27 de ago. de 2020

Dark Castle


Tem aqueles jogos que são tão ruins e decepcionantes que é até difícil saber por onde começar para falar deles, de tanto defeito junto. Por mais que se seja fã da época de poucos bits é inegável que sua contribuição para a lista de jogos execráveis foi notável... "Back to the Future", "Shaq Fu", "Teddy Boy"... a lista é longa e, independente de quem a faça, é quase certo que "Dark Castle", lançado originalmente em 1991 para o Mega Drive pela Eletronic Arts, figure nela. 
Merecidamente, diga-se de passagem.

História e Roteiro


Basicamente a história é um camponês que decide derrubar o jugo do Black Knight (Cavaleiro Negro, em tradução livre) sobre sua região e, armado com um saco de pedras, decide invadir o castelo do cara e derrotá-lo.

Sim. Um saco de pedras.

Um saco de pedras contra um guerreiro treinado, armado com uma espada de lâmina larga, protegido por uma armadura de placas e com fileiras de capangas a seu serviço, protegendo os corredores de sua fortaleza. 

Pois é...  Acredite no seu potencial...

Gráficos


Os gráficos são ruins na maior parte do jogo. A primeira tela, onde você escolhe o caminho a seguir até engana, mas a partir daí a coisa vai ladeira abaixo, e é uma ladeira bem íngreme... falando sério...é de doer os olhos. Acho que a melhor coisa que pode ser dita dos gráficos de "Dark Castle" é que, se os desenvolvedores queriam criar uma atmosfera de pesadelo para o castelo, eles conseguiram. Pelos motivos errados, mas conseguiram...
O sprite do herói do jogo é, na melhor das hipóteses, sem graça e ainda assim é o melhor que o jogo tem a oferecer. Os inimigos são simplesmente sofríveis! Os ratos são apenas um quadradinho marrom correndo de um lado para o outro!
E o jogo ainda tem um dos easter eggs mais criptográficos de todos os tempos. Em uma das paredes dos subterrâneos está escrito "Saddam was Here". Saddam esteve aqui.
Saddam? Saddam Hussein? Eu sei que no início dos anos 90 o Iraque estava em evidência devido à Guerra do Golfo e tudo mais, mas... francamente... é realmente sério esse disparate aí? É Saddam de Saddam Hussein mesmo? O que eles tinham na cabeça?

Saddam Hussein?
Saddam? Sério isso?

Música e Efeitos Sonoros

Sobre a música... sim, A música, pois o jogo só tem uma única música, a "Tocata e Fuga em Ré Menor" de Bach, tocada ininterruptamente. O que dizer DA música? Os caras conseguiram a proeza de arruinar uma obra-prima da música clássica, apenas! Conseguiram fazer Bach  soar ruim! É um feito para poucos! 

Os efeitos sonoros, por incrível que pareça não são dos piores. São irritantes, mas não são o que o jogo tem de pior.

Controles e Jogabilidade

Olha...  a ruindade dos gráficos não é nada comparada aos controles e jogabilidade desse jogo. Acredite em mim.

Os controles de "Dark Castle" são péssimos. Beiram o inominável! Andar é um desafio! Andar! Tentar andar sem o personagem tropeçar e cair feito um membro rejeitado dos Três Patetas é quase impossível! Descer uma escada pode, sem motivo nenhum, virar um tombo onde se termina de descida rolando aos trambolhões e pronto! Uma vida a menos!

Lembrando que esse é o caraque quer derrotar um cavaleiro negro.

E levou apenas um saco de pedras como arma.

Tudo é custoso nesse jogo... Tem pedaços onde você precisa saltar e como é árduo conseguir um salto certo! E não vou nem falar de como é difícil passar de um lado para outro usando cordas! Não tenho palavras para descrever isso! 

O herói pode ser seu próprio pior inimigo, mas ainda assim terá que enfrentar outros... Pequenos pixels marrons (teoricamente os supracitados ratos) impossíveis de acertar com as pedras; morcegos chatos para cacete, e apenas um pouco menos piores de serem acertados que os ratos, e por aí vai. 

O ataque do camponês é terrível, não tem outro termo...até tentaram fazer algo diferente, fazendo que o camponês possa jogar pedras todos os ângulos possíveis em 360o, mas o tiro saiu pela culatra. O tempo que se leva para acertar o braço do herói na direção desejada é uma eternidade! O camponês é lento feito uma tartaruga manca! Você acerta o ângulo e o maldito do morcego já está do outro lado da tela!

Dificuldade

"Dark Castle" é difícil?  Na verdade é acima de tudo frustrante, em especial decido aos controles ruins e pouco responsivos. "Dark Castle" tem uma das piores jogabilidades já vistas, e isso é o que realmente torna esse jogo difícil.

Você literalmente briga mais com o joystick do que com o Black Knight! Atravessar de um lado para o outro usando as cordas, por exemplo, é uma tarefa digna da paciência de um monge budista! 

Comentário Final



"Dark Castle" é daquele tipo de jogo que dificilmente se encontra um motivo para jogar que não seja curiosidade mórbida, masoquismo ou raiva de si mesmo. É ruim, feio, cansativo, com controles da pior qualidade possível e realmente nada divertido. Como já falei antes, um jogo onde andar é um desafio não dá para perdoar.

NOTA: 1,0

0 Comments:

Postar um comentário