18 de jan. de 2018

Meus dez retro-jogos favoritos

Primeiro de tudo... o que eu chamo de retro-jogo? São jogos feitos nos dias de hoje mas seguindo a estética e os padrões de jogos do passado, das gerações de 8 e 16 bits, por exemplo.
A lista abaixo são dez desses jogos que considero meus favoritos- E não estou dizendo que são os melhores, são os que gostei mais. Apenas isso.

Uma última coisa... Não incluí retro-jogos que ainda não tive a oportunidade de jogar, como é o caso de "Shovel Knight".

#10- Pier Solar



"Pier Solar" é um pioneiro, tendo surgido antes de que jogos retrô se firmassem no mercado como um estilo permanente. Foi lançado originalmente como cartuchos para o Mega Drive e só alguns anos depois distribuído digitalmente. Infelizmente sua produtora, a Watermelon, parou por aí e nunca mais lançou nada.
RPGs são um dos meus estilo de jogo favoritos, empatado com jogos de plataforma e infelizmente quase todo retro-jogo de RPG lançado hoje em dia é feito no RPG Maker. Pier Solar é original em tudo, desde o engine até trilha sonora. Premissa interessante, protagonistas muito cativantes e um mundo grande a ser explorado, com direito a side quests. O único senão de "Pier Solar" é que o roteiro tem alguns furos e inconsistências, que dificultam um tanto o compreendimento da história, por isso acabou na décima posição

#9- Handsome Mr. Frog



Sabe aquele jogo que você não dá nada por ele de início e depois acaba se viciando? Foi o caso de "Handsome Mr. Frog" comigo. É um jogo de ação bem casual, com uma premissa bastante satírica (o indie mr. Frog teve seus chapéus roubados por um bando de "normalzinhos" e agora deve recuperá-los) e bastante divertido. Lembra um pouco clássicos como "Bubble Bobble" mas tem personalidade própria. seu maior defeito é ser daqueles jogos em looping, sem um final verdadeiro.

#8- Supercharged Robot VULKAISER



Jogos de "navezinha" são um dos mais clássicos estilos oldschool. "Supercharged Robot VULKAISER" tem todos os elementos dos bons shooters do passado e ainda acrescentou alguns elementos próprios, como a roupagem que homanageia os seriados japoneses dos anos 70 (me lembra em especial o clássico "Pirata espacial' do grande Go Nagai). As dificuldades são bem calibradas, sendo o "easy" bem acessível, o "normal" é desafiante e o "hard" simplesmente enlouquecedor. A última fase me lembra um shooter pouco conhecido de NES mas que eu gosto bastante, "Abadox". Eu canso os dedos jogando "Vulkaiser" mas até agora não enjoei.

#7- Volgarr the Viking



Fantasia medieval é uma das ambientações que mais gosto, daí sempre ter gostado de jogos como "Rastan" do master system. E se você gosta de "Rastan" então "Volgarr the Viking" é uma aposta certa. O jogo tem tudo que deveria ter... espadas, lanças, escudos, elmos, tesouros e centenas de homens- lagarto para serem trucidados. Seu grande senão é a dificuldade absurda, daquelas que faz ter vontade de jogar o controle contra a tela.
Ah, falando no Rastan... ele faz uma participação especial no jogo, ou melhor, seu esqueleto faz..

Rastan, é você?

#6- Alwa's Awakening



Um jogo que vem na trilha dos antigos jogos de aventura estilo plataforma. A premissa é bem clássica, uma jovem de nosso mundo é transportada para um outro mundo mágico dominado por forças malignas e um tirano sinistro (não necessariamente nessa ordem) e agora cabe a ela resolver a situação. O jogo tem muita coisa que eu gosto, como muita exploração e itens que conferem novas habilidades, mas em alguns momentos fica meio confuso o caminho a seguir e aí acaba-se dando voltas e voltas, mais ou menos o que rolava em "Valis: The Fantasm Soldier" do NES,  o que é realmente bem irritante. "Alwa's Awakening" acabou na sexta posição por isso.

#5-Maldita Castilla



Um jogo gratuito do grande Locomalito, desenvolvedor espanhol indie especializado em jogos retro e que os disponibiliza gratuitamente em seu site ( https://www.locomalito.com/  ). "Maldita Castilla" é um caprichado jogo plataforma ao estilo de "Ghouls'n Ghosts" e "Ghouls'n Goblins", ambientado na velha Castela medieval e com criaturas saídas da mitologia européia (espanhola, em especial).
O jogo ganhou uma versão expandida, disponível na loja Steam. Vale a pena conferir.



#4- Shadows of Adam


Até o momento o melhor RPG "estilo JRPG antigo" que já joguei. O jogo tem uma história mais complexa do que parece inicialmente, cenários variados, muito combate onde as diferentes habilidades dos protagonistas fazem a diferença além de Zak & Nik, dois dos antagonistas mais simpáticos que já vi, tanto em jogos antigos quanto retro. Apenas evite se você não goste de RPGs... é um jogo de nicho mesmo.

#3- Oniken



"Oniken" é obra da JowMasher, uma das melhores empresas a produzirem retro-jogos atualmente, e esse jogo junta duas coisas que gosto bastante: ação estilo plataforma e ficção científica estilo "U.S Mangá". A Terra sendo invadida por alienígenas detentores de alta tecnologia e a última esperança é um espadachim calado e mal encarado-Afinal se não for na base da espadada, como salvar o mundo? "Oniken' é um jogo desafiante e conta com uma arte pixelada de primeira.
Ah... E os anos 80/90 foram o momento quando os melhores animes de ficção científica foram criados, em especial em se tratando de OVAs. Nunca ninguém vai me convencer do contrário.

#2- Stardew Valley



Gosto bastante de jogos de simulação, e um de meus favoritos era o "Harvest Moon" do SNES. O que dizer então de um jogo que conseguiu pegar perfeitamente o espírito da franquia "Harvest Moon" e ainda acrescentou muita coisa boa por conta própria, como "Harvest Moon" fez? O jogo é um dos que mais gastei horas na Steam  (mais de 170 horas até o momento) e continuo jogando para conseguir ver todas as linhas de história de todos os personagens. E a trilha sonora é de primeira! Plantar batatas nunca foi tão legal.

#1- Odallus: The Dark Call



Fantasia medieval e terror são uma mistura que costuma dar bons resultados- a franquia "Castlevania" está aí como prova. E para um grande fã de "Castlevania" como eu, "Odallus" é um prato cheio. Sua pixel arte é tão boa que conseguiu superar "Oniken", do mesmo desenvolvedor. O jogo tem detalhes muito legais, como você poder revisitar fases já ultrapassadas e alcançar novas áreas através do uso de novos itens e equipamentos, o que incentiva a exploração. textos encontrados durante o jogo também aprofundam a história, dando mais detalhes do cenário onde a ação se desenrola. O desafio é grande, em especial aquele maldito chefe da parte em que se consegue as asas, mas é daqueles jogos que é difícil de se desgrudar.

Menções Honrosas

* Gunmetal Arcadia Zero


Um jogo de aventura estilo plataforma bem legal. É relativamente curto e não tem nada de realmente extraordinário mas me diverti bastante com ele.

*Slain: Back from Hell


Um dos jogos mais heavy metal que já vi, em um clima bem dark, com muito gore. Um jogo de fantasia medieval de aventura estilo plataforma com um "quê" de ilustração de Boris Vallejo ou Frank Frazetta; de quadrinhos do Alcatena e álbuns de speed ou gothic metal.
O maior senão de "Slain" é que alguns inimigos de fase, como os esqueletos gigantes, são muito chatos de derrotar e isso quebra o ritmo do jogo.


E é essa a minha lista.  Acho que vale a pena lembrar mais uma vez que essa é um lista baseada em gosto pessoal! Se algum jogo que você adora não entrou nela, não precisa se exaltar. Quem quiser deixar a sua própria lista de favoritos nos comentários, sinta-se a vontade. 
T.





Um comentário:

  1. Me interessei no Pier Solar e Shadows of Adam, não costumo jogar muito, mais para me divertir, os meus favoritos são:
    - A lenda de Kaiser (um jogo BR feito no RPG Maker 2000) free, totalmente sensacional, cheio de palavrões e com a trilha sonora sensacional
    - Doom / Duke Nukem 3D / Quake II (sem comentários, joguei muito eles)

    Não consigo pensar em um atual no estilo retrô :P

    ResponderExcluir