24 de mar. de 2014

Excitebike






Tem alguns jogos que parecem nunca perder o encanto, por mais que o tempo passe. Você começa a jogar e parece que tiraram 20 anos dos teus ombros e você sente como se estivesse de novo naquele tempo já distante quando a Sessão da Tarde passava filmes que prestavam.

"Excitebike" é um desses exemplos. Até hoje é um dos jogos favoritos tanto do meu irmão quanto de mim- e olha que, em geral, eu não gosto de jogos de corrida!


   Lançado pela Nintendo em 1984 no Japão e no ano seguinte no ocidente, "Excitebike" também é um dos jogos da primeira fornada para o console. Gráficos limitados, mas que cumprem sua função, música tema estranhamente grudenta, que fica rodopiando durante horas no seu cérebro e jogabilidade simples, somado ao fato de que é um jogo de corrida onde basicamente você não corre contra ninguém, mesmo quando há outros pilotos na pista. Aparentemente nada demais.

   Até você jogar...




História e Roteiro



   Basicamente... não tem história nem roteiro... você é um competidor em uma corrida de motos com pistas repletas de obstáculos. Tente sempre  ficar entre os três primeiros para seguir adiante. Ponto.
   Só isso.
   Sim, é só isso mesmo... pode passar para a próxima parte do review.


Gráficos



   Simples, como era de se esperar de um jogo da primeira metade da década de 80, mas agradáveis. Os sprites dos competidores sobre as motos são iguais, apenas com mudanças nas cores (o chamado pallet swap), mas são bem feitos. As pistas são simples, em 2D, mas cada rampa tem sua graça e o design, falando de modo geral, ficou bem legal. Um detalhe interessante é que ocorrem pequenas variações nas cores da pista, conforme o jogador vai avançando, simulando diferentes horas do dia em que as provas são realizadas.
   Para quem gosta de catar detalhes, preste atenção nas arquibancandas: são iguais às do jogo circense "Circus Charlie", exceto pelos elefantes, obviamente... 

Música e Efeitos Sonoros

   A música da tela de abertura é bastante divertida, e tem a surpreendente capacidade agarrar no teu cérebro por horas a fio, a ponto de você se pegar assobiando ou cantarolando tempos depois de já ter desligado o videogame. 
   Os efeitos sonoros são muito bons para a época. O sinal de partida da corrida é marcante, assim como o ruído do motor quando você aciona o turbo. A barulhada que faz quando você tomba com a moto e rola ao trambolhões costuma ser acompanhado por palavrões por parte do jogador e gargalhadas por parte dos amigos que estão assistindo- em especial se um deles foi quem criou a pista.

Controles e Jogabilidade 


   Os controles são ótimos, bem calibrados e funcionais. Em pouco tempo um jogador médio é capaz de assimilá-los sem maiores dificuldades.
   De forma esquemática:
  • Direcional para Cima: Faz a moto subir na pista.
  • Direcional para Baixo: Faz a moto descer na pista.
  • Direcional para Direita: Abaixa a dianteira da moto  durante os saltos.
  • Direcional para Esquerda: Levanta a dianteira da moto durante uma corrida, realizando um wheelie, ou durante os saltos.
  • Botão A: Acelerador.  Aperte para acelerar. Solte para diminuir a velocidade.
  • Botão B: Turbo. Aperte para a moto ganhar muita velocidade. Atenção! O turbo faz o motor da moto superaquecer bem rápido. Fique atento no medidor, pois quando a moto superaquece, ela fica parada, imóvel, até esfriar.
  • Select: Seleciona entre as opções da tela inicial.
  • Start:  Escolhe opção desejada e pausa o jogo.

Dificuldade

   Bom equilíbrio entre desafio e diversãoA quantidade de obstáculos diferentes do jogo é enorme! Rampas e mais rampas, de diferentes tamanhos e formatos! Você pode correr sozinho ou contra vários pilotos controlados pelo computador, embora a função deles no jogo seja mais estética e te fazer você cair se esbarrar ou encostar em um deles. Basicamente você corre contra o tempo nesse jogo, e não contra os outros competidores. 
   E temos também tem o grande lance do jogo: Você pode criar a sua própria pista, na opção "design" no menu inicial.Algumas rampas ou objetos inclusive tem funções específicas, como por exemplo a H, que é uma rampa de super-pulo, ou as opções M e N, que são setas que abaixam a temperatura do motor se você passar sobre elas. Sem falar das irritantes poças de óleo que fazem derrapar e podem ser colocadas na pista escolhendo as opções K ou L.
  Essa foi a grande sacada da Nintendo em "Excitebike"! Desnecessário dizer que naquela época distante, na qual um videocassete de 4 cabeças era sinônimo de alta tecnologia, a criançada aqui do bairro ficava criando pistas e mais pistas para colocar os amigos para jogar, cada um tentando fazer a pista mais bonita, traiçoeira ou simplesmente maníaca- psicótica que sua mente juvenil fosse capaz de imaginar.
  E funciona até hoje, acredite.

Comentário Final 


  "Excitebike" ainda é um jogo divertido, mesmo com toda a sua simplicidade e limitações técnicas. Um pequeno clássico que tem aquela capacidade legal de juntar os amigos em volta do sofá e fazer todo mundo rir junto, das pistas feitas e tombos levados. Aliás, o único senão do jogo é esse... jogá-lo sozinho não é tão divertido quanto em grupo.
   Se não me engano, já está disponível no Virtual Console do Wii e do Wii U. Compra altamente recomendada, em especial para os fãs de jogos oldschool.

NOTA: 8.5

0 Comments:

Postar um comentário