23 de jun. de 2020

Análise dos packs de jogos clássicos "Namco Museum Archives" volumes 1 e 2


O blog está em hiato e sem previsão de volta, porém... acabei comprando os packs com jogos da Namco lançados para NES e como grande fã dos 8 bits que sou, resolvi quebrar a pausa e fazer uma análise do pack e seus jogos, para, quem sabe, ajudar quem ainda está em dúvida se compra ou não a coletânea.

Como fiz com o pack da SNK, vou dividir a análise em duas partes, o trabalho da Namco no pack em si e b) a seleção dos jogos.



A) Sobre o pack

Os dois packs da Namco já merecem de cara uma crítica: são dois packs quando podia muito bem ser um só. O da SNK tem 24 títulos e os dois da Namco somados tem 22! E cada um sozinho é mais caro que o da SNK! É muita ganância da Namco e ficou na cara o espírito caça-níqueis da coisa.
Quanto aos packs em si ficaram bem feitos. Não tem extras como o da SNK, mas o layout e a funcionalidade ficaram legais. É bem fácil escolher os jogos e mexer nos menus, você pode personalisar o visual da tela, tem SAVE GAME (algo que originalmente não tinha nos jogos) e pode dar reset quando quiser, além de ter opção para repetir/ replay. O ponto mais criticável é que não tem uma opção selecionável para sair do pack (tem que apertar o ESC mesmo), mas isso não é realmente nada demais. 
Ah, sim... Até o momento não teve nenhum bug comigo, nem nos jogos nem nos menus. No pack da SNK vez ou outra rola uma pane.

B) A seleção de jogos do pack


Cada pack tem 11 jogos, sendo 10 jogos clássicos e um jogo novo, mas feito de forma retrô. A seleção é em geral mediana, com um ou outro momento de brilho, como lançar oficialmente "Splatterhouse: Wanpaku Graffiti" no ocidente pela primeira vez. 
Boa parte dos jogos tem aquele grande apelo a nostalgia da galera dos "trinta-e-tantos & quarenta-e-poucos", pois muitos deles estavam presentes nos multicartuchos que jogávamos em nossos Phanotm Systems. Tem desde clássicos que ainda divertem bem, como "Pac-Man", "Battle City" e "Galaga", até jogos que ficam melhor em nossas lembranças, como "Xevious".
Um ponto favorável é que tem boa variedade de estilos. Tem SHMUPS de tela fixa ou em movimento, tem jogos de plataforma, arcades de ação, um action RPG e um jogo de aventura com elementos de RPG. 
Por último, os jogos inéditos são divertidos, embora não sejam excepcionais.

E aí? Vale a pena? 

Pelo preço que estão cobrando só vale a pena se você for um grande fã de jogos antigos ou do NES. Tem títulos interessantes, como o pouco conhecido por aqui "Legacy of the Wizard" ou o originalmente não licenciado no ocidente "Rolling Thunder", mas a maioria dos jogos é de fato datada (em maior ou menor grau), muitos seguem a fórmula arcaica dos arcades dos anos 80, de priorizar altas pontuações em jogos que muitas vezes não tem um final verdadeiro e boa parte deles tem aquela cara de jogos de primeira fornada do NES.
Atenção! Não estou dizendo que são ruins! Eu gosto de praticamente todos os jogos dos packs (a exceção é o fraquíssimo "Pac-Land") mas o tempo cobrou seu preço da maioria deles e não pode-se fechar os olhos as suas limitações. 

Não sei se farei uma lista falando de cada jogo como fiz com o pack da SNK, pois é muito trabalhoso...


4 comentários:

  1. Até fiquei interessado, mas o preço está bem salgado. Coloquei na lista de desejos e vou esperar uma promoção.

    ResponderExcluir
  2. Bicho, só pelos jogos que você citou já vale a pena adquirir.
    Mas uma coisa que você esqueceu de mencionar foi o preço do pack e para qual plataforma está disponível.
    Como você mencionou que para sair do jogo é preciso apertar ESC, assumi que era para PC's.
    Enfim, show de bola. Adoraria poder ver um mini Review aqui do 'Legacy of the Wizard' e do 'Splatterhouse' ( ╹▽╹ )

    ResponderExcluir
  3. Tem para várias plataformas, mas o caso específico dessa análise é a versão para computador disponível na loja Steam.
    Abraço e muito obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir