3 de ago. de 2019

Alpha Mission


Mesmo com todas as limitações de hardware, não foram poucas as adaptações de jogos dos arcades para o NES. Alguns foram profundamente alterados em sua versão 8 bits, outros sofreram apenas as modificações imprescindíveis pelas diferenças de capacidade técnica- e por vezes os que mais saíram parecidos com a versão arcade estão entre os ports mais obscuros. "Alpha Mission", originalmente um SHMUP lançado para os fliperamas pela SNK e adaptado para o NES em 1986, é um desses casos;

História e Roteiro


O roteiro de "Alpha Mission' parece saído de um daqueles OVAs de ficção científica japoneses dos anos 80... Na distante galáxia de Tetranova, uma guerra feroz entre sete sistemas solares deixou-os completamente destruídos. Após terem lutado o suficiente para destruir os planetas uns dos outros, as forças remanescentes das sete estrelas resolvem se unir para invadir algum outro mundo, conquistá-lo e fazer dele seu novo lar- e esse mundo, obviamente, é a Terra, mesmo ficando em outra galáxia...
Não podia ser de outro modo, não? Além do mais, acho que não se pode exigir que as ações de povos que destroem sete planetas para depois se unirem e irem todos morar em um oitavo façam lá muito sentido... enfim...
A única esperança da terra reside nas mãos que pilotam o SYD, o mais avançado caça espacial da Terra e a única coisa que se interpõe entre a humanidade e a frota invasora da Seven Star Alliance (Aliança das Sete Estrelas, em tradução livre).
Quanta responsabilidade, não?

Gráficos


Os gráficos de "Alpha Mission" são bem simplistas e deixam aquela impressão que poderiam ter sido melhores, mesmo dentro das limitações técnicas do Nintendinho, Nada no jogo é realmente chamativo... a nave SYD (e suas variações) até tem um designe legal, mas nada de encher os olhos, Os cenários são simplistas demais e a maior parte dos inimigos- chefes de fase incluídos- idem.
Mesmo as telas de abertura- tanto a original japonesa quanto a norte-americana- o mesmo pode ser dito. De fato, em termos gráficos não há nada em "Alpha Mission' que vá chamar a atenção.

Tela de abertura japonesa, com o nome original do jogo
Música e Efeitos Sonoros

A trilha sonoro é bem limitada, com uma música para a fase e uma para os chefes. E, se não chega a ser ruim (eu, particularmente, acho a da fase até razoável), são sem dúvida bastante repetitivas. Os efeitos sonoros também são bastante limitados, sem muita inspiração.

Controles e Jogabilidade


Os controles são simples, com um botão para atirar contra os inimigos aéreos e outro para bombardear inimigos terrestres. Apenas preste atenção que alguns chefes de fase precisam de um ou outro tipo de tiro específico para serem destruídos. 
A jogabilidade inicialmente vai desagradar a maioria dos jogadores... de saída, o SYD é muito lento, se arrastando feito uma lesma enquanto os inimigos pululam, saltando para todo lado. Conforme você vai conseguindo power-ups a velocidade do seu caça aumenta, mas até lá é preciso habilidade para seguir em frente- e esteja ciente de que, se você perder uma vida, os power-ups são perdidos junto com ela!

Dificuldade


"Alpha Mission" é um jogo fácil? Não, é claro que não... é um SHMUP dos anos 80, então... não tem como ser fácil... mas, ao mesmo tempo, é daqueles jogos que são mais frustrantes do que difíceis. Sua maior dificuldade é o tempo que se leva para pegar os padrões de cada fase e das levas de naves inimigas enquanto se acostuma com a velocidade inicial nada impressionante do SYD. Conforme vai se pegando os power-ups que aumentam a velocidade e os que melhoram os tiros do caça espacial o jogo fica um tanto mais fácil.
Os chefes são um tanto enjoados, mas é mais uma questão de pegar o jeito de lidar com cada um do que qualquer outra coisa. Eu levei um tempo para sacar como se derrota o chefe do estágio 2...
Um detalhe bem legal (provavelmente o mais legal do jogo) é que durante a fase você pode pegar novas formas para o caça SYD e modificá-lo. Uma versão tem um campo de força (muito útil), outra um canhão que dispara vários tiros simultaneamente na mesma direção. Outra for,a atira em oito direções diferentes e por aí vai. Dependendo da situação, cada forma pode ser mais ou menos útil, cabendo ao jogador descobrir a melhor forma de usá-las.

Comentário Final

Versão norte-americana da capa do jogo- um dos poucos casos que a capa americana saiu mais legal que a japonesa!
Sendo bem sincero, "Alpha Mission" não é um jogo realmente ruim, mas é pouco inspirado e, mesmo dentro do seu gênero, bastante genérico. O detalhe das diferentes formas que a nave pode assumir até traz um sopro de interesse, mas passa rápido. No fim das contas, exceto se você for um fanático por shooters, não há muito em "Alpha Mission" que desperte ou prenda a atenção do jogador. 

NOTA: 5,0

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