7 de fev. de 2014

Phantom Fighter


   Você gosta daqueles filmes de kung fu antigos? Aqueles bem trash mesmo, tipo “A Guilhotina Voadora”?  Procure ver então “Mr. Vampire”, um filme chinês que mistura comédia, terror e artes marcais lançado em 1985. Ou melhor ainda! Tente jogar o jogo de NES inspirado nesse filme, “Reigen Doushi”, que lançado em 1988 no Japão e dois anos depois nos EUA, rebatizado como “Phanton Fighter”!

   Na tradução do título já começaram os problemas... o jogo é sobre as aventuras do mestre de kung fu e exorcista  Kenchi  em sua luta contra os kyonshies, uma espécie de vampiro-zumbi saltador com garras afiadas. Essa criatura da mitologia chinesa não tem nada a ver com um fantasma (“phantom”, em inglês). Por que o título do jogo no ocidente é esse? Vai saber... de repente ninguém nos EUA fazia a menor ideia do que é um kyonshi...



História e Roteiro




   Mestre Kenchi e seu assistente vagam pela China antiga, visitando aldeias que possam precisar da ajuda de velho lutador, especialista em lidar com as criaturas sobrenaturais conhecidas como Kyonshies. Após uma tempestade, o selo que mantinha aprisionado uma dessas antigas criaturas soltar-se, e Kenchi vai precisar usar toda sua arte para resolver a situação. Um roteiro simples, bem próximo do filme em que o jogo foi inspirado.



   No jogo você guiará Mestre Kenchi e seu assistente por 8 vilas, infestadas pelos zumbis-vampiros, sendo cada uma progressivamente mais difícil que a anterior e com suas próprias pequenas particularidades (em especial os diferentes chefes).  As vilas são basicamente iguais, apenas a ordenação dos edifícios muda, exceto o do chefe da fase que é sempre o último.

   Para saber o que é um edifício, basta parar com Kenchi em frente à porta e apertar o botão A ou B. Uma mensagem sobre o prédio aparecerá. Para entrar no prédio aperte direcional para cima quando seu personagem estiver em frente a porta.



   Os edifícios nas vilas são:

  • Templo: Mestre Kenshin pode descansar aqui e recuperar toda sua energia quantas vezes quiser. ATENÇÃO! A partir de um determinado ponto do jogo, você terá que livrar o templo dos Kyonshies antes de poder utilizá-lo! Recomendo sempre passar primeiro no templo, em cada fase, para saber se ele está livre ou não, antes de fazer qualquer outra coisa.
  • Salão de Treino/ Training Hall: Uma academia de artes marciais, onde pode-se aprender novos movimentos e golpes. Para ser atendido pelo mestre local deve-se primeiro responder uma pergunta (consultar o guia no fim do review). Em caso de acerto, o mestre local apresentará uma lista de golpes e movimentos para serem aprendidos, em troca de pergaminhos ancestrais/ ancient scrolls.
  • Locais de pedra de jade: Para romper o selo do local onde o chefe de fase se encontra, deve-se coletar três pedras de jade, guardadas por diferentes Kyonshies. Quando uma pedra é coletada, a energia de Kenchi é totalmente recuperada. Os edifícios com pedras de jade são aqueles onde a frase “There´s Danger is in the Air” aparece aos serem investigados. Após a vitória de Kenchi, a frase “What? Nothing is happening?”.
  • Edifícios infestados: as casas dos moradores estão repletas de vampiros- zumbis. Ao infestigar o prédio, a frase “Kyonshies are Here” identifica tais locais. Ao limpar o local, Kenchi pode receber uma recompensa do morador, seja um item ou uma certa quantidade de pergaminhos ancestrais. Por vezes pode ser substituído pela frase “Kyonshies are not Here’, após a vitória de Kenchi no local.
  • O esconderijo do chefe de fase: Sempre o último local da vila. Identificado pela frase “Open the Sealenter”. Ao se conquistar as três pedras de jade é substituída pela frase “Enter with Courage”.
  Durante o jogo, o assistente de Kenchi funciona basicamente como uma interface de jogo, sendo ele que pergunta o que Kenchi quer fazer (sair do edifício em que está, usar algum item dentre os carregados pelo assistente, fornece o password após o Game Over, etc), embora em alguns momentos do jogo possa cumprir um papel um pouco maior.

