1 de fev. de 2014

Altered Beast




   Qual o primeiro jogo do Mega Drive que pode ser considerado um clássico?  Minha resposta seria "Altered Beast".

   "Altered Beast" foi o primeiro jogo a ser distribuído com o Mega Drive, posteriormente substituído por "Sonic the Hedgehog 2". É um jogo de aventura side-scrolling estilo arcade ambientado em um cenário com traços de mitologia greco-romana e fantasia. Originalmente "Altered Beast" foi pela Sega para arcades em 1988, pouco depois recebendo versões para vários videogames domésticos, sendo a do Mega Drive a mais famosa, mas também existindo uma versão para Master System (uma versão mais simples da do Mega, bem fraquinha e com jogabilidade muito truncada, diga-se de passagem) e uma para Famicom (lançado apenas no Japão, um jogo muito diferente, com gráficos pobres, mas com novas transformações como leão e tubarão e jogabilidade razoável). 


História e roteiro


   Entre os jogadores mais novos tornou-se costume detratar jogos antigos, classificando-os de "sem roteiro", "sem história", "enredo clichê",etc. Acho interessante isso vir de jogadores cuja época deu prêmios para jogos como "Plants vs Zombies" (Nossa... zumbis vão invadir sua casa e você vai plantar um jardim para se defender... isso sim é um roteiro realmente trabalhadíssimo!) e que boa parte dos jogos são FPS praticamente todos iguais! Lembro em especial de "Counter Stryker"... Qual o objetivo do jogo? os contra-terroristas devem evitar que os terroristas explodam uma bomba. Mas por que os terroristas querem explodir uma bomba? Porque são terroristas, ora! E os outros FPS? Salvo exceções como "Metro 2033" ou "Deus Ex", a maioria basicamente se resume a "atire em todos os oponentes", Mas por que? Porque são inimigos, ora. Profundo... realmente profundo...).



O roteiro de "Altered Beast" segue a linha da época em que foi feito. Os jogos, em especial os de estilo arcade, eram centrados na ação. O objetivo do jogo era fundamentalmente um pretexto, em pano de fundo, para a ação e a aventura em sí. Quanto a ser "clichê" ou "batido', lembre-se que estamos falando de um jogo que tem mais de 20 anos... será que era realmente algo tão batido assim na sua própria época?






   Estamos fugindo do foco... vamos voltar à história. Zeus, o deus maior do Olimpo, tem sua filha Atena sequestrada por Neff, um feiticeiro maligno,  careca e com um gosto para roupas um tanto extravagante. Neff também tem o hábito de gargalhar alucinadamente, afinal ele é um vilão e ter uma risada maligna é pré requisito par ser um vilão de verdade. Neff pretende sacrificar Atena em um ritual maligno em uma cidade sombria e assim ampliar seus poderes. Ele é um feiticeiro maléfico, afinal... Esse é o tipo de coisa que se espera que ele faça, certo?




   Para salvar Atena, Zeus usa seu poder divino para trazer de volta à vida um bravo centurião romano morto em batalha. isto é um tanto estranho, já que centurião é um posto do exercito romano e Zeus é uma divindade grega. Aliás, já que estamos falando de algo estranho, não é curioso um deus ter poder de trazer alguém de volta a vida mas não poder usar esse poder para resgatar sua filha pessoalmente? Enfim... relevemos... relevemos...

   A partir do momento em que recebe a ordem de levantar de seu túmulo ("RAISE FROM YOUR GRAVE!", uma das frases do Mega Drive que marcaram época!) o centurião começa uma jornada em busca da jovem deusa sequestrada, lutando contra as mais variadas criaturas monstruosas. Sua busca vai levá-lo por vários daqueles lugares que qualquer guerreiro que se preze deve passar para merecer o título, iniciando no próprio cemitério onde seu corpo repousava, prosseguindo por uma floresta sombria e enevoada, cavernas cheias de insetos gigantes e fossos sem fundo, até alcançar o palácio de Neff e finalmente enfrentá-lo num confronto final na cidade perdida de Dis. Épico, não? Não tem como discordar.



