5 de mar. de 2019

Monkey King: Master of the Clouds/ Chuka Taisen


Com o interesse por jogos antigos crescendo, alguns títulos que originalmente não cruzaram o oceano Pacífico para chegar nesse lado do globo estão chegando por aqui, sendo o shooter "Monkey King: Master of the Clouds", relançado pela Retroism, um dos exemplos mais recentes dessas estreias tardias.
Originalmente chamado "Chuka Tansen", o jogo foi originalmente lançado para os arcades no Japão em 1988. Essa versão, infelizmente, não chegou até aqui, mas quebrou-se um galho com um port de 1989 para Master System, "Cloud Master", embora lançado sem alarde e com sucesso limitado. Somente agora poderemos oficialmente jogar o game original, com alguns leves retoques feitos pela Retroism, como a possibilidade de ter um segundo jogador na partida simultaneamente.

História e Roteiro


"Monkey King: Master of the Clouds"/ "Chuka Taisen" é um shooter inspirado na mitologia e folclore chinês, mas com um tom leve e bem-humorado- com direito até a um par de óculos escuros para um de seus seres lendários!
Sim, é sério.
O jogo segue a busca do Rei Macaco Micheal Chang (Mike Chen na versão do Master) para desvendar os segredos e enfrentar os perigos das Cinco Terras e assim tornar-se um mágico poderoso, contando com a ajuda de sua nuvem voadora e sua habilidade de disparar bolas de ki.
Sim, bem simplista, eu sei... é um shooter dos anos 80 voltado para comer moedas nos arcades... o foco é a ação e a aventura... o enredo é um mero pretexto para colocar o Rei Macaco para esvoaçar pela tela, atirando em tigelas de lamen voadoras, porcos com canhões e versões fofinhas ou cartunescas de criaturas míticas da China antiga. 
E até que funciona.

Gráficos


Os gráficos são bons, com um estilo cartunescos onde o bom humor é uma das regras, mas ao mesmo tempo alguns cenários de fundo são um pouco sombrios e monocromáticos, parecendo terem sido inspirados no estilo das antigas pinturas chinesas. O contraste entre os personagens coloridos com o cenário meio tétrico das montanhas enevoadas do primeiro estágio acaba dando um charme a mais ao jogo. 
No geral os gráficos agradam sem serem extraordinários. Os sprites dos personagens, como da vendedora da loja, são muito simpáticos e lembram  animes dos anos 80. Dos cenários do jogo, acho que meu favorito é o do primeiro estágio mesmo (sim, eu sou louco para ir na região das Cinco Montanhas Sagradas da China) mas outro que gosto bastante é o que tem os juncos (aquele típico barco oriental com as velas pregueadas) em um mar dourado. 
Dentre os personagens das fases o destaque vai mesmo para os chefes que se enfrenta no final de cada estágio- o kappa gigantesco armado com uma lança com lâmina em forma de meia lua é um dos meus favoritos! O sprite de Micheal Chang. por outro lado, decepciona um pouco e é apenas mediano- ele é o Rei Macaco, no fim das contas! Merecia um sprite mais elaborado!

Música e Efeitos Sonoros


A trilha sonora de "Monkey King: Master of the Clouds" é muito divertida! Dá gosto de escutar as músicas com tom oriental, meio filme de kung fu, enquanto se enfrenta homens-pássaro com rabinho de cavalo, cabeças de porco e tigelas voadoras pelos céus!
O maior defeito que pode ser apontado é que as músicas são um pouco parecidas, logo ficando um pouco repetitivas, mas não dá para negar o capricho de quem as compôs. A trilha sonora cai como uma luva no jogo e é difícil imaginar outras músicas em seu lugar.
Só tome cuidado... as músicas são daquelas que grudam dentro da cabeça pelo dia inteiro!

Controles e Jogabilidade





Controles simples, como a maioria dos arcades dos anos 80, e responsivos. Um botão para atirar, um botão para usar os poderes especiais comprados no shop e o direcional para movimentar o Rei Macaco em sua nuvem voadora. Não vi problemas de demora em responder aos comandos, nem na detecção de dano nem nada do gênero. O jogo flui sem problemas.

Dificuldade


O jogo é difícil e daquele tipo de dificuldade antiga, onde você tem que ir memorizando os padrões de movimentação e ataque dos inimigos, pois abatê-los logo que eles entram na tela é a melhor forma de progredir no jogo. Também é um jogo que exige bastante dos reflexos do jogador, pois haverá momentos com tiros vindo de tudo que é lado e os ataques de alguns chefes, como o pássaro gigante da primeira fase, podem ir e voltar, com um efeito bumerangue.
Existem dois tipos de power- ups no jogo, que se consegue após matar toda uma sequência de inimigos de tipo específico, um que aumenta a velocidade e outro que aumenta a potência dos disparos de Micheal Chang, além de ataques especiais que podem ser comprados nas lojas (que aparecem após determinados inimigos serem eliminados) e que podem ser bem úteis em alguns momentos.

Comentário Final



"Monkey King: Master of the Clouds"/ "Chuka Taisen" é um SHMUP à moda antiga, com uma dificuldade até árdua, mas ainda assim diverte. Seu visual, trilha sonora e boa jogabilidade são de qualidade acima da média e, mesmo sendo desafiante, guiar o Rei Macaco pela China Antiga lendária vai render algumas horas de boa diversão, em especial para os fãs de shooters.

NOTA: 6,5

0 Comments:

Postar um comentário