Gráficos



   Datados. Essa talvez seja a melhor forma de descrevê-los. Não são especificamente ruins, mas em vários aspectos denunciam estar ultrapassados: os personagens são geométricos demais e quase de uma única cor (por exemplo, Kenshi é amarelo, o assistente é vermelho), com apenas alguns detalhes em variações mais claras ou escuras da cor. Os sprites de Mestre Kenshi e do assistente são bem melhores que os dos NPCs do jogo, desenhados de forma mais simplista, mas mesmo eles possuem pouco detalhamento. Dentre os oponentes, a principal variação é de cor ou tamanho, ou pequenos detalhes (a Kyonshi feminina usa uma rabo de cavalo, por exemplo), apenas alguns dos chefes de fase se diferenciando bastante.
   Os cenários realmente fazem bem a ambientação. Parece realmente um cenário de filme passado na China antiga, embora bem estilizado devido as limitações do hardware da época.

Músicas e Efeitos Sonoros

   A música tema não é ruim. Tem um toque de trilha sonora de filme de kung fu. O Problema é que praticamente é a única do jogo! A médio prazo se torna algo enfastiante. Não compromete, mas não confere destaque ao jogo.
   Os efeitos especiais são simples, sem nenhum destaque.

Controles e Jogabilidade




   
Os movimentos de Mestre Kenchi são até bem fluidos para um jogo de 8 bits, e os controles respondem bem. As lutas são difíceis por outras razões.
Os comandos básicos são:
  • Direcional: Movimenta Kenchi pelo cenário. Botão para cima fez o lutador saltar; Botão para baixo faz ele se agachar.
  • Botão A: Chute
  • Botão B: Soco
  • Start: Pausa o jogo.
  • Select: Não serve para nada.
   Os golpes de Mestre Kenchi, assim como seus saltos e velocidade vão melhorando no decorrer do jogo, conforme o jogador for trocando pergaminhos por golpes e habilidades na academia de artes marciais.

Dificuldade

  Inicialmente o jogo pode ser bem frustrante. As minhas primeiras tentativas me faziam pensar que o jogo beirava o impossível. Quando você pega o jeito, o jogo fica relativamente tranquilo por um tempo, até mesmo parecendo repetitivo. Aí a dificuldade sobe de novo, como uma montanha- russa. É um jogo realmente calcado na prática, onde cada partida jogada faz diferença na curva de aprendizado.

   Existem vários tipos de Kyonshies no jogo, com pequenas diferenças no aspecto. Cada tipo tem diferentes velocidade, força e resistência e os chefes possuem habilidades especiais:

  • Zanchi: Um Kyoshi verde. O tipo mais básico e comum de kyonshi, sem pontos fortes ou fracos marcantes
  • Sosekushi:  Kyoshi mulher, de cor rosa. Pouco resistente.
  • Kimenshi:  Kyoshi obeso. Bastante resistente, pouco veloz.
  • Ryukyoshi: Kyoshi bem alto, que ataca com saltos curtos.
  • Weekyoshi: Kyoshi anão. Difícil de acertar e veloz, mas resiste a poucos golpes.
  • Raunshi:  Um dos chefes. Ataque bem forte, apesar dos braços curtos.
  • Genyoshi:  outro Kyoshi chefe. cria cópias/ ilusões de si mesmo.
  • Shanshi: A mulher fantasma do cemitério. Aparece em uma única fase.
  • Raunshi: Kyonshi chefe de fase. Arremessa facas.
  • Conshi: Não é um inimigo! A criança Kyoshi acompanhará Kenchi e lutará ao seu lado se for acordado com o sino mágico/ bell, embora eu não consiga ver uma razão cabível para levá-lo junto.
  • Existem alguns chefes que não identifiquei o nome, como um que usa eletricidade, outro que voa velozmente e um que quando aterriza após os saltos causa um pequeno terremoto que derruba Mestre Kenchi no chão. 

  O jogador dispõe apenas de uma vida, perdida quando a barra de energia de Kenchi é zerada. Contudo o jogo conta com infinitos Continues, e passwords são fornecidos para não precisar começar sempre do início após se levar o “Game Over”.

