4 de nov. de 2019

Divagações Oldschool: Memories... (ou "Eu, os animes, mangás, eventos e tudo mais") (4)



(PARTE IV- E FINAL)

Anime Center começa, se não me engano ainda em 2001 com uma exibição em um prédio do centro da cidade, passando pouco depois para o nono andar da UERJ. Em 2001 eu fui pela primeira vez em um Anime Rio, no Largo do Machado e lá pela primeira vez eu vejo um concurso de cosplay. Pequeno, nada parecido com a “profissionalização” de cosplayers que se por aí hoje. O evento foi razoável, mas na época eu não sabia que seria mais ou menos o momento em que os eventos começariam a mudar e eu mesmo, gradativamente, me afastar... 

Os fãs estavam mudando, nomes até então familiares como o da ABRADEMI começam a ser deixados de lado, aliás uma grande injustiça com esse grupo de pioneiros. Uma das coisas que mais me chateia em termos de eventos de anime foi não ter conseguido ir aos eventos organizados por eles lá em São Paulo. O espírito da ABRADEMI é mais ou menos o que eu gostava e achava ideal para o mundo anime/mangá. O pessoal da ABRADEMI merecia mais reconhecimento.

Freqüentei regularmente alguns eventos, em especial o da UERJ, mas já sem a mesma empolgação e entusiasmo de antes. Mais títulos de magá eram lançados, sendo que eu comecei a colecionar “Dr. Slump” de Akira Toriyama, publicado pela Conrad. O mangá durou dois anos e foi cancelado pela editora, em mais uma demonstração do quanto o respeito aos fãs ainda não é a regra da maioria das editoras. Mandei alguns e-mails para a Conrad, mais nunca recebi uma resposta. Outros fãs me disseram que a “resposta oficial” da Conrad é que estariam estudando uma forma melhor ou mais adequada de publicar “Dr. Slump” e depois disso nada, nem mais uma palavra da editora. De tanto estudarem os caras já devem ser até PhD...*

Em 2003 fiz meu último ato (nossa...que dramático) relevante no mundo anime/mangá: Fui (junto com a menina a quem namorava na época) à primeira edição do “Anime Friends” em São Paulo, em uma escola que não lembro mais o nome.

O melhor do evento foi sem dúvida o show de J-Rock com os cantores das trilhas sonoras originais de “Jaspion”, “Dragon Ball Z” e correlatos. A parte dos fanzines estava legal também. O concurso de cosplay foi o maior que eu tinha visto até então, assim como a quantidade de cosplayers andando de um lado para o outro. Minha namorada tirou dúzias de fotos e fez vários planos para seus próprios cosplays também. Eu nunca liguei para cosplay, então...

Depois disso ainda fui a uns eventos na UERJ (teve um que choveu à beça e estragou o dia) e na terceira edição do Anime Rio. A exibição de desenhos no primeiro dia foi minúscula, comparada ao que eu estava acostumado (embora tenham passado material bom como “Dot. Hack” e “Wolf´s Rain”). No segundo dia fui com a namorada e apenas assistimos um péssimo concurso de cosplay, e fomos embora. 

Partir daí por uma variada gama de motivos fui me afastando dos eventos. Mesmo dos animês estou afastado a alguns anos. Acreditem, eu ainda não assisti nem um episódio de “Naruto”! **

O maior vínculo que ainda tenho conseguido manter é ler mangás, os quais tem chegado em uma quantidade tão grande, mas, infelizmente com pouca coisa dos aos 80 e 90 sedo pulicados... eu realmente gostaria de ver "City Hunter" lançado por aqui. O último que eu estava colecionando era “Shin-Chan”, que saía pela Panini e foi cancelado no número 12. Eu não dou sorte comprando mangás mesmo...***

É, acho que é mais ou menos isso...Uma boa dose de lembranças, uma dose não muito menor de nostalgia e algumas opiniões pessoais combinadas para tentar dar uma idéia da trajetória dos mangás e animês sob o olhar de um fã. Foi isso que eu tentei fazer aqui. 

Não tenho pretensões de me passar por um expert em mangás e animes, inclusive peço ao pessoal que sabe mais do que eu que perdoe qualquer eventual equívoco aqui cometido. Esse texto foi baseado nas minhas lembranças, então é certo que possa haver pequenos e grandes deslizes cometidos tanto por desconhecimento quanto por uma pequena “traição” da memória. Como falei, não sou nenhum expert.... Sou apenas um fã- ou já fui?

Enfim... Um fã que ainda  gosta de animes e mangás, mas que não consegue esconder que preferia que as coisas tivessem mudado menos e ainda estivessem mais de acordo com suas lembranças.

Obrigado por lerem até aqui!

P.S: O nome que dei ao texto é uma pequena brincadeira e homenagem a uma das produção que considero como uma grade obras-prima dentro dos animes: “Memories”, de Katsuhiro Otomo.

P.S 2: Originalmente postado em 17 de agosto de 2006, no blog Dotaku.

* Lembre-se que isso foi escrito a mais de dez anos atrás. Hoje em dia a Conrad nem existe mais, mas "Dr.Slump" voltou a ser publicado de novo,por outra editora.

** Alguns anos depois assisti, quando um cohecido me emprestou um DVD com a primeira temporada de "Naruto". Assisti uns quatro episódios ou cinco e deixei de lado.

*** Isso em 2006... já acompanhei mais coisas depois disso, como o relançameto de "Yu Yu Hakusho".

0 Comments:

Postar um comentário