3 de out. de 2019

Divagações Oldschool: Eu e os "secret rooms"


Já que minha última postagem foi sobre o aposento secreto de Chris Houlihan em "The Legend of Zelda: A Link to the Past", por que não falar um pouco da minha experiência com aposentos e fases secretas nos meus tempos de explorador de poucos bits?
Pelo que me lembro a primeira vez que encontrei uma sala oculta foi por acaso... uma bomba largada sem querer perto d euma parede em "The Legend of Zelda" do NES fez um buraco que dava entrada para outro aposento. Na verdade não sei dizer se realmente conta como um aposento secreto já que as rachaduras na parede o denunciam. Eu que na época não tinha reparado mesmo... era muito novo... isso foi em 1991, se não me engano.
A primeira fase secreta que realmente eu encontrei procurando foi o "Level 0" de "Toejam & Earl", do Mega Drive. E é uma história muito "anos 90": foi em 1993 ou 1994, tanto faz, e na época eu fazia natação. Certo dia, no vestiário, conversávamos sobre videogame e alguém falou que tinha alugado "Toejam & Earl" no fim de semana. Um outro sujeito comentou que tinha chegado na "fase zero", onde tinha ma barraca de limonada. O cara contou que usou um par de asas e saiu voando pela fase até se jogarr em um buraco/abismo perdido no meio da água.
Lembro que na época ouvi com certo ceticismo e não comentei nada, mas quando aluguei o jogo, resolvi testar. No lugar das asas escolhi usar aquela bóia de borracha amarela  e saí navegando mar afora.
E não é que encontrei? Achei de fato a tal ilhota com o buraco, me jogue pela borda e voilá! A fase zero! A fase zero realmente existia!

A fase zero! A fase zero!

Ganhei uma vida na barraca de limonad, recuperei energia na jacuzzi e caí fora, contente com a descoberta. Ao se jogar pela borda do abismo você retorna automaticamente para o andar mais alto que conseguiu chegar no jogo. Simplesmente perfeito.

Olha onde fica o buraco!
Com tempo fui achando outros locais ocultos, alguns na base da teimosia e persistência, outros com uma ajudinha da internet, como foi o caso da sala secreta comolocada por Warren Robinett em "Adventure", do A tari 2600, como uma bem-humorada vingança contra o fato de não creditarem os desenvolvedores dos jogos na época.
O próprio "Top Secret Rom" de "A Link to the Past" eu sube por intermédio da internet, Demorei um pouco para encontrar... na verdade uma pouco mais que "Um pouco'. Valeu a pena? Em termos de jogo... não... as 250 rupees que consegui não fizeram muita diferença. Valeu pela curiosidade de encontrá-lo e para confirmar que, para um herói, Link não tem lá muitos escrúpulos quando se trata de pegar dinheiro alheio achado na casa dos outros.
E a lista podia continuar... teve a fase das vacas assassinas de "Diablo II" (recomendo a todos visitar pois sua vida não estará completa sem isso), aposentos secretos em "Milon's Secret Castle" do NES (adoro esse joguinho) e teve também as várias warp zones dos jogos de Super Mario Bros do Nintendinho- inclusive achei a primeira warp zone do "Super Mario Bros" sozinho e sem querer, acredite você ou não... e o primeiro pé-de-feijão que leva até as nuvens também! E por aí vai...

Costumo dizer que os jogos antigos são uma mina de segredos e agora soube de mais um... o aposento secreto de Warren Robinett não foi o primeiro Easter Egg dos games! Aparentemente no jogo "Starship1" de 1977 se você apertar uma determinada combinação de botõess aparece a frase "Hi Ron!" antes do jogo começar!

Eu tenho que ver isso!


0 Comments:

Postar um comentário