21 de mai. de 2018

10 jogos mais bizarros e tétricos do Master System

Já que o post anterior agradou tanto, vamos continuar na mesma onda e trazer agora uma lista com jogos do outro videogame de 8 bits que conquistou os corações dos brasileiros: o Master System.
Então... para começo de conversa a biblioteca de títulos do Master é muito menor que a do NES e em geral os jogos do Master seguiam um padrão mais clássico, com muito menos experimentalismo e surrealidade. Enquanto no NES tivemos jogos inteiramente absurdos (no bom sentido) como "Zombie Nation" e "Princess Tomato in the Salad Kingdom", em geral o que encontramos no Master são jogos mais "padrão" com um ou outro detalhe mais surreal ou estranho- Obviamente isso tem suas exceções...

P.S: Assim como no NES não incluímos jogos não licenciados, como aqueles produzidos na Córeia do Sul na primeira metade dos anos 90. Também não incluímos alguns jogos que poderiam estar na lista, como "Eccho the Dolphin: The Tides of Time" mas que são prioritariamente títulos do Mega Drive que receberam um port para o Master System.

10- Basketball Nightmare



Na véspera de um jogo de basquete importante, um rapaz tem um pesadelo onde ele (e uma equipe composta inteiramente por cópias suas... perturbador...) deve enfrentar meia dúzia de times formados por monstros ou criaturas folclóricas, como lobisomens ou kappas, em quadras de basquete localizadas em locais de escolha um tanto quanto questionável como no meio de uma floresta ou em um cemitério.

Lobisomens com a bola agora. Será eles que torcem para o Minnesota Timberwolves?

9- Aztec Adventure



Um divertido jogo de aventura onde você transforma inimigos em aliados subornando-os com dinheiro. Trazer alguém para seu lado convencendo-os de suas boas intenções e da justiça de sua causa? Não... com muito dinheiro. Sacos de dinheiro, arremessados sem nenhum pudor ou discrição. E aí veja seu antigo-inimigo-transformado-em-aliado começar a matar aqueles que até momentos atrás lutavam ao lado dele. Não existe lealdade aqui...
Uma forma bem lúdica de ensinar as crianças como o mundo funciona...

8- Alex Kidd in High Tech World



Para conseguir ir no novo fliperama da cidade, Alex deve juntar os pedaços de um mapa espalhados por tudo que é canto, fugir de casa em uma asa delta e enfrentar de um monte de ninjas que aparentemente não tem coisa melhor para fazer. E isso tudo antes das 5 da tarde porque o fliperama fecha. 
Olha... Na boa... eu já joguei muito fliperama depois da escola, mas aí já é demais... vai ter vontade de jogar assim no raio que os parta!

7- Cloud Master



O que mais tinha nos anos 80 e 90 eram shmups. "Cloud Master", se não é  o melhor ou o mais conhecido, pelo menos tem criatividade acima da média. Em qual outro shooter você tem que enfrentar tigelas de lámen e cabeças de porco voadoras? E ainda por cima boa parte do jogo se passa em cenários um tanto soturnos, quase monocromáticos e coberto por nuvens. 
Você realmente não sabe o que é viver até quase ser morto por um miojão em um dia nublado a 2000 pés de altura.

6- Quartet/ Double Target



A primeira vista não tem nada demais em "Quartet"/ "Double Target"... uma mistura de jogo plataforma e shooter em um cenário de ficção científica onde se atira em alienígenas e voa com jetpacks. Qualquer jogador veterano já viu coisa bem mais exótica que isso. Aí você lê o manual e aprende que um dos objetivos principais dos heróis do jogo é recuperar o caixão com o corpo da grande Rainha Cynthia, roubado pelos invasores como trófeu. Além de derrotar os seres de outro planeta e salvar sua terra de uma invasão (não necessariamente nessa ordem), a dupla não pode esquecer de achar o caixão de uma rainha morta há décadas e retorná-lo para sua tumba sagrada. 
O detalhe é que o nome do jogo em japonês, "Double Target: Cynthia no Nemuri", coloca em destaque o nome de Cynthia, a imperatriz morta, pondo em evidência o resgate de seus restos mortais... olha... já resgatei muita coisa em videogame... já resgatei espadas mágicas... já resgatei chaves... já resgatei cartões de entrada... peças de nave espacial... gemas encantadas... cristais místicos... crianças presas dentro de malas de carro (MICHAEL!)... mas caixão é a primeira vez... 

