12 de dez. de 2018

Bank Panic


Volta e meia se esbarra com um jogo que não prometia nada e acaba surpreendendo. Lançado para o público europeu do Master System em 1987 pela Sega, "Bank Panic" é um desses casos, com uma premissa pouco empolgante ou animadora, mas acaba divertindo mais do que se podia esperar.

História e Roteiro


Enredo simples para um jogo simples: É um típico dia em um típico banco do velho oeste norte- americano. Clientes vem depositar seu dinheiro. Bandidos tentam assaltá-lo. Bombas são plantadas em suas portas. 
O xerife da cidade, um típico cowboy honrado e corajoso de chapéu dourado, deve proteger o banco até o fim do expediente, quando toda a população da cidade se reúne em frente ao banco para comemorar tal acontecimento sacudindo os braços aleatoriamente.
Com certeza uma cena bem comum por aquelas bandas.

Gráficos


Os gráficos são bem legais. O cenário é simples e sempre o mesmo, mas os sprites dos personagens são grandes. bem desenhados e divertidos, com um traço cartunesco e bem-humorado e um visual que lembra tanto filmes de bang bang antigos quanto desenhos animados ou quadrinhos ambientados no velho oeste.

Música e Efeitos Sonoros


O jogo tem poucas músicas, e de qualidade mediana. A música que toca em todos os rounds lembra algo tocado no piano de um saloon, mas rapidamente se torna repetitiva.
Os efeitos sonoros são um pouco acima da média, merecendo destaque o som das armas atirando, bem razoável para um jogo de 8 bits.

Controles e Jogabilidade

O jogo inteiro se passa dentro de banco do velho oeste americano, o qual é um edifício aparentemente circular com doze portas e aparentemente apenas um ou dois caixas para atender os clientes- uma representação bastante fiel de como eram os bancos dali naquela época, acredito eu... pelo menos a parte de ter poucos caixas atendendo é perfeitamente realista até os dias de hoje!
Para circular pelo banco usa-se os direcionais para esquerda ou direita, sempre tendo três portas numeradas a sua frente. Para atirar usa-se três botões: o direcional para cima atira na porta da esquerda e os botões 1 e 2 nas portas da direita e do centro, respectivamente.
Demora-se um pouco para pegar o jeito, volta e meia se atirando na porta errada ou acertando um cliente por engano ( que reage furiosa e comicamente, gesticulando freneticamente todo chamuscado) e a única forma de evitar isso é treinar até pegar o jeito e reagir automaticamente. 
Pelo menos os comandos respondem com perfeição, o que facilita o trabalho.

Dificuldade


Não é nada difícil aprender a jogar "Bank Panic", mas para dominar o jogo é preciso bastante treino, até porque em cada nova fase a dificuldade aumenta consideravelmente, com as portas abrindo mais rápido e mais bandidos aparecendo.
Preste atenção em umas barras que parecem acima do número de cada porta. Elas mostram quando tem alguém em frente a porta, prestes a abri-la.
Quando uma porta se abre, pode aparecer qualquer uma das seguintes possibilidades:

A) Cliente: Pode ser um homem ou uma mulher. Eles depositam um saco de dinheiro e vão embora. é preciso recolher pelo menos um saco de grana em cada uma das doze portas antes de passar para o round seguinte.
E tome cuidado para nunca atirar equivocadamente em um cliente! Você perderá uma vida!
Mas até que é engraçado...
B) Cliente amarrado: Atire na corda e ele depositará três sacos de dinheiro. Demore e um bandido aparecerá.
C) Cliente rendido: Quando o cliente estiver com cara de assustado e as mãos para o alto, aguarde. Logo um bandido tomará seu lugar.
D) Garoto do Chapéu: Um fã mirim do cowboy herói do jogo, que carrega uma pilha de três ou mais chapéus para o herói demostrar seu talento no gatilho acertando-os no tempo certo. Faça isso e ganhe ou um saco de dinheiro ou tempo extra.
E) Bandidos mascarados: Eles querem roubar o banco e não vão hesitar em atirar no bravo xerife. Se você atirar neles antes deles sacarem a arma, será considerado "unfair" (injusto) e você ganhará apenas 100 pontos. Deixe o gatuno sacar a arma e assim ganhe uma pontuação bem maior.
ATENÇÃO! O bandido de botas brancas é o chefe do bando e precisa de DOIS tiros para ser eliminado.

Lembre-se! Pontos são importantes porque são a única forma de ganhar vidas nesse jogo.

Um outro detalhe importante é que volta e meia aparecerá uma bomba presa à alguma das portas. Se você não atirar nela, ela explodirá e perde-se uma vida. Pode parecer esquisito atirar em uma bomba para evitar que ela exploda, mas como é um jogo de faroeste, parto do pressuposto que o cowboy de branco atirou no pavio e o apagou.
O grande problema do jogo não é sua dificuldade e sim ser absurdamente repetitivo. Todas as fases são absolutamente a mesma coisa! Lá pelo Round 8 ou 9, já se está farto de tudo isso.

Comentário Final


"Bank Panic" é um joguinho casual legal, que diverte por um tempo até se tornar enjoativo devido a mesmice e repetitividade de suas fases. É o tipo de jogo para se jogar de vez em quando, sem compromisso.

NOTA: 5,5

2 comentários: