29 de ago. de 2020

10 jogos antigos para quem gosta de jogos de tabuleiros ou abstratos tradicionais

Acho que ainda não comentei aqui, mas também sou um grande fã de jogos tradicionais, tanto de tabuleiro quanto outras formas de jogos abstratos (inclusive recebi uns dias atrás meu tabuleiro de shogi, o xadrez japonês tradicional) e isso não vem de agora... eu era um dos pouco que gostavam dos jogos que a molecada da rua onde eu cresci, mais interessada em jogos de esporte, ação ou simuladores, apelidava de depreciativamente de "jogos de velho"

Na verdade acho que era o único... De qualquer forma, aqui vão dez jogos da época de poucos bits para todos aqueles que gostam de afiar a mente (ou seria queimar uns neurônios?) à frente de um tabuleiro!


1- Sega Chess (Master System)

Um jogo muito bom para quem gosta de xadrez, simples e surpreendentemente completo! O jogo tem duas formas de visualizar o tabuleiro (2 D e isonométrica), as jogadas aparecem anotadas no canto da tela, onze níveis de dificuldade e permite até que você refaça a jogada caso se arrependa do que acabou de fazer. Pode também pedir dicas e outras opções que considero menos interessantes (como trocar de lado no meio da partida, podendo passar a jogar com as pretas quando você comelou com as brancas ou vice-versa).

A interface é bem fácil de lidar. Os gráficos são legais e tem até uma aberturazinha de jogo com temática medieval!

Para mim, um dos melhores jogos de xadrez em 8 bits- na verdade o segundo melhor!

2- The Chessmaster (NES)



Esse é o melhor jogo de xadrez de 8 bits na minha opinião. "The Chessmaster" é a adaptação para Nintendinho da famosa franquia para PC que tem o mago velho de barba branca jogando xadrez na capa. "The Chessmaster" vai além de ser mero entretenimento casual, sendo uma boa ferramenta para melhorar sua habilidade no xadrez. "Battle Chess" era mais popular devido às animações das peças derrotando umas às outras, mas The Chessmaster" como jogo de xadrez tem mais qualidade.

Só para constar... acho as capas dessa franquia de jogos muito maneiras!

3- Othello (NES)



O jogo onde se deve cercar as peças do seu adversáro e assim trocar a cor dela para a sua. O maior problema desse jogo é que é muito difícil vencer o computador! Difícil de verdade!

4- Gomoku Narabe Renju (NES)



Um dos jogos de tabuleiro mais apreciados no Japão e o favorito do manda-chuva da Nintendo, Hiroshi Yamauchi. Que eu saiba, só existe em japonês, então é melhor aprender as regras em outro lugar primeiro!

5- Shanghai (Master System)



Muitas pessoas chamam esse jogo de mahjong, mas na verdade não é mahjong- apenas usa as peças de mahjong. "Shanghai" é um jogo solitário onde você deve achar duas peças iguais e fazê-las sumir, enquanto o mahjong original lembra um jogo de baralho para quatro pessoas.
Esse tipo de jogo também é conhecido como "Mahjong Solitaire" e devido a imensa quantidade de jogos gratuitos que existem para jogar on line ou em celular acaba que muitas pessoas no Brasil sequer sabem da existência do mahjong original, pensando que "Shanghai"/ "Mahjong Solitaire" seja a única versão que existe.
Independente disso e de qualquer outra coisa, é um jogo muito divertido, e, para mim, o "Shangai"  de Master System é melhor do que a esmagadora maioria dos aplicativos ou versões on line atualmente existentes. E não é por causa da animação do dragão não! 
Aliás... faltou falar que gosto muito da música desse "Shangai" do Master.

6- Mahjong (NES)



Esse sim é o mahjong verdadeiro! E como Mahjiong precisa de quatro jogadores para ser corretamente jogado, poder jogar contra o computador nesse cartucho é uma boa opção para quem quer conhecer o jogo mas não consegue achar pessoas para jogar.
Mais uma vez, acho que nunca foi lançado no ocidemte e só tem em japonês. Melhor aprender as regras na internet primeiro antes de jogar essa versão do NES.

7- Habu Meijin no Omoshiro Shogi (SNES)


Versão para videogame 16 bits de shogi, o xadrez japones. O objetvo é capturar o rei adversário. Tem peças bem diferentes do xarez ocidental, como o general de ouro e o lanceiro (também chamado de lança).
Existe também uma versão de shogi para o Nintendinho, Famicom Shogi: Ryuu-ou-Sen. Que eu saiba, ambos os jogos infelizmente só foram lançados no Japão.



8- Backgammon (Atari 2600)


Uma versão bem básica do jogo dos reis. Estranhamente nunca achei uma versão de gamão para NES ou Master.

9-  Tiles of Fate (NES)


Outro jogo de puzzle solitário que usa as peças de mahjong. É um jogo de shisensho (também conhecido como rivers) com uma cosmética temática de guerra de conquista na China Antiga, somado a alguns power- ups para dar uma incrementada na partida. É um jogo de puzzle muito divertido e já falamos dele algumas vezes aqui no blog.

10- Battle Chess II: Chinese Chess (PC) 



Uma versão do xadrez chinês para PC, segundo jogo da franquia "Battle Chess", onde as peças são representadas por personagens que lutam comicamente quando ocorre uma captura. Atenção! Esse não é aquele jogo com o tabuleiro em forma de estrela erroneamente chamado de xadrez chinês!
É o Xiangqi, o verdadeiro xadrez chinês, com peças como o elefante, o canhão e a carroça. O Objetivo é dar xeque-mate no general (a peça que em xiangqi é equivalente ao rei no xadrez tradicional).
"Battle Chess II: Chinese Chess" é uma boa forma de aprender xiangqi, jogo tão pouco difundido aqui no Brasil. O game destaca-se pelos gráficos bonitos  e divertidos. Ah... e também dá para jogar on line e está disponível na loja Steam! 



"Mas e aquele outro jogo que todo mundo chama de xadrez chinês?"
Aquele do tabuleiro em forma de estrela sequer é um jogo chinês... em mesmo é oriental. É uma variante (bem divertida, diga-se de passagem) de um jogo de tabuleiro europeu chamado halma, sendo halma estrela o nome mais acurado do jogo de tabuleiro estrelado. Também é conhecido como Damas Chinesas, mas esse nome é igualmente equivocado equivocado. O jogo foi chamado de xadrez chinês apenas por marketing, tentando-se  dar um toque mais "exótico" para alavancar as vendas.
 
Acho que já tem o suficiente para s aficcionados por tabuleiro. Ah... Eu sei que ninguém perguntou, mas meu tabuleiro de xiangqi deve chegar da China chegar em mais ou menos um mês. Estou ansioso! 
Tudo bem, eu realmente sei que ninguém perguntou... 

0 Comments:

Postar um comentário