21 de jul. de 2018

Disney's TaleSpin


Dos seis jogos que vem no pack "The Disney Afternoon Collection" já falei dos meus dois favoritos aqui no blog, "Ducktales" e "Ducktales 2". Hoje vou dar uma girada de 180o e falar daquele que achei o mais fraco dos seis, "Disney's Talespin", um shooter lançado originalmente em 1991 pela Capcom.

História e Roteiro


Assim como "Ducktales", o jogo "TaleSpin" foi inspirado em uma série animada da Disney dos anos 90. A história e o roteiro do jogo segue exatamente a premissa da série de TV: O urso Balu (Baloo, no original) é um piloto de aviões a serviço de uma pequena empresa aérea e junto com seu assistente, Quico Chuta-Nuvens (Kit Cloudkicker, no original), entrega carga e encomendas em todo canto a mando da dona, Rebecca Cunningham (ou Becky, como é comumente chamada). O jogo é basicamente isso... Um turno de trabalho do Baloo, efetuando entregas enquanto os piratas aéreos liderados por Don Carnage tentam se apossar da carga. Cada fase é um serviço que Becky instrui Baloo a fazer, entregando as encomendas em diferentes locais- alguns bem de acordo com o clima da série (como o céu da baía perto da cidadezinha do desenho), outros só fazendo sentido em através da lógica de poucos bits (como um estádio de baseball ou o interior de uma mansão mal- assombrada).
Aliás...  que tamanho esse estádio e essa mansão devem ter para um avião conseguir voar dentro deles...

Gráficos



Os gráficos estão na média para o NES e para a época. Nada excepcionais, mas agradáveis. Os chefes de fase são bem grandes, como era comum em muitos jogos da época, contrastando com as sprites do protagonista e demais vilões, que são pequenas mas bem acabados. As cut-scenes são bem razoáveis, alguns cenários, como o da fase da baía ou do céu tempestuoso são bem bonitos e o jogo ainda tem uns detalhes legais, como Balu descer de para-quedas após seu avião ser destruído e o jogador perder uma vida. Outro ponto favorável é que cada estágio tem sua identidade e aparência própria, sendo bem diferente dos demais, ao contrário de alguns SHMUPs da época onde toda fase era meio parecida, mas, no cômputo geral das coisas, mediano é o termo que melhor se aplica a esse quesito em "Disney's TaleSpin". 

Música e Efeitos Sonoros


Os efeitos sonoros são OK. As músicas idem. Tudo cumpre sua parte e se encaixa bem no clima do jogo mas nada é realmente especial ou marcante. A música da tela de abertura do jogo é uma versão modificada da música de abertura do desenho e é aquela que acaba se destacando mais.

Controles e Jogabilidade

Aqui é um aspecto do jogo que já começa ser mais espinhoso... os controles não são ruins de fato... respondem de forma até bem razoável, mas independente disso precisa-se pegar o jeito com eles. Existe um botão para atirar e um botão que faz o avião voar de cabeça para baixo e simultaneamente inverte o movimento automático da tela (basicamente enquanto você está de cabeça para baixo a tela se movimenta para trás e quanto está de cabeça para cima a tela se movimenta para frente). Dominar esse comando é indispensável, já que só assim se conseguirá apanhar itens em locais apertados e fora isso é a única forma de atirar para trás, o que é útil contra os chefes de fase, mas não é lá muito fácil.
Atirar também requer prática e timing, pois no início do jogo só se pode disparar um tiro de cada vez. Calcular o momento certo é essencial. 
Para dominar os controles não tem outro jeito... treino. "Disney's TaleSpin" é um daqueles jogos em que prática é tudo.

Dificuldade


"Disney's TalesSpin" não é realmente um jogo difícil. Sua dificuldade é mediana, mas com uma curva de aprendizado um tanto íngreme... é mais um caso de pegar o jeito e dominar os controles do que ser realmente difícil. Inicialmente o fato de só poder disparar uma vez e ter que esperar o projétil atingir algo ou sair da tela para poder atirar de novo é um complicador, mas, mais uma vez, com treino dá par levar bem a situação- fora isso, com algumas modificações compradas na loja/ Shop que aparece entre as fases isso pode ser modificado.
Existem alguns power-ups (com o coração que recupera energia) e itens que dão dinheiro (sacos de dinheiro) ou pontos (frutas variadas) espalhados pela fase, muito deles inicialmente ocultos e precisando ser descobertos  atirando-se neles. Atire em quase tudo que puder, inclusive nuvens. Também é possível coletar mais fardos de carga durante a fase, e ganhar bônus. Na loja/ Shop que aparece entre as fases pode-se gastar o dinheiro para melhorias no avião e vidas,  entre outras coisas.
Em termos de dificuldade, o pior momento de "Disney's TaleSpin", para mim, é o chefe da fase do prédio em construção, que é desproporcionalmente mais difícil que o resto do jogo. É o chefe mais difícil do jogo e esse momento fica em desequilíbrio com o resto do jogo como um todo.
Falando nisso... que tipo de edifício estão construindo ali afinal? Que raio de construção bizarra...

Comentário Final


"Disney's TalesSpin" passa longe de ser algo excepcional. É um jogo razoável e serve para distrair por um tempo, em especial se você gosta de shooters, mas o tempo que leva para se dominar os comandos do jogo pode acabar exasperando e afastando alguns jogadores. 

NOTA: 5,5

0 Comments:

Postar um comentário