28 de dez. de 2018

10 Jogos oldschool de inspiração cristã

O crescimento dos videogames nos anos 80 e 90 tornou-os uma das mídias com maior alcance junto aos jovens e crianças. Não tardou para grupos religiosos perceberem o potencial que os videogames tinham para o proselitismo religioso e, mesmo os fanáticos nunca deixando de dizer que videogame é coisa do capeta, uma quantidade considerável de jogos inspirados na Bíblia e nas figuras da tradição judaico-cristã nela presentes foram desenvolvidos com o objetivo de divulgar a fé cristã, levando as mensagens dos Evangelhos e do Velho Testamento para a molecada que não conseguia tirar os olhos da TV e o controle das mãos. 
Nós do OSD separamos dez desses jogos de inspiração cristã na lista abaixo e assim você finalmente poder mandar um link nosso para o grupo de whatsapp da família sem desagradar ninguém!

1- Noah's Ark (NES)


Lançado pela Konami (sim, aquela Konami) em 1992 apenas na Europa, "Noah's Ark" é provavelmente o mais divertido jogo de videogame de inspiração bíblica (e,até onde eu sei, o único licenciado). No jogo controla-se Noé enquanto ele tenta resgatar os animais para levá-los para a arca antes do dilúvio, em um jogo de plataforma onde patos conferem poderes especiais e a água está permanentemente subindo, o que é um desafio e tanto para a jogabilidade. Além de correr contra o tempo, em cada fase Noé deve derrotar um tampão de ralo gigante antes de poder colocar um casal de bichinhos a mais na segurança de sua arca.
Realmente não lembro desse trecho da tampa de ralo gigante no Genesis, mas também não sou teólogo...

2- Spiritual Warfare (NES/ Mega Drive)



A versão escola dominical de "The Legend of Zelda", "Spiritual Warfare" é um action RPG onde um jovem devoto deve livrar sua cidade de um exército de demônios aparentemente liderados por Satã em pessoa, enquanto converte todos os seus habitantes ao Cristianismo. Como ele converte as pessoas? Obviamente arremessando frutas, como uvas e bananas, neles, e usando um trecho de Galatas, onde se fala do Fruto do Espírito, como justificativa para sair tacando fruta nos outros.
Não... não tem goiaba no jogo, seu engraçadinho...
"Spiritual Warfare" é provavelmente o melhor jogo do estúdio Wisdow Tree, especializado em games cristãos, mas pode causar desconforto em pessoas de posicionamentos mais liberais, já que indivíduos que, a priori, não são bandidos nem estão fazendo nada de errado, como um hare krishna que aparece no jogo, são tratados como uma ameaça ou antagonista apenas por pensarem diferente do herói, devendo ser convertidos por ele, o que pode ser visto como intolerância religiosa.

3- King Jame's Bible (Game Boy)


Uma versão da completa da Bíblia do Rei Jaime (também conhecida como Bíblia do Rei Tiago, ou ainda Versão Autorizada do Rei Jaime, que tem esse nome por ter sido uma tradução da Bíblia, feita de acordo com os posicionamentos e demandas da Igreja Anglicana, encomendada pelo Rei James I da Inglaterra no início do século XVII) em um cartucho para Game Boy, com o recurso de buscar palavras ou trechos e assim se ir direto ao pedaço que se quer ler.
Apesar de ser prioritariamente um instrumento de estudo e leitura, existem também três mini-jogos presentes no cartucho ("Bible Wordmatch", um jogo de memória baseado texto bíblico; "Bible Sheperd", uma versão do popular jogo da forca, mas onde ovelhas fogem no lugar do bonequinho ir sendo desenhado e "Joshua: The Lost Leves", um jogo de ação onde se deve desviar de obstáculos até chegar ao fim da fase), todos bem simples. 
Atualmente é considerado um cartucho raro e bem valioso para colecionadores.

