26 de mai. de 2018

Divagações Oldschool- o mapa de "Alex Kidd in Miracle World"



Sempre achei muito legal como o mapa do jogo se encaixa certinho na jornada do Alex Kidd e na sucessão das fases. Segundo o manual Alex estava a alguns anos treinando artes marciais no Mount Eternal/ Monte Eterno quando um desconhecido moribundo lhe entrega um mapa e um medalhão. Alex decide então ir visitar seu pai espiritual, o homem santo Nurari em sua ilha e conseguir algumas respostas.



O jogo inicia aí... No início da 1o fase Alex está no alto do Mount Eternal e a descida toma boa parte desse estágio. Ao chegar ao sopé do monte, Alex mergulha em um rio. Preste atenção na figura 1 no mapa... é o Mount Eternal, e olhe em seu canto esquerdo. Um rio! É exatamente ali que Alex desceu.
Alex segue o curso do rio até sair na margem perto de uma loja. A partir daí ele deve seguir um descampado (a pé ou de moto, dependendo da escolha e das finanças do jogador) até a margem do Lake Fathom/  Lago profundo, onde tem que encarar um dos tenentes do Janken, the Great (Janken, O Grande). Vencido o desafio, Alex deve nadar até chegar a ilha onde Nurari mora, sendo essa a fase ( a fase da água com os polvos pousados sobre vasos no leito do lago). Alex chega as margens da ilha e sobe para terra firme, sendo o número 3 do mapa.
Após encontrar o homem santo Nurari, Alex, já sabedor da verdade sobre seu passado, recebe um peticopter/ peticóptero de Nurari para consegue cruzar a outra porção do lago. É a fase do helicopterozinho, que pode acabar virando mais uma "fase de água" se o jogador chocar a hélice contra uma pedra. Nadando ou voando Alex chega a outra margem do lago, uma vila (o número 4 do mapa).
Na vila de Namui, Alex salva o lugar de uma ameaça e recebe as boas vindas e mais um punhado de informação do ancião da vila e parte. 
Se você olha no mapa verá que a vila de Namui fica a sombra de uma cordilheira de altas montanhas. Seja devido ao tempo que levaria para transpô-las, seja porque isso é simplesmente impossível, Alex precisachegar ao outro lado atravessando um túnel no Mount Kave/ Monte Kave (o número 5 do mapa) que o leva até Blackwoods/ Bosque Negro (o número 7), e depois as arenosas terras baixas de Bingoo/ Bingoo Lowland, e por aí vai...
Tudo se ligando de forma perfeita, bem diferente da bagunça que é o mapa de "Golden Axe", por exemplo- não entendam mal... adoro "Golden Axe" mas o mapa que mostra o avanço dos heróis é bem esquisito mesmo. O cuidado da equipe de desenvolvedores e artistas com os detalhes no jogo foi louvável e é uma das muitas coisas que torna "Alex Kidd in Miracle World" um dos meus jogos favoritos do Master System.


0 Comments:

Postar um comentário