22 de mar. de 2014

Urban Champion

   

   Na época dos NES-clones era comum se encontrar nas lojas multi-cartuchos, com vários jogos de NES, sendo o padrão mais comum quatro jogos. Em geral eram jogos mais simples, das primeiras fornadas de jogos para a plataforma. O já resenhado aqui "Legend of Kage" era um desses jogos". Outro que também era verdadeiro arroz-de-festa era pioneiro jogo de luta "Urban Champion", lugar comum pelos multi-cartuchos naquele tempo.
   Lançado pela própria Nintendo em 1984, "Urban Champion" foi um dos primeiros jogos de NES. Também foi o primeiro jogo de luta do sistema, onde você encarna é um lutador de rua sem muita classe ou técnica que deve lutar contra outros valentões semelhantes a você pelos quarteirões do centro de alguma cidade que parece saída da primeira metade do século XX. Apesar disso conferir a "Urban Champion" algum valor histórico não significa necessariamente que isso faz dele algo bom.



História e Roteiro



   Um dos roteiros mais simplistas que já vi, mesmo para o padrão de 25 anos atrás: Você é um rufião de cidade grande e está decidido a não baixar a cabeça para outros encrenqueiros do mesmo naipe que o teu. E para garantir que vai poder andar para cima e para baixo pela cidade onde e quando quiser, vai mostrar para todos quem é o melhor de briga, trocando socos até um dos dois valentões cair em um bueiro aberto. Se foi o oponente que caiu, você segue adiante após uma breve comemoração sob uma chuva de papel picado lançada sobre você por uma garota que mais parece a Olívia Palito. Se foi você... GAME OVER. Sem choramingos. Isso são 8 bits, cara.   
   Nada muito além disso, basicamente.

Gráficos



   Não são ruins, levando em consideração o ano do jogo, mas são muito simples. Os sprites dos lutadores de rua são até bem grandes, mas ambos são iguais, apenas variando as cores. Os cenários também são bastante minimalistas, trocando apenas as cores e o nome do edifício na plaquinha ( "Snack Bar"/ lanchonete; "Book Store"/ livraria; "Barber shop"/ Barbearia; "Discounty Shop"/ Loja de atacado; "Pawn Shop"/ loja de Penhores, etc). Os moradores do prédio tem sprites  bem simples, assim como o carro de polícia.
   Eu, particularmente, sempre gostei bastante do cenário de fundo, dos prédios da cidade a noite com as janelas iluminadas.

Músicas e Efeitos Sonoros

   As poucas musicas se enquadram bem no jogo, com um leve toque de jazz que contribuiu para o clima "urbano antigo". Já os efeitos sonoros são bem rústicos, o som do soco forte se parecendo com algo que soa como "BLOMP", por exemplo.

Controles e Jogabilidade

   O jogo possui poucos golpes. Basicamente socos altos ou baixos com mais ou menos força. De forma mais detalhada:
  • Direcional para cima: Pressione quando socar para o soco acertar a face do oponente. Se for segurado sem socar, você protege a região do rosto, mantendo uma guarda alta.
  • Direcional para baixo: Pressione quando socar para o soco acertar o estômago do oponente. Se for segurado sem socar, você protege a região do abdômen, com uma guarda baixa.
  • Direcional para esquerda e direita: Movimenta o lutador nessa direção.
  • Botão A: Soco rápido, com pouca força
  • Botão B: Soco lento, com muita força. Muito mais usado que o soco rápido.
  • Select: aponta as opções no menu inicial
  • Start: Seleciona a opção apontada no menu inicial. Durante o jogo aciona a pausa.


Dificuldade

      Comparado a outros jogos da mesma época, "Urban Champion" não é tão difícil. É mais uma questão de pegar o jeito, apenas prestando atenção a um ou outro detalhe.
   Enquanto você troca murros, iluminado pelos postes de rua e tendo como pano de fundo os prédios com janelas acesas da cidade, deve prestar atenção nos vasos de planta arremessados pelos moradores do edifício em sua cabeça. Se acertar, você ficará tonto por um tempo e é a grande chance para o oponente. Lógico que isso também vale para você se acontecer com ele, mas é bem raro. Os moradores parecem ter mais antipatia pelo protagonista do jogo do que pelo oponente. 
   Outro ponto a ter em mente é que volta e meia um carro de polícia vai aparecer, fazendo sua ronda, e a luta é interrompida até os policiais irem embora. É algo realmente irritante quando isso ocorre no momento que faltava apenas um ou dois socos para você terminar a luta. O carro de polícia também tem outra função no jogo: se o tempo da luta acabar sem um vencedor, o carro de polícia leva aquele que estava perdendo embora, e o oponente vence o round.
   Não esqueça de ficar atento ao seu medidor de STAMINA! Você começa com 200 pontos de stamina, e cada golpe que você desfere custa 1 ponto. Se você deixar o medidor chegar a zero, você ficará exausto, incapaz de se defender ou atacar.

Comentário Final



   O jogo não é de todo ruim, mas tem um grave defeito: é muito repetitivo! Repetitivo ao extremo! Os oponentes não mudam nunca! você derrota um e aparece outro igual! Mesmo a dificuldade de um para o outro não parece variar muito.

   Não consegui passar do round 30 por mero tédio. Chega um momento em que você simplesmente pensa "ah... por que continuar?" e aperta o reset.

   O jogo não tem fim, mas o contador para de contar os rounds em 99. Boa sorte para você se estiver disposto a tentar chegar nesse número.



NOTA: 3,0

0 Comments:

Postar um comentário