4- Bible Buffet (NES)



Um family game/ party game que mistura jogo de tabuleiro com quiz de tema bíblico. Pode ser jogado contra o computador ou contra outros jogadores, devendo a cada turno o jogador da vez rodar a roleta e andar o número de casas correspondente- ou perder a vez, caso dê azar! O jogo ideal para jogar no aniversário de alguém da galera do grupo jovem da igreja.

5- Bible Adventures (NES/Mega Drive)


 Quando a desenvolvedora de jogos de NES  não licenciados Color Dreams optou por seguir a linha de jogos cristãos e mudou seu nome para Wisdow Tree, "Bible Adventures" foi seu primeiro lançamento, em 1991. Apesar de imensamente criticado (frequentemente é citado em listas de piores jogos já feitos) e de nunca ter sido comercializado em lojas de jogos comuns (o cartucho era vendido apenas em lojas de lojas e livrarias especializadas em produtos cristãos e gospel) o jogo vendeu cerca de 350 mil cópias e foi decisivo para a continuidade da Wisdow Tree na seara de jogos cristãos.
"Bible Adventures" consiste em três jogos no mesmo cartucho: "Noah's Ark", onde Nóe deve coletar animais e comida para sua arca, em um estilo que lembra "Super Mario Bros USA" (e que idoso forte era Noé... carregava meia dúzia de bichos de uma vez só); "Baby Moses", onde o jogador controla a irmã de Moisés, Miriam, enquanto ela foge dos homens do faraó e tenta salvar a vida de seu irmão, ameaçada pelo decreto real que ordena a morte de todas os meninos judeus recém-nascidos (e para salvá-lo Miriam pode inclusive arremessar o bebê Moisés longe feito uma bola de basquete) e "David and Goliath", um jogo de aventura baseado na passagem sobre a luta de David contra o campeão filisteu Golias.

6- Exodus: Journey to the Promissed Land (NES/ Mega Drive/ Game Boy/ PC)


Nesse jogo da Wisdow Tree se controla Moisés enquanto ele guia os hebreus até a Terra Prometida. "Exodus: Journey to the Promissed Land" é na verdade o antigo título "Boulder Dash" da Color Dreams, mas refeito com novos gráficos e um novo enredo, baseado no livro bíblico do Êxodo.
O jogo teve uma sequência, "Joshua & the Battle of Jericho", lançado para NES, Mega Drive, PC e Game Boy, inspirado na passagem da tomada da cidade de Jericó e da destruição de suas muralhas.

7- Super Noah Ark (SNES/ PC)


Um FPS (First Person Shooter) com mecânica e visual vagamente semelhantes a "Wolfestein 3D", porém estrelando um Noé armado de estilingue atirando comida com sonífero em bodes e avestruzes- outro trecho que não consigo lembrar das Escrituras, mas, como já disse antes, não sou teólogo e posso estar enganado. 
Uma curiosidade é que "Super Noah's Ark" foi o único cartucho não licenciado de SNES lançado no ocidente. E Noé parece ser a figura bíblica mais presente em jogos de videogame! No mais... fico imaginando quem foi o louco que fez o projeto do interior da arca para o Noé, que lembra qualquer coisa menos um barco! E tome cuidado com Ernie, o elefante!
Aliás...será que já existia um nome tão nerd norte- americano como "Ernie" no Oriente Próximo dos tempos bíblicos? Fico na dúvida...

8- King of Kings: The Early Years (NES)



Mais um cartucho da Wisdow Tree com três jogos pelo preço de um- dessa vez todos inspirados por episódios da infância de Jesus Cristo. No primeiro jogo, "The Wise Men", você controla os Reis Magos tentando chegar ao ponto idicado pela Estrela de Belém montados em camelos que cospem algo que eu não sei dizer o que é (veneno? Ácido? Napalm?), mas que é mortal a qualquer um que se atreva a ficar no caminho de Gaspar, Baltazar e Melquior enquanto eles tentam coletar ouro, incenso e mirra pelo caminho, além de pergaminhos que trazem perguntas sobre o texto bíblico para serem respondidas pelo jogador.
O segundo, "Flight to Egypt", é baseado no episódio da fuga de Maria, José e do Menino Jesus para o Egito para escapar do Rei Herodes. É bem parecido com o primeiro jogo, com a diferença que agora se monta um burrico que dá coice nos inimigos.
O terceiro jogo, "Jesus and the Temple", é inspirado no episódio dos doutores do templo, e, como jogo, também é parecido com os outros dois, mas agora se controla José, correndo em direção ao templo.

