10 de jul. de 2018

Fifa International Soccer




A copa do mundo de 2018 vem chegando ao seu fim. Brasil não levou nada, Neymar caiu e apanhou, e o resto, bem...é o resto.

Mas a Fifa não poderia encerrar a copa do mundo sem que nós do OSD falassemos sobre o primeiro game de futebol da Fifa.

Fifa International Soccer desenvolvida pela:

E-A-SPORTS CHENEGUEIN

Resultado de imagem para ea sports cheneguein
Realmente...não dá pra resistir...

Fifa International Soccer, ou como é mais conhecido no Brasil, Fifa 94 (Por causa do Fifa que foi lançado após esse, chamado de Fifa 95 e apesar de sido lançado em 1993).
É o primeiro jogo de futebol da multimilionária serie Fifa Soccer, com partidas bidimensionais e visão isométrica.

Basicamente não se tem clubes para escolher, apenas seleções, e como se imaginar, ainda não usavam nomes reais dos jogadores, assim, como em International Super Star Soccer....DELUXE tínhamos Allejo, em Fifa Soccer tínhamos o craque Brasileiro Janco Tianno!



Apesar de parecer ser apenas mais um jogo de futebol, Fifa International Soccer trouxe bastantes novidades para o gênero.

No modo de jogo das partidas, tudo a mesma coisa. Consegue se jogar em modo de Amistoso (Exhibition), consegue criar um torneio mundial com até 8 amigos para escolher suas seleções.
Tem o modo de Playoffs ou seja, já começa jogando o mata-mata e por último o modo de Liga.
Todos esses modos de campeonatos, pode ser jogado com até 8 jogadores, cada um esperando a sua partida.

A novidade dita acima vem por conta do tipo de campo que dá para escolher, com grama natural ou grama artificial e também o clima, que pode ser Quente, Seco, úmido, chuvoso (campo encharcado). Cada uma dessa escolhas influencia na partida, por exemplo no tempo quente os jogadores se cansam mais rápido, no chuvoso a bola dificilmente rola o campo, no úmido a bola corre bastante.
Outra coisa legal é o barulho da torcida. Não é um som constante. A torcida alterna os gritos de acordo com o andar da partida com cantorias ou até marasmo. E também aqueles momentos de tensão com chutes a gol e defesas do goleiro.

As músicas dos menus do jogo também são muito boas e bem empolgantes.
Os detalhes envoltos da partida também são muito bons.
Antes de cada partida, joga se o cara ou coroa para escolher a bola ou o lado do campo.


A cada gol feito, um painel de comemoração diferente aparece na tela, após o jogador que fez o gol correr para o canto do campo.




Mas melhor ainda é quando fazemos uma falta grave e corremos do juiz, que não consegue aplicar o cartão!



Tudo isso é muito bom, muito legal, até o mesmo ser jogado de fato.
Esqueça as jogadas de efeito e os belos passes. A jogabilidade é muito ruim. A partida de futebol mais parece um jogo de futebol de crianças, onde a correria impera, os carrinhos e faltas comem solto e só consegue desenrolar a partida com chutões para a frente até chegar nos pés do artilheiro.
Basicamente é um jogo que quem ganha é quem mais sorte e o melhor goleiro.

Incrivelmente de maneira irritante o computador consegue fazer jogadas boa com passes e táticas, mas o ser humano, não vai conseguir. Estamos tentando.



Fifa International Soccer é um jogo nostálgico, por ser o primeiro Fifa, e até um pouco divertido. Mas a jogabilidade traz uma irritabilidade maior do que a diversão. Não é nada legal jogar com o Brasil ganhando de 6x0 e ver o Catar conseguir chegar a 6x5 em poucos lances.

E por fim...


E talvez eu esteja errado, mas que eu me lembre, pelo belo poder de processador do MegaDrive, acho que o Fifa Soccer 94 é o primeiro jogo em que podemos ouvir o famoso:



Nota: 6.0

2 comentários: