21 de mar. de 2014

Startopia


   Qual seria o resultado lógico da expansão humana pelo espaço sideral? Um tremendo quebra-pau envolvendo toda e qualquer espécie senciente encontrada, obviamente! E depois desse rolo de proporções literalmente cósmicas, como a coisa fica?
   Bem, o cenário encarado pelos sobreviventes não é lá muito animador... a maioria dos planetas onde ainda tem alguém vivo é frio, pequeno,distante, ou qualquer outra coisa pejorativa do gênero, e das outrora altivas estações espaciais sobraram poucas, as quais, na melhor das hipóteses, em um estado que não é lá muito melhor do que cascos danificados.
   Obviamente não seria uma  mera experiência de quase extinção que levaria as raças mais evoluídas do cosmo a tomarem vergonha na cara e passarem a cooperar umas com as outras, não é? Óbvio que não! Pelo contrário! As mais diversas corporações e conglomerados se lançam ao espaço para ocupar as antigas estações, cada uma com seu próprio objetivo e sem o menor escrúpulo de, caso julguem necessário, pegar em armas para garanti-los, pode ter certeza. 
   Lançado em 2001 pela Eidos Interactive e pela Mucky Foot Productions, "Startopia" é um jogo que reúne elementos de estratégia, simulação e gerenciamento de tempo & recursos, em um cenário  caoticamente bem-humorado no melhor estilo Douglas Adams- aliás o jogo foi dedicado a ele! Não sabe quem é Douglas Adams? Basicamente foi ele que revelou a grande importância de uma toalha e descobriu o sentido da vida, do universo e tudo mais.
   Que é 42, aliás.


História e Roteiro



   É mais fácil a vida ser completamente extinta do cosmo do que corporações, megaempresas e grandes conglomerados mudarem suas práticas, pelo jeito....de qualquer forma, é aí que você entra, como um administrador freelancer de estações, com a missão de transformar um casco vazio perdido no vácuo em uma florescente (e acima de tudo, lucrativa) colônia, habitada por uma fauna peculiar de seres bizarramente cômicos que parecem saídos dos livros de "O Guia do Mochileiro da Galáxia", e isso contando apenas com o auxílio de uma sarcástica I.A (Inteligência Artificial) como assistente, com seu bom senso e o máximo de sorte que puder.

Gráficos





   Leve em consideração que é um jogo de PC de 2001 antes de reclamar que "Startopia" não é HD. Os gráficos envelheceram bem, e os personagens continuam divertidamente caricatos- os que ficaram com gráficos mais datados foram os Dahanese Sirens, talvez por terem o visual mais humano dentre todos.
   O cenário da plataforma espacial é ótimo, meio enferrujado e com uma ou outra tampa solta no chão, mostrando bem o estado de decrepitude em que se encontravam. As instalações são bem detalhadas e algumas deles você pode olhar no interior e ver os alienígenas atuando dentro delas, como por exemplo os Turrakken pesquisando no laboratório. 
   A movimentação dos personagens não é lá muito fluida, sofrendo com as limitações técnicas da época, mas na minha opinião isso acabou reforçando o charme retrô do jogo.

Música e Efeitos Sonoros



   O mundo de "Startopia" é bem vivo... e barulhento também! O jogo tem variados efeitos sonoros para as chamadas dos tripulantes das naves comerciais, alarmes e demais ocorrências. A música principal do jogo lembra música eletrônica, e combina bem com o ambiente, mas acaba ficando repetitiva com o tempo. Um detalhe interessante é que algumas das estruturas que você constrói tem música própria, como o Cocktail Bar com seu som de piano jazz.

Controles e Jogabilidade



   Basicamente quase tudo pode ser feito com o mouse, clicando e escolhendo opções,em geral com o botão esquerdo do mouse. O aspecto mais problemático dos controles é controlar a câmera, algo que realmente é bem chato e demora um tanto para se pegar o jeito. Outro ponto que pode gerar confusões é que para abrir os containers deve-se primeiro clicar neles com o botão DIREITO, para seleciona-lo, e depois com o ESQUERDO, para abri-lo. Caso seja clicado com o botão esquerdo primeiro, o container será teletransportado para seu inventário- nesse caso basta clicar de novo em qualquer local do chão com o botão esquerdo de novo que o container aparece de novo.

Dificuldade


  
   Não é um jogo difícil, mas tem muitos detalhes que levam um tempo para se pegar. Jogar os tutoriais é altamente recomendado para ir se habituando com tudo.
   Um aspecto que pode gerar um pouco de confusão no início é que a estação é composta por três decks, o Technology Deck (Deck Tecnológico, onde as instalações básicas, geração de energia, segurança ou fábricas são instaladas), Entertainment Deck (Deck de Entretenimento, onde ficam as lojas, instalações de lazer e hotéis para turistas. Gera ao mesmo tempo energia- que funciona como o dinheiro do jogo- e diversão para visitantes e residentes) e o Bio-deck (Deck Biológico, que pode ser terraformado a vontade pelo jogador, possuindo diferentes climas e tipos de solo. Pode ser usado para relaxamento em suas áreas verdes ou recreio e natação em seus lagos mas também tem importante função econômica, pois é onde se localizam as plantações dos Karmaramans, as quais geram produtos variados). O jogador terá que se habituar a se localizar e a pular de um deck para outro sem demora, ainda mais quando ocorrerem eventos como ataques ou choques com meteoritos.



