27 de jun. de 2020

10 jogos oldschool que todo mundo acha que eu não deveria gostar, mas eu gosto


Algumas vezes já ouvi que eu não tenho critério e que basta o jogo ser antigo, de 8 ou 16 bits, que eu vou gostar e dizer que é bom. De fato sou um entusiasta de jogos antigos e prefiro qualquer pack com clássicos a um dos jogos super badalados do momento, mas não significa que eu seja cego para toda uma série de limitações, problemas de época ou escolhas infelizes de programadores- como por que "Kid Chameleon" tinha que ser um jogo tão extenso, caramba? Conseguiram transformar o que seria um clássico muito legal em frustrante desafio de paciência!
Por outro lado, tais censuras que recebi são parcialmente compreensiveis e explicaveis por eu gostar de alguns jogos quase unanimamente execrados- embora me pareça que boa parte das pessoas que os odeiem sequer os tenha jogado uma única vez e sim apenas repetem a opinião geral!
Rascunhei uma lista com dez jogos odiados que eu gosto, para horror e revolta dos fanboys do Angry Videogame Nerd, e vou deixar os leitores aqui do blog tirarem suas próprias conclusões. 
Antes um aviso... não estou dizendo que são jogos excelentes, apenas que eu gosto deles, mesmo com seus defeitos e acho que não merecem toda a má fama que lhes foi destinada. Outra coisa... a ordem deles na lista é aleatória, e não do game que gosto mais para o que gosto menos, ou vice-versa. Dito isso, vamos lá:


1- Fester's Quest (NES)

O que gosto nele: O non sense da história; a exploração; as fases são meio labirínticas,; quantidade significativa de itens diferentes para coletar.
Porém... gráficos e música bem mais ou menos; dificuldade alta e frustrante, fases pouco variadas; inegavelmente um caça-níqueis para faturar em cima de uma franquia famosa.

2-Atena (NES)

O que gosto nele: A protagonista é carismática; tem quase todos os elementos clássicos dos jogos de aventura estilo plataforma.
Porém... a jogabilidade é meio truncada; é meio enjoado passar de alguns trechos; é difícil manter a arma que você quer por muito tempo.

3- Karate Kid (NES)

O que gosto nele: Um joguinho de plataforma bem movimentado; segue a história dos filmes  com fidelidade razoavel.

Porém... dificuldade dá saltos consideráveis entre uma fase e outra; pouca variedade nos cenários; possui um dos mini-jogos mais frustrantes de todos os tempos (o do tambor).

4- Hydlide (NES)

O que gosto nele: Um action RPG com uma história clássica, meio conto de fadas; os gráficos são legais; tem puzzles e exploração; até que o número de inimigos é variado; muitos itens e feitiços para usar.

Porém... o combate tem uma mecânica bem esquisita, e se demora para pegar o jeito; subir de nível demora uma eternidade, padrão "Haja paciência!"; grinding excessivamente necessário (de novo, haja paciência); alguns dos puzzles são um tanto criptográficos demais.

5- Super Pitfall (NES)

O que gosto nele: Um aventura estilo plataforma cheia de itens para se procurar; acho o balão que permite voar legal.

Porém... Mais difícil do que o necessário; jogabilidade questionável; excesso de tentativa-e-erro.

6- The Adventures of Bayou Billy (NES)

O que gosto nele: Jogo de ação e aventura com bons gráficos e músicas; a história de tão trash se torna divertida.

Porém... excessivamente difícil... é sério... difícil ao ponto de ser irritante; mesmo inimigos comuns de fase demoram para morrer.

7- Captain Comic (NES)

O que gosto nele: Um joguinho plataforma simples, porém bem clássico, com cenários variados para se explorar não linearmente e muitos itens para achar.

Porém... originalmente totalmente feito por uma pessoa só, logo tem cara de filme de baixo orçamento; excessivamente difícil no início, antes de se conseguir alguns itens específicos.

8- Batman Forever (Mega Drive)

O que gosto nele: Francamente não sei o que as pessoas odeiam tanto nesse jogo... achei um jogo de ação estilo plataforma mediano e, para mim, os gráficos, os quais todo mundo critica, deram um tom meio surreal/ meio bizarro ao jogo que achei diferente.

Porém... jogabilidade pouco fluida; controles meio confusos.

9- Wolverine (NES)

O que gosto nele: Um jogo de aventura e ação estilo plataforma na média da época; protagonizado pelo Wolverine; tipo de jogo ideal para uma quarta-feira chuvosa sem dever de casa.

Porém... gráficos abaixo da média; desenvolvedores colocaram algumas armadilhas bem ridículas, como uma garrafa, item que recupera energia, que se você pular e pegar, volta praticamente para o começo da fase. 

10- Teenage Mutant Ninja Turtles (NES)

O que gosto nele: Um jogo de aventura e ação estilo plataforma onde se vai de uma fase para outra dirigindo o furgão das Tartarugas Ninja, sendo menos linear  que a maioria dos jogos da época; quatro personagens com ataques diferentes que podem ser trocados durante a partida.

Porém...  VÁ SE FERRAR O DESGRAÇADO QUE INVENTOU AQUELAS MALDITAS ALGAS MARINHAS!

Desculpem... trauma de infância... de qualquer forma... fechada a lista. Você também gosta de algum jogo odiado por todos os outros? Que tal contar para a gente nos comentários?
Bom jogo a todos e até a próxima (seja lá quando for).

0 Comments:

Postar um comentário