado e vê sua vila ser destruída e incendiada. Além de ter falhado em proteger seu lar, Headdy ainda é capturado por um dos androides de Dark Demon.
Após conseguir escapar  e liderar a fuga de um grupo de prisioneiros, Headdy agora vai em busca da forra, tentando jogar por terra os planos do rei fantoche metido a conquistador de uma vez por todas.
O grande lance de "Dynamite Headdy" é que nunca fica bem claro se é de fato uma aventura de verdade ou um show de marionetes apresentado a um público, sendo na verdade tudo encenação... as fases se parecem com um palco, com cenários sendo montados ou trocados na hora (ou mesmo caindo), ou então se parecem com aqueles grandes galpões dos estúdios de cinema hollywoodianos de antigamente, com contra-regras e ajudantes estendendo o tapete naquele exato momento- em um determinado momento aparece até uma orquestra tocando ao vivo a música da luta contra um dos chefes de fase!
E preste atenção na tela de "Game Over"! Tem um cartaz meio rasgado na parede onde as quatro primeiras fases do jogo são listadas como os atos de uma peça teatral!
Por outro lado a destruição parece bem real, o próprio cenário estando remendado em alguns pontos e chegando a se partir em pedaços, com ajudantes caindo junto dos destroços e fragmentos ou ficando emaranhados em cabos. Fica de fato difícil dizer se tudo é real ou não- o que é, aliás, um dos charmes do jogo!

Gráficos


"Dynamite Headdy" é um daqueles jogos que é um prazer para os olhos! Os gráficos são muito bons. Os personagens, em especial o herói Headdy, são bem desenhados e bem animados. Os movimentos de Headdy são fluidos, divertidos de se ver, e o bonequinho salvador faz várias caras e bocas engraçadas dependendo da situação.
Os cenários são demais! Criativos, coloridos, variados e cheios de detalhes- e quando digo cheio de detalhes, é cheio de detalhes mesmo! Tem momentos que dá vontade de diminuir o ritmo e ir bem devagar para ficar caçando detalhes divertidos, curiosos ou mesmo estranhos pelo - e tem alguns são bem estranhos mesmo! Essa mistura de lúdico e bizarro é outra marca do título, com algumas coisas bem tétricas misturadas no visual de livro infantil de "Dynamite Headdy", como por exemplo um trecho em uma fase onde você deve arremessar uns bonequinhos redondos contra uma haste pontuda e empalá-los para fazer uma plataforma e conseguir passar! Os bonequinhos literalmente morrem, sua cor passando de um amarelo festivo para um azul mortiço quando espetados, após agonizar por um breve momento.
Sim, isso acontece no jogo. Não estou de brincadeira. E tem muita coisa perturbadora e sombria espalhada pelos cenários, basta prestar atenção. Tem até a insinuação de que alguns fantoches foram mandados para um incinerador e queimados vivos!
Como assim? Fique de olho no que rola logo após a destruição da cidade... Headdy e outros dos moradores capturados são avaliados pelos soldadinhos de Dark Demon e aqueles reprovados são jogados dentro da caçamba de um veículo. Na placa da esquerda ê-se com todas as letras "Incinerador". Headdy destrói o compartimento e escapa junto com um punhado de marionetes que parecem formiguinhas, mas... e aquele boneco que parecia um palhacinho e que foi avaliado um pouco antes de Headdy? Ele foi reprovado e caiu pelo alçapão mas não estava dentre os bonecos que escapam com o herói...
Que sinistro... 

Música e Efeitos Sonoros


A trilha sonora do jogo é ótima e variada, com várias faixas diferentes. As músicas das fases são divertidas, com um tom alegre e circense, enquanto a música da fase bônus (uma espécie de jogo de basquete) é mais agitada e as músicas dos chefes de fase tem um tom mais dramático, mais profundo. 
Os efeitos sonoros também são muito bons e deixam a correria do jogo ainda mais animada, em especial os diferentes barulhos das cabeçadas de Headdy contra os vários objetos do cenário e inimigos.

Controles e Jogabilidade


Os controles são fáceis, descomplicados, e a jogabilidade é boa e responsiva, mesmo com um escorregão aqui e ali. O personagem principal é ágil e veloz, com saltos longos e mais precisos que a média. Seu único senão é que as vezes é preciso um pouco de cuidado e atenção para Headdy não aterrissar fora do ponto desejado ou algo parecido, por ele ser tão ágil. Nada que um pouco de treino e prática não resolva.

Dificuldade

"Dynamite Headdy" é um jogo com desafio na medida certa para ser divertido e não frustrante. As fases variam, algumas mais fáceis, outras (como a "Stair Wars") são mais difíceis, mas o aumento da curva de dificuldade é bem calculado. Os chefes são desafiantes, mas não são impeditivos- e isso vale mesmo para os mais enjoados, como a forma de bailarina do boneco d emadeira.
Um detalhe muito legal das fases são os vários segredos escondidos, os "Secret Points", que estimulam a experimentação e a exploração, fazendo você ter vontade de jogar a fase de novo para procurar por todos.
Os "Secret Points", aliás, são bem variados. Alguns são ganhos ao se derrotar algum inimigo específico, outros por se cumprir uma tarefa ou ainda por realizar algum determinado feito. Muito legal mesmo!
Outra das grandes atrações di jogo são as diferentes cabeças (quinze no total) que Headdy pode encontrar e usar. A maioria são armas, como uma cabeça em forma de martelo que golpeia muito forte ou uma com aspirador capaz de sugar itens e inimigos sem distinção. Existem umas poucas diferenciadas, como aquela necessária para acessar a fase bônus e uma para recuperar energia através de uma soneca. Cuidado que existe uma que só atrapalha, sendo enorme e pesada e limitando os movimentos do herói de brinquedo.
O jogo também conta com power ups espalhados pelas fases (jujubas para recuperar energia e miniaturas do Headdy para ganhar vidas extras) mas são bem poucos. Fique de olho por que as vezes eles podem passar batidos.
Enfim... "Dynamite Headdy" pode até te fazer xingar em alguns momentos, mas a vontade que se ten é de tentar de novo e não de jogar o controle contra a tela da TV.

Comentário Final


"Dynamite Headdy" é um jogo divertido e criativo de sobra para se destacar entre as dúzias de jogos plataforma de 16 bits. Sua combinação de um visual geral lúdico com alguns tons mais esquisitos e sombrios, aliado a fases de design competente e aos gráficos e jogabilidade de qualidade tornam o título ainda mais interessante e aprazível. 
Recomendado em especial para os fãs de jogos plataforma, mas com potencial para agradar todos os gamers.

NOTA: 8,5

P.S: Existem algumas diferenças estéticas entre a versão japonesa e a norte-americana, como por exemplo o gato (primeiro chefe do jogo) ser marrom na versão americana e azulado na versão japonesa. As duas versões do jogo estão disponíveis no pacotão Sega disponível na loja Steam.

0 Comments:

Postar um comentário