8 de ago. de 2019

"8 Eyes", jogo cult de NES, será lançado esse mês na loja Steam pela Piko Interactive!

Admita... essa capa é muito maneira!
Meses atrás, entre as várias capas que a Piko Interactive usa para decorar sua página na Steam eu visualizei meio por acaso, em um canto escondido, algo que apertou um interruptor na minha memória... "Ei... eu conheço aquela ilustração ali... tinha esse jogo na locadora que eu frequentava nos anos 90"... 
E tinha mesmo! Não custou muito esforço para eu lembrar mais coisas do tal jogo:
1) O nome era "8 Eyes"
2) Eu o havia alugado uma vez, após ler sobre ele em uma revista de videogame (acho que a "Videogame', que era a que eu mais lia, mais pode ser também a "Ação Games", não lembro direito)
3) Achei-o, mesmo na época, bem parecido com "Castlevania". 
4) Nas minhas lembranças o jogo também aparecia com aquela combinação tão 8 bits de "legal + difícil". Não fui muito longe na época, mas até que me diverti.

O jogo foi desenvolvido pela desconhecida Thinking Rabbit e de fato é um clone de "Castlevania", mas somado com alguns elementos estilo "Mega Man'" (escolha de estágios e ganhar armas após derrotar os chefes de fase) e coisas bem originais, como a possibilidade de controlar o falcão que acompanha o  espadachim protagonista- aliás, o melhor é o player 1 controlar o espadachim e o player 2 controlar o falcão, porque tentar fazer os dois sozinho é complicado... 8 bits tinham suas limitações, afinal...



A história é muito legal! É daquelas que só mesmo podiam ter surgido nos anos 80 e meados dos anos 90. A primeira vista parece ser um jogo de ambientação "medieval", mas na verdade é um futuro pós- apocalíptico, onde 8 bombas atômicas quase exterminaram a humanidade. 
Das oito explosões surgem oito jóias, as eyes ("olhos") com poderes especiais, que dão título ao jogo. As jóias vinham sendo usadas por um rei benévolo para reconstruir a civilização, mas então oito duques ambiciosos se apossam das jóias e expulsam o rei para um deserto radioativo. Agora um jovem falcoeiro tenta com sua espada e falcão derrotar os duques, recuperar as jóias, resgatar o rei e salvar o mundo - desta vez, necessariamente nessa ordem!
Coisinha pouca... quase nada...

Pelo que li na internet, o jogo é algo como um cult... passou longe de ser um sucesso na época, mas conquistou seu séquito de fãs. A principal queixa dos fãs é a jogabilidade, muitos considerando os movimentos do herói lentos. Eu, particularmente, não me recordo do jogo a tal nível de detalhe, mas... convenhamos... o Simon Belmont do primeiro "Castlevania" não era nenhum corredor de 100 metros rasos... 

Já coloquei na minha lista de desejos e "8 Eyes" será compra certa assim que for lançado no dia 14. A Piko Interactive ainda tem mais três lançamentos de jogos antigos marcados para agosto, mas vou falar deles em uma próxima postagem.
Até a próxima!

0 Comments:

Postar um comentário