18 de out. de 2019

Divagações Oldschool: Meu cartucho de "Ducktales"



Era 1992. Eu não havia ido à escola naquela tarde no meio da semana. Não lembro bem porque... acho que eram férias de meio de ano... Enfim... Eu jogava Phantom System esparramado no sofá, sozinho. O que eu jogava? "Gauntlet"? "Yo! Noid", talvezNão consigo me lembrar também... De qualquer forma, eu jogava e a campainha tocou.
Aborrecido, fingi não escutar (e quem nunca fez o mesmo enquanto jogava que atire a primeira pedra) e continuei a partida. Minha avózinha, que havia atendido a porta, veio me avisar que um amigo queria falar comigo no portão. De má vontade pausei o jogo e fui.
-"Oi, está fazendo o que ?"- perguntou-me o tal amigo.
-"Jogando".
-"Já jogou esse?"- e mostrou-me o cartucho de "Ducktales". Não um dos originais, cinzentos, da Nintendo, mas um daqueles pretos, extra-oficiais, produzidos por aqui mesmo.
-"Não"- a má vontade sumiu no ato à vista de um jogo desconhecido- "É bom?"
-"É, mas eu já zerei. Quero vender essa fita- aquele garoto parecia um mascate dos anos 1920.... estava sempre vendendo algo- "Quer jogar pra conhecer?"
-"Quero sim."
Já a sala, após minha avó ser devidamente cumprimentada com um "Oi, Tia! Tudo bem?" quando passamos pela cozinha, trocamos os cartuchos o console e logo o START já estava sendo pressionado. Meu amigo me ensinou os controles básicos e me deixou jogar. Eu simplesmente adorei o jogo.
-"Vai querer?"
-"Quero sim, mas quanto?"
Ele disse o valor. Não lembro quanto, mas era bem menos que o preço de um cartucho novo na época. Vamos dizer que, em valores de hoje, seriam uns R$50,00. Era apenas o cartucho, sem caixa ou manual... "loose", como se fala hoje em dia (na época sequer sonhávamos que esse termo existia). Não era de se espantar. Nem ele, nem eu, nem quase nenhum de nós prestávamos atenção a esse tipo de coisa na época. Caixas eram jogadas fora por mães, manuais se rasgavam ou se perdiam... enfim... eram outros tempos. O importante era o cartucho, o jogo.
Obviamente eu não tinha o dinheiro e aí bateu aquela preocupação... será que ele esperaria até meus pais chegarem em casa a noite para eu tentar conseguir o dinheiro? E se ele vendesse para outro garoto nesse meio tempo? O que não faltava naquela rua eram jogadores de videogame! E o filhote de mascate dificilmente ia se negar a vender o jogo se alguém já viesse com o dinheiro a mão.
Titubiei um pouco, mas realmente eu queria aquele jogo. Meio sem-graça fui explicar a situação para minha avó e perguntar se ela tinha o dinheiro e poderia comprar o jogo para mim, porque eu havia adorado o jogo e estava bem mais barato do que a loja e tudo mais.
Minha avó concordou, toda carinhosa. Eu mal acreditava. Agradeci muito, entusiasmadamente. Minha avózinha foi até o armário dela, tirou a bolsa onde guardava seu dinheiro (acho que todas as avós dos dos 90 tinham uma bolsinha como aquela), voltou com a quantia combinada e assim, antes mesmo do jogo sair do pause, o cartucho era oficialmente meu, enquanto o guri caía fora com a grana no bolso.
Joguei muito aquele dia, até escurecer. Meu irmão mais novo chegou da rua e eu já gritava para ele vir atá a sala antes mesmo dele fechar o portão. Eu tinha que mostrar o jogo para ele- que adorou também, embora não na mesma escala que eu.
E aquela tarde foi só o começo. Eu não sosseguei até zerar o jogo- naquela época eu não sabia que havia mais de um final e consegui apenas o fim de jogo mais simples, Muitos anos se passaram até eu conseguir o final melhor. Mesmo depois de zerado, ainda ojoguei diversas vezes. Poucos jogos, até hoje, me divertiram tanto quato "Ducktales".
Tudo naquele jogo me deliciava. Eu adorava ficar catando tesouros escondidos. Achei a energia extra escodida o castelo da Transilvânia atrás de uma parede falsa. Encontrei os tesouros extras na Lua e na mina. Explorava cada recanto das fases. E a linda música tema da fase "The Moon" até hoje é a minha "música de game" favorita! 
Não saberia dizer quantas horas gastei com "Ducktales" até o Mega Drive chegar nNatal de 1993. Muitas, muitas mesmo, e daquele tipo que parecem passar rápido, sem você sentir. Mesmo após a chegada do Mega Drive, "Ducktales" continuou sendo um dos meus jogos favoritos. Até hoje, juntamente com "Super Mario Bros 3" do NES e "Sonic the Hedgehog 2" do Mega, considero "Ducktales" um dos melhores jogos plataforma já feitos. Um clássico atemporal.
Já se passaram quase trinta anos desde aquela tarde. Não tenho mais nem minha avó nem o cartucho. Só tenho as lembranças, essas lembranças que para mim valem mais do que a coroa perdida de Genghis Khan, que o cetro do Rei Inca ou qualquer outro dos tesouros que o Tio Patinhas conquista no jogo.

Um comentário:

  1. Gostei da história. Sua vida com o Mega começou na mesma época em que a minha com o Dynavision iniciou: dezembro de 93.

    ResponderExcluir