19 de set. de 2020

Divagações Oldschool: Grata Surpresa

 

No início dos anos 90 obviamente não contavamos com todas as facilidades da galera de hoje para conhecer um jogo. Na hora de alugar uma fita basicamente tinhamos no máximo alguma revista especializada, e na maioria das vezes nem isso! Eram só as fotos na parte de trás da caixa do cartucho e olhe lá! E quanta gente já não foi ludibriada por aquelas fotos?
E tal situação ainda piorava nos dias que você chegava na locadora e já tinha sido quase tudo alugado... só te restava a nada animadora opção de ficar vasculhando as prateleiras mais baixas em busca de algo minimamente interessante.
Em geral em vão... quantas lembranças de diversão frustrada foram geradas assim? Todo veterano dos tempos de poucos bits tem dessas desventuras para contar. 
Mas... nem sempre... 
Vez ou outra você era premiado com a grata surpresa de uma hidden gem subvalorizada- aquele joguinho injustiçado que merecia um pouco mais de reconhecimento e um lugar um tantinho mais alto ns prateleira. Aconteceu comigo um par de vezes.
A primeira não foi realmente comigo... um vizinho alugou "Werewolf: The Last Warrior", do NES, e me chamou para jogar no domingo. O jogo surpreendeu, sendo um clone de "Castlevania" bem razoável. 
Meu caso também foi com um jogo de Nintendinho. Eu nem cheguei tão tarde na locadora. Era hora do almoço ainda, mas naquele dia excepcionalmente quase todos os jogos já estavam com a maldita tirinha de papel rosa ou amarelo escrito "ALUGADO" enfiada nas caixas. De nariz torcido aluguei "The Goonies 2" e, felizmente, me surpreendi.
Olhando para o jogo se compreende meu ressabiamento inicial. Os gráficos passam longe de serem algo impressionante. Coloquei o cartucho para rodar inicialmente com aquele ar de "fazer o quê", o qual aos poucos virou genuíno interesse.
Nao que seja um dos meus jogos favoritos... não passa perto, mas é um plataforma com toques de adventure e RPG até legal. Os gráficos ajudam pouco, de fato, mas também não são de doer as retinas. É aquele jogo que você nem sabe dizer como nem porque, mas te pegou. Joguei bastante e um velho amigo, parceiro habitual de jogo, também curtiu. Só não avançamos mais porque é o tipo de jogo que ler o manual ajuda muito, e a locadora não disponibilizava os manuais para o jogador, e meu inglês aos 11 anos era menos que incipiente. Não fosse por isso garanto que teríamos ido mais longe!
Pois é... tem dias que nem a prateleira de baixo consegue fazer a sorte deixar de sorrir para você. Era raro, admite-se, mas até que esse tipo de coisa acontecia no tempo das locadoras.

Um comentário: