5 de mai. de 2018

10 jogos oldschool gratuitos para baixar e jogar

Já teve um daqueles momentos em que você estava doido para jogar um joguinho novo mas não tinha grana nem para pagar uma ficha no fliperama? Pois é... e para momentos assim, nós do OSD separamos dez dicas de jogos inteiramente gratuitos para você se divertir nos tempos das vacas magras.
Tentamos variar os gêneros de jogo na lista para agradar o máximo possível de jogadores, mas por serem gratuitos não há muita opção em alguns gêneros. Não selecionamos nenhum MMORPG ou moba pois são estilos de jogo mais contemporâneos, fugindo do espírito do nosso blog.
Vale a pena lembrar que o download desses jogos é totalmente legal, sendo o acesso oferecido por seus próprios desenvolvedores (ou quem quer que seja que detenha os direitos autorais do jogo). Pode baixar a vontade e contar para a família, para os amigos e para os colegas de trabalho na hora do cafezinho.

Dica #1- The Battle for Wesnoth


Onde consigo? No próprio site dos desenvolvedores ( https://www.wesnoth.org/ ) e na loja Steam.

O que é? Um jogo de estratégia em turnos com pitadas de RPG em uma ambientação de fantasia medieval, com elfos, mortos- vivos, orcs e tudo mais. O que mais chama a atenção é o capricho desse jogo, com mais de 10 campanhas diferentes, mais de 50 mapas e cerca de 200 unidades diferentes. O jogo é bom, sem sombra de dúvida, mas bem hardcore, com muitos detalhes a serem levados em consideração (como se a arma da sua unidade é efetiva contra aquele oponente específico, etc), sendo daqueles em que parar e pensar é necessário para vitória. 

Dica #2- l'Abbaye des Morts



Onde consigo? No site do desenvolvedor, Locomalito ( https://www.locomalito.com/abbaye_des_morts.php ) 

O que é? Um jogo de plataforma de exploração. Ambientado no século XIII, o jogo é sobre um sobrevivente da heresia dos Cátaros, Jean Raymond,  que busca refúgio em uma abadia aparentemente abandonada, ao fugir de cruzados que o perseguiam e agora deve enfrentar algo maléfico que estava enterrado lá. O jogo é daqueles de recolher itens (em especial cruzes, espalhadas pelo cenário) e evitar inimigos e armadilhas enquanto se soluciona puzzles e se consegue pistas do segredo da abadia.
Os jogos do desenvolvedor espanhol Locomalito são sempre muito bem feitos, feitos com esmero por alguém que realmente gosta dos jogos antigos. Meus dois jogos favoritos dele, "Maldita Castilla" e "The Curse of Issyos" não entraram nessa lista por já terem sido citados em outras, mas ficam indicados extra- oficialmente.

Dica #3- You Have to Win the Game



Onde consigo? É possível encontrar em vários sites da internet (basta jogar no  Google), mas a versão mais atualizada é a que está disponibilizada na loja Steam.

O que é? Um jogo de plataforma de exploração com estética dos jogos de computador dos anos 80. No jogo você controla um garotinho (aparentemente vestindo um pijama) enquanto ele tenta recuperar riquezas e artefatos espalhados pelas ruínas subterrâneas de um reino esquecido, obviamente repletas de armadilhas. Assim como "l"Abbaye des Morts", o protagonista deve evitar e se esquivar de obstáculos e inimigos, enquanto recupera os tesouros e salva o jogo tocando os muitos sinos espalhados pelos aposentos.

Dica #4- Stargunner



Onde consigo? Disponibilizado gratuitamente na loja Steam.

O que é? Um "jogo de nave"/ SHMUP  da Apogee e 3D Realms, onde você controla um piloto do planeta Ytima em sua luta contra a ameaça da gananciosa raça Zilion. O jogo é um bom SHMUP, com muitas fases bem desafiantes, muitos power- ups e segredos espalhados pelos estágios, além da possibilidade de customizar sua nave com armas e equipamentos novos pagos com os créditos ganhos durante as fases.

Dica #5- Bio Menace



Onde consigo? Disponibilizado gratuitamente na loja Good Old Games (também conhecida como GOG).