   Alguns itens no jogo servem para ajudar Mestre Kenchi:
  • Ancient Scroll/ Pergaminho ancestral: Troque por novos golpes e habilidades.
  • Tonten: Um espelho mágico que com seu fulgor arremessa os vampiros-zumbis para longe. É frágil e quebra rápido.
  • Talisman: Aqueles talismãs de papel que aparecem em filmes orientais  animes. Tiras de papel com orações escritas. Paralisam os Kyonshies aos erem afixados em suas testas com um soco. A paralisia dura por pouco tempo, ou até o monstro ser golpeado.
  • Sacred Sword/ Espada Sagrada: espada com longo alcance e que projeta o oponente para longe, mas pouquíssimo dano. Serve em especial para jogar longe os oponentes quando Kenchi for encurralado. É frágil e quebra rápido, como praticamente todo item que se usa em combate...
  • Bell/ Sino: O sino mágico desperta a criança kyonshi chamada Conshi. O bebê zumbi é encontrado imóvel em algumas fases, adormecido. O sino o acorda e ele entra no grupo, passando a acompanhar Kenchi e seu assistente e podendo combater dentro dos edifícios no lugar do mestre de kung Fu. Isso é mais uma curiosidade do que qualquer outra, pois Conshi em termos de luta beira a inutilidade plena. Para ser franco, Conshi é um dos personagens mais inúteis que já vi no mundo dos videogames.
  • Jade: Pedras de jade arredondadas. É necessário coletar três para alcançar o chefe de fase.
Comentário Final



   Um jogo bem hardcore com algumas ideias e aspectos bem legais, mas seu grande senão é ser um tanto repetitivo, podendo tornar-se cansativo. “Phantom Fighter” é até bem divertido quando se pega o jeito, mas fica-se com a impressão que seria melhor ter menos fases no jogo do que as oito existentes, pois todas são bem parecidas, apenas com pequenos detalhes variando. O que funcionou para mim foi ir anotando os passwords e ir progredindo no jogo aos poucos, dando um tempo quando farto. Recomendado para fãs de jogos retro e fãs de filmes de kung fu.



NOTA: 5,5


EXTRA

Perguntas e respostas do Salão de Treino/ Training Hall

  1. Name an FCI video game? Todos são. Escolha qualquer resposta (O sucesso da FCI é milenar, pelo jeito).
  2. Why do Kyonshies come out only at night? Hate the Sun 
  3. What country do Samurais come from? Japan 
  4. What is another word for one? Indiferente. Responda qualquer uma. 
  5. Who built the Great Wall of China? Indiferente.Responda qualquer uma. 
  6. What is the food Kyonshies hate? Ice Cream (não se isso é mitologicamente certo, entretanto...)
  7. Who created Ultima? Lord British (Já existia esse jogo na China antiga???) 
  8. What is Kyonshi's most powerful weapon? Sharp claws 
  9. What is the skill when you hold an opponent's arms from the back and throw him backward? Dragon Suplex 
  10. What kind of place do Kyonshies usually live in?  Indiferente. Qualquer resposta serve. 
  11. Whay is a horrible skill when you head- banged against an opponint's head? Indiferente. Qualquer resposta serve.
  12. What is the famous Chinese newspaper? Wall Poster.
  13. How many stars are there in the american flag? 50 (EUA... país antigo... milenar).
  14. What is the best thing used to capture Kyonshies? urn (menos nesse jogo... aqui a coisa é na base da porrada).
  15. What is a Chinese martial art usually called? Kung FU ("Everybody was kung- fu fighting").
  16. What is the best method to make sure kyonshies never revive again? Fry in oil (Quanta violência!)
  17. What is the teaching taught by Confucius called? Confucianism (Não me diga!).
  18. What's the name of George Bush's dog? Millie (George Bush já era conhecido na China Antiga? Que grande estadista!)
  19. Who is the emperor called the Last Emperor? Fugi (O jogo se passa bem antes da época do Fugi... Pelo jeito, Mestre Kenchi é capaz de enxergar o futuro...).

0 Comments:

Postar um comentário