Várias raças habitam o universo de "Startopia", cada uma com sua função e peculiaridades:
  • Groulien Salt Hog: parecem uma mistura de porco com pinguim, usando roupas de mineração. Servem para os trabalhos braçais, trabalhando na factory (fábrica) e no recycler (reciclador).Andam armados,podendo lutar em caso de ataques, e são fáceis de agradar.
  • Grekka Targ: Um insetóide dentro de um traje metálico. Atua nas comunicações e também pode lutar ao seu lado. Não é preciso muitos deles na estação.
  • Greys: O clássico cabeçudo cinzento que parece saído de um episódio de "Arquivo X". Atuam como médicos na sickbay (enfermaria). Estão armados e podem vir a lutar em caso de emergência ou ataque.
  • Dahanese Sirens: Humanoides alados, com aparência de homens e mulheres em trajes de banho. Um povo pacífico,pouco materialista e que tem como função espalhar afeto e carinho pelo cosmos. Atuam nos Love Nests (ninhos-de-amor) no deck de entretenimento. Nunca lutam.
  • Karmaramans: Humanoides de cor roxa, quatro braços e cabelos que parecem uma mistura de cobras e dredlocks. São os agricultores meio bichos-grilo que ficam a maior parte do tempo no Bio-Deck. Pacifistas convictos, nunca lutam, mesmo quando atacados.
  • Kasvagorians: Brutamontes de cor laranja e cujo corpo parece coberto por um exoesqueleto. São os melhores soldados e trabalham no security center (centro de segurança). São os primeiros a pular na briga, e os mais competentes.
  • Turrakken: A manifestação física daquele ditado que duas que duas cabeças pensam melhor que uma. Os alienígenas bicéfalos são cientistas e pesquisadores e trabalham nos laboratories (laboratórios). Frequentam bastante o deck de entretenimento e nunca lutam.
  • Zedem Monks: Alienígenas magricelos que parecem refugo de um filme de Star Wars, com pele pardacenta, orelhas pontudas e mantos vermelhos compridos. Assim que contratados, criam um templo religioso no Bio deck, e passam a orar ali. alienígenas em busca de redenção podem ser convertidos pelos Zedem Monks e tornam-se penitents (penitentes), vestido com pesadas roupas vermelhas e amarelas. Por cada penitente, você receberá 5000 de energia,mas o alienígena que se tornou penitente não fará mais nada no jogo por você, e isso não tem volta. Recomendo ter no máximo um Zedem Monk no jogo.
  • Polvakian Gem Slugs: Lesmas verdes gigantes, extremamente ricas, pois seus dejetos são algo equivalente a pedras preciosas. Não trabalham para você, mas são ótimos visitantes que podem gerar muito ganho de energia/dinheiro se a estação os agradar.
  • Scuzzer Droids: Sua mão de obra básica. Pequenos androides que montam as estruturas, fazem a manutenção e a limpeza. De tempos em tempos precisam ser recarregados em uma estrutura específica. vem em três modelos (I, II ou III), cada um mais rápido que o outro. Podem ser comprados ou fabricados
  • Security Scuzzer: Androides de segurança. Andam armados com lasers e funcionam como policias dentro da estação. Podem ser comprados ou fabricados.
  • Space Vermin: Pragas que proliferam no lixo. Transmitem doenças.
  • Memaus: Pequeno bicho peludo que lembra um gato. Os alienígenas gostam de acariciá-lo, mas se comerem muito lixo podem transmitir parasitas. Algumas raras vezes podem ser comprados, e nesse caso coloque-os no Bio-Deck,onde nunca tem lixo.
  • Skrashers: Parasitas transmitidos pelos Memaus. Se não tratados a tempo matam o hospedeiro e saem de seu corpo na forma de um besouro gigante que vai atacar todos ao redor. Devem ser mortos a tiro.



Por fim, fique atento a alguns eventos aleatórios. Tempestades solares são benéficas e rendem energia- (nunca as desperdice!), enquanto colisões com asteroides e meteoritos ou ataques terroristas com bombas são bastante destrutivos.

Comentário Final



   Para quem gosta de ficção científica, jogos de gerenciamento ou simulação, é um prato cheio. Divertido, bons gráficos, ritmo cheio de vida com personagens divertidos, bom equilíbrio desafio X diversão. Seu principal ponto negativo é que não é um jogo com muita variação, então com o tempo, cada cenário fica parecendo mais-do-mesmo.

NOTA: 8.5

0 Comments:

Postar um comentário