"Alguém viu um caixão por aí?"

5- Laser Ghost


A jovem Catherine foi aprisionada em uma mansão assombrada e teve sua alma roubada por fantasmas e duendes, Sim... sim... teve a alma roubada. A única forma de ajudá-la é atirar em tudo que aparecer enquanto ela corre feito barata tonta um aposento após o outro.

Mas que droga, hein, Catherine?
4-The Cyber Shinobi



Um ninja com uma metralhadora embutida sobre um braço cibernético deve salvar o mundo de um grupo maligno que está roubando toneladas de plutônio para iniciar uma guerra nuclear e destruir tudo, aparentemente desavisados de que eles também acabariam indo para a terra dos pés juntos desse jeito... ou será que o tal grupo maligno teria um planeta sobrando na manga? 
De qualquer forma , os caras estão falando sério... eles tem até uma escavadeira e estão dispostos a usá-la contra qualquer um que tente impedi-los! Só mesmo uma mistura de ninja e ciborgue para salvar o dia em um caso assim.

3- Psychic World


As irmãs Lucia e Cecile trabalhavam como assistentes do doutor Knavik quando os monstros nos quais o doutor realizava experimentos escapam e raptam Cecile. Realizar experimentos em seres com consciência suficiente para pensar em sequestrar alguém não parece colaborar muito para dar credibilidade ao trabalho do doutor como ético, ainda mais levando em consideração que a própria abertura do jogo diz que o laboratório fica no meio do nada, o que reforça a ideia de que as pesquisas do doutor estavam um pouco fora dos padrões e normas internacionais... acredite... há algo de muito errado com esse doutor Knavik...
E ainda por cima prepare-se para enfrentar um cérebro gigante com poderes psíquicos ligado a uma máquina. 

2- Ghost House


Seu avô informa que você herdou as jóias da família... uma fortuna em diamantes, opalas, safiras, rubis e tudo mais! Agora só precisa ir buscar... na mansão de um vampiro onde estão perdidas há muitos anos. E não é um vampirinho qualquer... é o próprio Conde Drácula em pessoa! Basicamente seu avô te mandou para morte certa sem pensar duas vezes.
O jogo ganhou no Brasil uma versão mais simpática, onde o jovem herdeiro foi substituído pelo Chapolin Colorado, "Chapolin vs Drácula: Um duelo Assustador". A missão de um (suposto) herói é derrotar monstros, no fim das contas...

1- Global Defense


Um shmup protagonizado por um... satélite... sim, um satélite... 
O lance é que a Terra está sendo atacada por bombas e mísseis que parecem saídos de um filme B vindos de bases alienígenas espalhadas pela galáxia, e um único satélite vai protege-la. Sim... eu sei que fica subentendido que o jogador é o agente de defesa que opera o satélite mas quem aparece na tela é o satélite, o que na prática o torna o herói do jogo. "Global Defense" não é realmente ruim mas possivelmente possui o protagonista mais... singular... que já vi.

Por hoje encerramos... e assim como falamos dos jogos do NES, não estamos dizendo que os jogos aqui são ruins. Apenas contém uma certa dose de extravagância de poucos bits. Tem um na lista que inclusive é um dos meus favoritos do console, e acho que todos valem uma jogada nem que seja apenas por curiosidade. 

0 Comments:

Postar um comentário