O grande destaque do jogo são as metamorfoses. Ao derrotar um cão branco de duas cabeças (lembra-me um pouco o Ortho da mitologia grega) uma orbe mística aparecerá. Ao recolhe-la, o centurião passa por transformações que o tornam mais poderoso. As duas primeiras aumentam seu porte físico até o ponto dele parecer um campeão de fisiculturismo com força sobre-humana, enquanto a terceira orbe torna-o um híbrido entre ser humano e animal. Existem 5 homens-fera no jogo: lobo, dragão, urso, tigre e lobo dourado, cada um com suas especificidades e com habilidades que são fundamentais para se derrotar o oponente final e cada estágio.



Gráficos





   Os gráficos são bons. Datados, mas bons. O sprite do personagem é bem feito para algo feito no fim dos anos 80 e seus movimentos são bem razoáveis. Os sprites os inimigos variam de muito legais, como o demônio alado da fase 4 até horríveis, o homem-cavalo roxo da fase 5, em especial, merece entrar em qualquer lista de personagens de videogame mais toscos do mundo.


   Os cenários e telas de fundo das fases são bonitos. Foi um dos primeiros jogos a dar a impressão de possuir "camadas"ou "planos". Na fase 3 , a caverna, estalactites e estalagmites estão em primeiro plano, dando um efeito bem legal, assim como os cipós da fase 2, a floresta. Dentre todos os cenários, o que eu pessoalmente acho mais bonito é o cemitério, logo na primeira fase,  o qual possui o fundo mais detalhado, com direito a estátuas de touros. Uma possível referência a ilha de Creta? 

Música e efeitos sonoros

   Os arranjos das músicas do jogo são bem legais, em especial a da abertura a da primeira fase. Sempre gostei da música que toca entre uma fase e outra também, que lembra algo como música tocada em orgão. Os efeitos são bons para a época, incluindo já vozes humanas em uns poucos momentos no decorrer do jogo. A placa de som não era o ponto forte do Mega Drive e isso prejudicava um pouco a qualidade do áudio, mas para a época foi bastante surpreendente.



Dificuldade e controles


   Como era de praxe para a época, o jogo é bem difícil. Você possui apenas 3 vidas, sem direito a continues ou mesmo a passwords (a vida era dura no final dos anos 80, não?) e até onde eu sei não dá para ganhar vidas durante o jogo. O centurião possui 3 barras de energia, o que inicialmente parece muito, mas alguns inimigos fazem muito dano e também não é possível recuperar energia durante o jogo (estou dizendo que as coisas eram difíceis...). Os chefões de fase fazem bastante dano, mas em geral existe uma forma correta de enfrentá-los e depois de descoberta não passa a ser um trabalho tão difícil assim. Eu acho o ser reptiliano da fase 4, no palácio de Neff, um dos chefes mais trabalhosos para ser vencido, além do chefe final da fase 5, na cidade maldita de Dis.


   Os controles são razoáveis. Um botão para socar, um para chutar e um para saltar. Direcional para andar para esquerda, direita e se agachar. Ao se saltar e apertar o diagonal para cima, o salto será mais alto que o normal. Os comandos da versão Mega Drive respondem razoavelmente bem, sem maiores problemas.

Comentário final

   "Altered Beast" foi um dos jogos a iniciar a era dos 16 bits e um dos seus primeiros títulos a merecer o título de clássico. Pode ser considerado um jogo datado em muita coisa, e com inegáveis limitações técnicas devido a época, mas suas qualidades ainda superam tais aspectos. É especialmente recomendado para retrogamers, jogadores que apreciam jogos old-school e fãs do estilo de jogo arcade ou side-scroller. Os jogadores mais novos podem conferir o jogo nas várias coletâneas em que ele saiu (como Sega Smash Pack, Sega Genesis Collection ou Sonic´s Ultimate Genesis Collection), além do jogo também figurar entre os 20 jogos do MD Play (o Mega drive portátil) lançado pela Tectoy e estar disponível no Virtual console para download. Vale a pena o investimento tanto pela diversão em sí quanto pelo valor nostálgico e histórico do jogo.


NOTA: 8,0 


Curiosidade: A cidade de Dis aparece na obra literária "A Divina Comédia" de Dante Alighieri, compreendo em seu interior do 6o ao 9o círculo do Inferno. Suas muralhas são guardadas por anjos caídos e fúrias e nela os piores pecados são punidos.

0 Comments:

Postar um comentário