13 de fev. de 2014

ESWAT: City Under Siege



   Uma das idéias fantasiosas mais típicas dos videogames é de que um único indivíduo pode salvar o mundo. Essa ideia estilo "The Power of One" permeia quase todos os jogos da era 8/16 bits. preciso dar um exemplo?


   Imagine então que uma megalópole está tomada por delinquentes e no meio de um surto de violência. E agora? 

   Sem problema! Um único policial cheio de boas intenções, determinação e bem treinado é suficiente para tudo se resolver. E se ele contar com equipamento ultra avançado, melhor ainda!

   Este é o caso de "ESWAT: City Under Siege", lançado em 1990 para o Mega Drive. Adaptação de um arcade de 1989 ("ESWAT: Cyber Police"), o jogo é um plataforma sidescroller que lembra muito a mecânica dos jogos da série "Shinobi". Além do Mega Drive também foi feita uma versão para Master system, muito mal recebida na época e que em breve receberá um review aqui no OSD.


História e Roteiro

   Em um futuro próximo, as ruas de City of Liberty são tomadas por uma horda crescente de malfeitores, bandidos & correlatos. Um ótimo jeito de dar boas-vindas ao jovem oficial Duke Oda, recém-chegado à Cyber Police Force para ser um dos membros da ESWAT (Enhanced Special Weapons and Tactics). 

   
   Antes mesmo de ter tempo para esquentar sua cadeira na delegacia, Duke Oda é um dos policiais incumbidos de lidar com a situação, a qual é mais complexa do que pode parecer a primeira vista. Por trás da infestação de punks com óculos escuros e atiradores de roupa cáqui encontra-se uma misteriosa organização criminosa com acesso a mais alta tecnologia, E.V.E, que tenciona tomar o controle da cidade.

   A trama vai se desenrolando conforme Duke avança no combate a E.V.E. Inicialmente designado para ser um dos policiais que atuam na linha de frente nas ruas de City of Liberty, o jovem oficial vai subindo rapidamente na hierarquia da corporação, recebendo missões mais delicadas e perigosas até o confronto final com a mente por trás da organização criminosa.

   A alta tecnologia dominada pela E.V.E é posta às claras sem demora... androides, um helicóptero-robô, ciborgues... com certeza não se trata de uma gangue comum. Seguindo o que diz o velho ditado, "combater fogo com fogo", Duke Oda vai ter acesso a um dos trunfos da Cyber Police a partir da fase 3: o ICE Combat Suit, equipado com armas poderosas (incluindo um lança foguetes! Fabuloso, não?) e um jato propulsor acoplado às costas, capaz de levar Duke às alturas no combate ao crime.

   No geral o enredo lembra muito os filmes e animes/ mangás da época. Se você gostava dos desenhos que eram exibidos pela Manchete no "U.S Mangá' ou assistiu aos primeiros filmes da franquia "Robocop" vai entender. A história e o personagem não são trabalhados a fundo. O oficial Duke Oda nunca chega a ser nada mais que "o cara da armadura cibernética", mas isso de forma alguma compromete o jogo.

Gráficos e efeitos visuais



   Os gráficos são bons sem serem extraordinários. O sprite de Duke Oda é bem feito e se movimenta bem. O mesmo pode ser dito da maior parte dos vilões, em especial dos chefes de fase, mais bem trabalhados que a média.

   As cut scenes e a abertura são bem legais para a época. Recomendo assistir, até porque dá para entrar mais no clima do jogo.

   Os cenários são muito bonitos. O cenário da primeira fase em especial chama a atenção com seu céu púrpura e prédios com janelas iluminadas ao fundo, destacando-se como um dos mais bonitos do jogo. O cenário da segunda fase, a prisão, também é bem interessante, com um clima sombrio e tons verde escuro e preto que lembram os animes lançados diretamente para vídeo da década de 80. 



Música e Efeitos Sonoros




   As músicas e efeitos sonoros cumprem bem seu papel. Músicas boas sem serem memoráveis e efeitos especiais melhor que a média da época dão um bom complemento aos gráficos.


Controle e Jogabilidade




   Os controles são ágeis e respondem bem. Basicamente, um botão é usado para ataque, um para saltar e um para selecionar as armas do ICE Combat Suit:


SEM o ICE Combat Suit (fases 1 e 2)

  • Direcional Para Direita e Esquerda: Move Duke Oda nessas direções.
  • Direcional para cima: Mirar para cima, em um ângulo de 90o. Ao pular você pode pressionar  direcional para cima para o pulo ser mais alto.
  • Direcional para Baixo: Agachar. Pode-se atirar agachado, e se Direcional para Direita ou Esquerda for pressionado enquanto o policial estiver agachado, ele vai se deslocar abaixado na devida direção. Apertar para baixo e o botão de pulo faz Duke descer de alguma plataforma em que ele se encontre.
  • Botão A: Saltar
  • Botão B: Atirar
  • Botão C: Saltar
  • Start: pausa o jogo.

COM o ICE Combat Suit (a partir da fase 3)

  • Botão A: Troca armas da armadura cibernética.
  • Botão B: Atirar
  • Botão C: Saltar e Ativer o jato. Aperte C duas vezes e segure o botão para voar com o jetpackPara usar o jato basta apertar e segurar o botão de saltar. O combustível gasta rapidamente, mas se recarrega sozinho em pouco tempo.



Dificuldade




   Esse é um aspecto do jogo que merece destaque: A dificuldade pode torná-lo bem frustrante.  Nas duas primeiras fases, quando Duke Oda ainda não recebeu seu traje de combate, a dificuldade do jogo não é nada demais. A partir do estágio 3, já vestindo o ICE Combat Suit, a dificuldade do jogo cresce de forma absurda. A própria fase 3 é bem mais difícil que as 2 primeiras fase do jogo juntas! Um aumento bem abrupto na curva de dificuldade do jogo!

  Algo que também colabora de forma negativa para a dificuldade do jogo é ter de recomeçar a fase desde o início quando se perde uma vida Não há nenhuma espécie de save point nem nada parecido durante o jogo. Isso pode ser bem frustrante, em especial a partir da fase 3, quando trechos bem difíceis começam a aparecer com mais frequência.

Comentário Final




   Um típico representante dos jogos de aventura "plataforma & sidescroller" que foram o ponto forte do Mega Drive. "ESWAT: City Under City" é um jogo desafiador e divertido, sem ser especialmente marcante. Uma boa adição a biblioteca de jogos do Mega Drive, mas de forma discreta.

   Recomendado para retrogamers, fãs de jogos estilo arcade e para a galera que curte a temática cyberpunk e animes de ficção científica da década de 80.

NOTA: 7,5

0 Comments:

Postar um comentário