24 de nov. de 2018

Bomber Raid


A maioria dos SHMUPs ou "jogos de navezinha" era ambientado no espaço, mas havia uma grande quantidade deles que fugia dessa regra, ambientando seus combates aéreos em cenários fantásticos (como "Phelios" do Mega Drive"); históricos (como "1942" e "1943", ambos do NES) ou semi-históricos, misturando elementos de diferentes períodos históricos e elementos puramente fantásticos. Lançado em 1988 pela Activion nos EUA e no ano seguinte pela Sega no Japão, "Bomber Raid" se encaixa nessa última categoria.

História e Roteiros



Em geral SHMUPs possuem um fiapo de enredo para servir de pretexto para o tiroteio mas "Bomber Raid" é um caso extremo... Você é um piloto designado para destruir uma série de alvos em pleno território inimigo. Você recebe a missão em seu quartel- general e parte sozinho para enfrentar um inimigo que sequer se dão o trabalho de identificar (é "o inimigo" e pronto), só podendo passar para a próxima missão após cumprir o objetivo da atual, que sempre é destruir  uma poderosa máquina bélica, como um tanque de guerra gigantesco, por exemplo.
E isso é tudo. Vá lá e atire em qualquer coisa que se mexa.

Gráficos


Os gráficos tem altos e baixos... A tela inicial simplesmente traz o nome do jogo em vermelho, mas as breves cenas intermediárias onde as missões são anunciadas no início de cada fase e a pontuação contabilizada no final são simples, mas aceitáveis. A abertura do jogo é realmente bem fraca, mostrando o avião decolando, em uma animação pouco caprichada, no cenário totalmente estático da base.
Os estágios do jogo em si tem aspectos positivos e negativos. Em termos visuais, o jogo aparentemente é ambientado na 2o Guerra Mundial, ao se levar em conta a aparência de seu avião, mas com muita coisa discordante, seja exagerada, anacrônica ou simplesmente estapafúrdia. Os cenários de fundo dos estágios são bem razoáveis assim como seu avião, mas quanto aos inimigos a qualidade já é inconstante.
Alguns são apenas medianos, como uns teco-tecos com cara de refugo da 1o Guerra Mundial, enquanto outros são legais, como os submarinos da primeira fase e ainda alguns que são francamente ridículos, como uns combatentes inimigos que mais parecem uma versão barata dos T-Fighters de "Star Wars", ou apenas destoantes, como uns caças que parecem ter vindo do futuro via túnel do tempo. Dentre todos os inimigos de "Bomber Raid", os chefes de fase são, sem dúvida alguma, os que visualmente mais se destacam.

Músicas e Efeitos Sonoros

As músicas de "Bomber Raid" são poucas mas são legais, com um tom bem "aeronáutico". Nem a música da tela inicial nem as das fases são especialmente memoráveis, mas são legais, criam um bom clima para o visual do jogo e deixam as partidas mais animadas.
Já os efeitos sonoros não tem nada demais, apenas fazendo o mínimo esperado para um jogo desse estilo.

Controles e jogabilidade

Alce vôo e destrua tudo! TUDO!
Os comandos são simples: Direcional move o avião na direção desejada, um botão atira e o outro usa as bombas de alto poder destrutivo. Quanto a jogabilidade é acima da média dos jogos da época, mas sem ser nenhum primor. O melhor que pode ser dito é que tudo responde a contento e não compromete o desempenho do jogador.

Dificuldade



A dificuldade de "Bomber Raid" não é pequena, mas é daquelas que o número de power ups que você consegue durante a fase influencia bastante. Destruindo uns discos esquisitos com núcleos coloridos você verá surgir uma cápsula com um "P" (aumenta o poder dos seus tiros), um "S" (aumenta a velocidade do seu avião) ou com um número de 1 a 4 ( você ganha um avião auxiliar que voar ao seu lado, sendo que o aviãozinho atira em uma direção diferente dependendo do número da cápsula) e quanto mais power us você conseguir acumular (em especial o "P"), mais fácil o jogo se torna. 
Lembre-se que seu avião é destruído com apenas um tiro ou batida. Caso você não consiga esquivar de algum projétil inimigo e veja seu avião virar uma breve bola de fogo nos céus, você recomeçará sem nenhum power up e isso torna tudo bem mais complicado, em especial se você já estiver em trechos bem adiantados da fase. 

Comentário Final


"Bomber Raid" é um jogo modesto mas que até consegue divertir por um tempo, apesar de suas limitações e falhas. No fim das contas "Bomber Rais" acaba sendo apenas mais um dentre as dezenas de joguinhos de nave medianos dos anos 80 e 90 e é especialmente recomendado para aqueles que são fãs do gênero e que queiram variar um pouco dos cenários espaciais.

NOTA: 5,5

0 Comments:

Postar um comentário