22 de set. de 2020

Divagações Oldschool: Campeonatinho


Na primeira metade dos anos 90, minha época de ouro como jogador, a esmagadora maioria dos títulos era para no máximo dois jogadores, mas se engana quem pensa que isso era um empecilho para a galera jogar junto. Para solucionar tal situação veio a ser criado, em muitos locais diferentes e de forma autônoma o famoso campeonatinho.
Não, não era uma imitação daqueles campeonatos oficiais da Nintendo que tinham lá fora e nós sequer sabíamos como funcionavam. Nada de ver quem coleta 50 moedas mais rápido em "Super Mario Bros" nem nada do gênero. O campeonatinho era herdeiro direto dos campeonatos de futebol de botão.
Os jogos de futebol eram disparado os mais populares nos campeonatinhos de videogame do começo dos anos 90- algo um tanto óbvio e esperado. "Super Futebol" do Master, o "Futebol" da Milmar para NES-clones eram os mais cotados onde cresci, mas também tivemos os de "Soccer" (NES). "Goal!" e "Nintendo World Cup". Além de futebol também eram frequentes campeonatinhos com jogos de corrida ou outros esportes (depois, quando os 16 bits chegaram, os jogos de luta viraram febre).
Quantos eram mesmo? Dificilmente vou lembrar todos, mas teve de "Town & Country Surf Designs: Wood and Water Rages" (NES); "Super Sprint" (jogo não licenciado de NES); "Double Drible" (NES, e que festa era quando os mascotes dos times apareciam nos intervalos dos sets); "Ice Hockey" (NES) e, em especial, os animadíssimos campeonatos de "Jogos de Verão", o único título que conseguia arranhar a supremacia dos jogos de futebol e onde até briga na hora de se escolher o patrocinador rolava.
Então os 16 bits chegaram e os jogos de luta viraram febre. "Mortal Kombat" (SNES e Mega); "Street Fighter 2" (SNES e Mega) e "Art of Fighting" (SNES) eram os mais jogados, mas o futebol não foi esquecido, em grande parte graças a Allejo, a versão do Bebeto de "International Superstar Soccer" (SNES).
Mas e os campeonatos? Como eram? A primeira coisa a ser dita é que os campeonatinhos eram na maioria das vezes espontâneos, sem planejamento prévio nem nada combinado com antecedência. Em geral era fruto de tédio mesmo, ou de algum comentário aleatório sobre algum jogo que funcionava como um gatilho para alguém propôr a ideia.
Em seguida se faziam as chaves, rabiscadas em geral em alguma folha de caderno escolar arrancada. Quem jogaria com quem era decidido por sorteio (papelzinho com nome retirados do boné de alguém), zerinho-ou-um, ou qualquer outra forma. Se alguém precisasse ir embora antes de jogar (caso sua presença em casa fosse requisitada pela mãe ou pai, por exemplo) perdia por W.O.
Obviamente não dava para todos jogarem juntos (exceto em "Jogos de Verão") então o que se fazia era uma série de partidas amistosas nos jogos de esporte, ou sequências de Player 1 vs Player 2 nos de luta. Terminada a partida, botão Reset apertado, novos jogadores e assim sucessivamente, se repetindo o processo até se ter o grande vencedor. Gritaria, gargalhadas e brigas acompanhavam o evento do começo ao fim. Mais de um campeonato foi encerrado por pais irritados com palavrões e xingamentos berrados a pleno pulmões, fato geralmente seguido por uma série de irritadas acusações mútuas dos ex-competidores sentados no meio- fio após o cancelamento por força maior.
Campeonatinho tinha prêmio? Em geral não, ou mlhor, nada além de prestígio e de motivo para contar vantagem e zoar os outros na rua, mas havia aqueles, semi-escondidos, onde se cobrava uma taxa para participar (valor irrisório... seria algo como um ou dois reais hoje) e cujo montante final, fortuna que mal dava para alugar uma fita no sábado, era dado ao vencedor, ou, mais raramente, dividido também com o segundo e terceiro colocados. Muitos de nós participavamos desses escondidos, pois muitos pais não aprovavam tal prática. Meus pais nunca esquentaram para isso, então meu irmão e eu não tinhamos grandes preocupações, mas para alguns vizinhos era caso de sigilo total.
"E você venceu algum campeonatinho?" Que eu me lembre... não... talvez algum de "Mortal Kombat"... meu irmão mais novo tinha o cartucho e jogávamos bastante e ambos ficamos muito bons nesse título, mas realmente não lembro. Com certeza nunca venci algum de futebol, corrida ou outro esporte qualquer. Nunca foi o tipo de jogo que me saí melhor. Meu lance era mais jogos de plataforma,  beat'em ups, adventures, RPGs... nenhum deles nada cotado para os campeonatinhos locais.
Até cheguei a propôr uma vez um de "Chess Master" no meu Phantom System, mas acabou ficando só na proposta mesmo.


0 Comments:

Postar um comentário