22 de fev. de 2014

Skitchin


Vamos disputar uma corrida na qual fazer o adversário cair não é uma atitude desleal e sim, faz parte da disputa! Não, eu não estou falando dos Road Rashes ( Posts futuros serão feitos).
Estou falando de outra raridade 16 bits, do mega drive, o empolgante mas nem tão bom Skitchin.

Andar de patins nunca foi tão emocionante e violento depois de alguma pequenas horas jogando esse game.
Mas fique tranquilo, não vi nenhuma policia em horas jogando esse game.




Historia e Roteiro

Skitchin é um jogo de corrida nos moldes de Road Rash (Jogo de corrida com motos, aonde você pode socar e derrubar seu adversário, ser pego pela policia e se derrubado por outros carros) com alguma ressalvas.

Aqui você está em uma disputa de corrida de patins, no meio de ruas ( eu diria avenidas) com os mesmos elementos de conseguir armas no chão para “porrar” seus adversários, podendo ser atropelado por carros nas vias e ganhar dinheiro para melhorar seus equipamentos.

O acréscimo, até mesmo por conta de não ter motos, é que podemos pegar caronas nos carros, saltar por rampas ( nem sempre é uma boa fazer isso) e desviar de obstáculos.
Em resumo, o jogador é um corredor de patins, que precisa vencer as corridas, ganhar dinheiro e melhorar seus equipamentos e até melhorar as posições nas corridas, que, você só avança se sua posição final for entre os 5 primeiros. 

Gráficos, Música e Efeitos Sonoros

Os gráficos são bons. Diferente das corridas em Road Rash, a pista os objetos e os adversários não são confusos. Você consegue diferir bem cada item da tela e tomar as precauções ou não necessárias para evitar se acidentar bobamente.

Musica é bem empolgante. Ao som de alguns rocks, a batida ajuda você a querer acelerar mais, pegar as caronas nos carros e sempre continuar, mesmo se cair.

Mas os efeitos sonoros são poucos. Buzinas, carro atropelando, porrada no outro rapaz do patins, até porque, em um jogo de corrida assim, não seria necessário mais sons que isso né?!


Controles e Jogabilidade

Apesar dos controles responderem bem, com exceção na hora de dar porrada no adversário, o jogo é meio chatinho para efetuar algumas manobras.
Cair na porrada é geralmente lento. Pegar carona em carros requer uma habilidade tal, que, você pode ser atropelado ou quando achar que vai conseguir, você não agarra no carro.
Tal qual pegar uma arma no chão também.
Fora que geralmente as rampas nas pistas, só te levam a ser jogado fora da pista, batendo em alguma arvore ou poste.

Praticamente, sempre ficara apertando o botão A, direto, pois só assim para pegar armas e caronas, e é claro, o acelerado, botão B. Raramente há uma briga na qual precise socar ou chutar o adversário, botão C.

Pegar caronas que é praticamente o game. Bastando não ficar em pé, para que o motorista não te veja no retrovisor e pare o carro ou algum outro corredor pegue carona no mesmo carro que você e te expulse na porrada, você consegue seguir em eterna viagem.

A cada corrida, você ganha uma quantia em dinheiro, que pode ser gasta na melhoria dos equipamentos. Rodas melhores para os patins, joelheiras, cotoveleiras, luvas e melhores patins também. 

Dificuldade

Se não pegar o macete, que é agarrar nos carros, e avançar pegando caronas nos carros, usando o vácuo do carro da frente ao qual você está agarrado, o jogo fica bem difícil.
É impossível ter uma boa posição final apenas patinando.
Como eu disse antes, e complementando,  é bem lenta as brigas entre os concorrentes, só facilita quando consegue pegar uma arma no chão, que também é difícil.

É um jogo difícil até na corrida em si, se não controlar bem as caronas que conseguir pegar, dificilmente conseguira boas posições, e só com boas posições se avança de fase, e ganha uma boa quantia de dinheiro para melhorar os equipamentos.

Placas, óleos e caminhões na pista são usados para atrapalhar a corrida. E mesmo pegando carona em um carro, se o mesmo mudar de pista, vai requerer sua habilidade para se manter agarrado e não cair no chão.

Até hoje não descobri uma maneira das rampas me ajudarem, sempre me saio mal quando cismo de saltar por elas!

Consideração Final

Skitchin é um jogo legal, mas sua dificuldades ou limitações acabam irritando um pouco.
Depois que você pega o macete de ficar pegando caronas no carros o jogo acaba se tornando mais do mesmo.
Foi boa a tentativa da eletronic arts construir um jogo aos moldes de road rash, mas na faltou implementar ou “desimplementar” algumas coisas, tipo as caronas nos carros, você, se quiser mesmo ganhar, obrigatoriamente em toda corrida tem que fazer o mesmo, o que vai diferenciar vai ser a qualidade dos equipamentos, para acelerar mais na hora de pegar o vácuo.

Quase não se ve os outros corredores também. Apesar do som empolgar, o jogo em si, desempolga com o tempo.
Mesmo assim, continua sendo um bom jogo de corrida, boa alternativa de corrida violenta a road rash

NOTA: 7,0 

2 comentários:

  1. Esse jogo e demais,joguei muito na minha adolescência, conseguia alugar direto, pois ninguém conhecia ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu joguei na casa de do Rod (que foi quem fez o review, inclusive). Ele era fera no jog. Eu me diverti, mas não era lá grande coisa jogando "Skitchin'"
      TP

      Excluir