7 de ago. de 2019

Iron Tank: The Invasion of Normandy


Alguns jogos dos consoles domésticos não chegavam a ser ports de arcades, e sim apenas inspirados em algum ou até mesmo continuações espirituais. Esse é o caso de "Iron Tank: The Invasion of Normandy" (Great Tank" no original japonês), um jogo do subgênero "SHMUP de tanque",  lançado em  1988 e baseado em outro jogo da SNK, "Tank III", lançado (quase) exclusivamente para arcade tempos antes.

História e Roteiro


Em 1944 foi iniciada a invasão da Normandia, operação militar essencial para se derrotar a Alemanha nazista na 2o Guerra Mundial. Durante a invasão, um soldado da unidade secreta Command Unit 88 (ou "Iron Snake", para os íntimos e oficiais superiores), Paul, é designado para uma missão especial: infiltrar-se em território alemão e destruir o arsenal bélico nazista bem debaixo do bigodinho de Hitler. 
A bordo de um poderoso tanque, Paul parte sozinho para servir como a ponta de lança da invasão aliada e esmagar (em muitos casos literalmente) as forças nazistas que encontrar pela frente.

Gráficos


Os gráficos em geral são legais, com um tom mais caricato e cartunesco em alguns momentos do que aquele que normalmente se espera em um jogo de guerra- em especial nas sprites dos soldados e oficiais nazistas- mas que serviu para deixar o clima mais leve. 
O tanque pilotado por Paul tem um design simples, mas bem-feito. O mesmo pode ser dito da maioria dos tanques e veículos inimigos, mas quem rouba mesmo a cena são os soldados a pé! Impagáveis! Os cenários, por sua vez, são simples mas não desagradáveis, sendo mais caprichados em alguns pontos (como as partes onde tem linhas férreas ou galpões).
Contudo... "Iron Tank: The Invasion of Normandy" tem seus baixos também... os gráficos da cena de abertura da versão norte-americana passam longe de empolgar, os power-ups se resumem a letras meio sem graça  e alguns inimigos são um tanto esquisitos aos olhos- o chefe da primeiro fase, em especial, mais parece um gigantesco caixote de metal do que um tanque. Um dos oponentes mais bizarros (no mal sentido) que já vi...

Música e Efeitos Sonoros


Os efeitos sonoros cumprem sua parte e a música é até bem razoável, com um único defeito: é a única música de todas as fases do jogo inteiro! Como o jogo não é lá muito curto, vai chegar algum momento que você pode sentir vontade de entupir os ouvidos com algodão e se livrar dela. Não entenda mal... a música nem é ruim... o que mata é a repetição sem fim!

Controles e Jogabilidade


Os controles de "Iron Tank: The Invasion of Normandy" respondem bem, sem lapsos nem nada do tipo. A jogabilidade tem um fator complicantes, que é como direcionar o canhão do tanque... O controle do NES tinha apenas dois botões... nesse jogo um era usado para atirar as metralhadoras e o outro o canhão... então... como fazer para escolher a direção que o canhão aponta? Simples 9ou nem tanto)... Para mirar segure o botão B (o mesmo que atira as metralhadoras) e use o direcional para escolher a direção. O canhão permanecerá nessa posição até você pressionar e segurar o botão B de novo e escolher uma nova. Que falta fazia um botãozinho "C' no velho Nintendinho...
Não vou mentir... no início é bem chato e demora um pouco para pegar o jeito, mas depois que você se acostuma, esse aspecto de "Iron Tank: The Invasion of Normandy" passa a ser essencial para a estratégia dentro do jogo, permitindo que você atire enquanto recua ou exploda inimigos nas laterais enquanto avança.

Dificuldade


"Iron Tank: The Invasion of Normandy" não é fácil, mas é daqueles jogos onde treino e repetição fazem toda a diferença, possuindo uma curva de aprendizado menos árdua que outros SHMUPs da época. Algo interessante é que o jogo não é totalmente linear, podendo o jogador escolher qual direção tomar no mapa, sendo em geral os caminhos mais curtos também mais difíceis. Aí cabe ao jogador escolher... que um jogo mais longo e um pouco mais fácil ou partir para cima de uma vez e pagar o preço pela rapidez? De qualquer forma, é um aspecto que aumenta a rejogabilidade do título e permite ao jogador explorar locais diferentes em jogadas diferentes.
O tanque tem cinco armas diferentes além das duas iniciais (o canhão padrão e a metralhadora). Quatro dessas são tipos diferentes de tiros de canhão, cada um com sua vantagem (tem um, por exemplo, com um alcance muito maior que o padrão) enquanto o "?" é uma arma secreta de grande poder destrutivo (na verdade, tudo que está na tela), mas é bem raro.
Outro aspecto legal do jogo é que o tanque conta com um rádio e de tempos em tempos você receberá mensagens com instruções ou dicas de seu comandante. Fora isso existem vários prisioneiros de guerra espalhados pelo jogo que podem ser resgatados. Alguns dos prisioneiros apenas dirão obrigado, enquanto outros serão um pouquinho mais úteis.
Algo que ajuda bastante  é que o tanque tem uma barra de energia, ao contrário de tantos SHMUPs da época onde se explodia em chamas com um tiro só. Existem duas formas de recuperar a energia do tanque: apanhando qualquer "E" que apareça pelo caminho e atropelando soldados e oficiais inimigos (com o bônus de que ao se passar por cima dos oficiais além de pontos de energia também se ganha pontos para a arma "V", de tiro rápido). Sim... nesse jogo você recupera energia ao passar por cima de pessoas com um tanque de guerra.- E alguém da equipe de desenvolvimento provavelmente precisava de uma visitinha ou duas ao psiquiatra...
Ah, os anos 80...

Comentário Final

Capa original japonesa. Esse jogo conseguiu a proeza de ter uma capa legal em ambas as versões! Coisa rara!
"Iron Tank: The Invasion of Normandy" consegue ser divertido apesar da dificuldade. É um título que chama a atenção por possuir uns elementos a mais, diferentes da maioria dos títulos semelhantes daquela época, como a não-linearidade e o rádio, os quais dão mais graça ao jogo. Sua jogabilidade não tão simples pode afastar alguns jogadores mais afoitos ou menos pacientes, mas aqueles que pegarem o jeito vão se divertir.
Para quem gosta de jogos de guerra e quer experimentar algo menos conhecido, é uma boa pedida. "Iron Tank: The Invasion of Normandy" não é o mais marcante título lançado pela SNK, mas é um jogo bom o suficiente para valer a pena conhecê-lo, mesmo para aqueles que não sejam fanáticos por SHMUPs. 

NOTA: 6,5

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