9- Sunday Funday: The Ride (NES)


Mais um jogo antigo da Color Dreams recapeado pela Wisdom Tree com temática cristã. "Sunday Funday: The Ride" não é nada mais do que uma versão modificada do jogo de skate "Menace Beach", mas agora o jovem skatista deve tentar chegar até a escola dominical  sem se atrasar e não mais salvar a namorada- aliás, a namorada escassamente vestida que aparecia nas cut scenes entre as fases foi substituída por uma bem comportada professora de religião. 
Uma curiosidade é que "Sunday Funday: The Ride" é mais conhecido por ter sido o último cartucho de NES lançado do que por suas qualidades como jogo. Definitivamente o NES passou longe de fechar seu tempo de atividade com chave de ouro...

10- Captain Bible in the Dome of Darkness (PC)


Um jogo de "edutainment" que misturou estudo bíblico, aventura e bastante non sense. A premissa é no mínimo curiosa: Uma cidade é recoberta por um domo escuro por obra dos robôs conhecidos como Cybers  (criados pela ciência e a ciência é má). A organização benévola conhecida apenas como Bible Corps consegue apenas abrir uma pequena abertura no domo e decide tentar destruí-lo por dentro. A organização manda seu melhor agente, o Captain Bible do título (Capitão Bíblia, em tradução livre), ir ao interior do domo e derrotar os Cybers. Captain Bible chega até a cidade em sua nave (mas uma nave não é um produto da ciência e a ciência não é má?), vestido como uma mistura de cavaleiro medieval e herói de ficção científica dos anos 50 e munido de sua Bíblia computadorizada (mas computadores não foram criados pela mesma ciência que criou os robôs?), sofrendo, entretanto, um percalço: ao penetrar no domo, todos os versos de sua Bíblia computadorizada foram apagados!
Agora Captain Bible deve alcançar as Scriptures stations teleportadas (aparelhos de teletransporte não são fruto da ciência também?) para dentro da cidade cercada pela Bible Corps e aos poucos restaurar os versos bíblicos, os quais são uma das duas maneiras de enfrentar os Cybers- a segunda é sentar o braço nos andróides, com a ajuda da Espada do Espírito e do Escudo da Fé, caso essa opção tenha sido habilidade no menu inicial  (possivelmente uma medida para agradar pais que não quisessem nenhum grama de violência no jogo).
"Captain Bible" até que é um jogo interessante, conta com gráficos melhores que a média e, embora o foco seja  apreensão e memorização das passagens bíblicas, não deixaram de colocar alguns elementos de ação e aventura na mistura, deixando as coisas mais agitadas para os jogadores. Realmente um jogo diferente e curioso!

Menção Honrosa> "Adam & Eve", no cartucho "Caltron 6 in 1" (NES)


Um dos 6 jogos presentes no cartucho não licenciado "Caltron 6 in 1", "Adam & Eve" é apenas um clone pobre do clássico "Balloon Fight" do NES. Apesar do nome, o jogo não tem praticamente nada em comum com as figuras bíblicas de Adão e Eva ou com as passagens do texto onde eles aparecem.
E a serpente mais parece um bichinho de maçã...

Ficamos por aqui com a lista, pessoal. Bom jogo a todos. Gostaríamos também de lembrar que em momento algum tivemos a intenção de ofender a fé de alguém, nem o Cristianismo ou qualquer uma de suas denominações ou congregações. Apenas tentamos sempre manter nos textos do blog um pouco de bom humor. Somente isso.
Quanto a muitos desses jogos serem ruins... aí não é culpa nossa e nada podemos fazer a respeito...

0 Comments:

Postar um comentário