O que é? Um jogo de aventura e ação estilo plataforma onde o agente da CIA Snake Logan deve deter uma invasão de criaturas mutantes assassinas e descobrir quem é a mente que está por trás disso, para assim conseguir salvar o mundo (não necessariamente nessa ordem). Os gráficos e jogabilidade podem parecer um pouco datados mas é um jogo divertido, em especial se você é fã de jogos plataforma. Um detalhe que chama a atenção é que os cenários são bem sangrentos, fazendo um contraste e tanto com a aparência cartunesca de alguns dos mutantes.

Dica#6- Major Maox



Onde consigo? No próprio site dos desenvolvedores, a JoyMasher ( http://joymasher.com/short-free-games/ )

O que é? Um jogo de ação estilo plataforma curto que lembra títulos como "Contra", "Metal Gear Solid" e "Rush n' Attack", sendo o predecessor de "Oniken". Foi feito em apenas 5 dias, com um resultado notável. O jogo tem ritmo agitado, com muitos saltos e tiros, e uma dificuldade bem 8 bits. Em "Major Maox", você encarna o personagem título, um ex- militar expulso das forças armadas devido a seus atos irresponsáveis e que agora tem a chance de reconstruir sua vida, desde que seja bem sucedido em uma última missão.

Dica #7- Beneath a Steel Sky



Onde consigo? Disponibilizado gratuitamente na loja Good Old Games (também conhecida como GOG).

O que é? Um jogo estilo point-and-click de ficção científica originalmente lançado em 1994. No jogo você controla Robert Foster, um outsider que habita uma cidade caótica sob um governo autoritário em um futuro distópico e que tem que descobrir o que está por trás de tudo. O jogo tem mais de 100 locais a serem visitados, cujo designe é obra do quadrinista David Gibbons ("Watchmen"). O jogo também tem um roteiro bem feito, que consegue ser claustofóbico e paranóico mas ainda assim ter alguns momentos de humor. Para quem gosta de adventures e point-and-click, é um prato cheio. 

Dica #8-  Treasure Adventure Game



Onde consigo? Disponibilizado no site do desenvolvedor ( http://robitgames.com/treasure-adventure-game/ ) e também na loja GOG.

O que é? Um adventure estilo plataforma em um mundo aberto/ open world elaborado por Stephen Orlando durante mais de dois anos.  No jogo você controla um menino que tem um gancho no lugar de uma das mãos e deseja se tornar um explorador e aventureiro, além de descobrir o misério sobre seu próprio passado, contando para isso com a ajuda de uma pássaro (arara ou papagaio?) vermelho falante. O jogo tem gráficos simples, mas uma história envolvente, cenários legais e uma boa trilha sonora. Boa pedida para quem gosta de perambular e explorar.

Dica #9- Shadow Warrior Classic



Onde consigo?  Disponibilizado gratuitamente na loja Good Old Games (também conhecida como GOG) e também na loja Steam.

O que é? Um FPS das antigas, lançado pela 3D Realms e 1997, misturando muita ação, sangue e humor negro.  O jogo se passa em um Japão distópico, onde Lo Wang, o shadow warrior (basicamente um ninja de estimação) do poderoso conglomerado Zilla Enterprises,  descobre alguns segredos obscuros de seu velho mestre, como seu envolvimento com magia negra e seu desejo de conquistar não só o Japão quanto o mundo.  Lo Wang inicialmente não quer se envolver e limita-se a pedir demissão da empresa, mas quando seu antigo mestre manda seus asseclas acabarem com LoWang, a coisa vira pessoal...

Dica #10- Hydorah



Onde consigo? o site do desenvolvedor, Locomalito ( https://www.locomalito.com/hydorah.php )

O que é? Um SMUP que busca inspiração nos clássicos "Gradius". "R-Type" e "Darius", tanto nos gráficos quanto na alta dificuldade, sendo sua grande novidade não ser um jogo linear. Em "Hydorah" você é um piloto de caça espacial membro de uma força de ataque que tenta derrotar o vil Meropticon, o qual havia declarado guerra à estrela Omios. Liberte planetas conquistados, destrua bases inimigas, descubra os segredos por trás dos ataques e, acima de tudo, atire para tudo que é lado. Como todo jogo do Locomalito, "Hydorah" é um jogo esmerado, mas é especificamente considerado pelo desenvolvedor como a realização de um sonho de infância. 

Por hoje as dicas são essas. Bom jogo a todos e lembrem-se que cavalo dado não se olha os dentes. Ou olhe... o cavalo não deve se importar muito...

















0 Comments:

Postar um comentário