11 de set. de 2018

Divagações Oldschool: Minha tela inicial favorita


Pode ser que eu esteja enganado mas, agora, de cabeça, não consigo lembrar de nenhum jogo de 8 ou 16 bits que não tivesse uma start screen- uma tela de início.
Não estou falando de abertura, que são as sequências de textos, cenas ou animações que inteiravam o jogador da história, objetivo e tudo mais,  e sim daquela tela em que aparecia o nome do jogo com a instrução "Press Start Button" logo abaixo ou então as alternativas a serem escolhidas pelo jogador, como "Start", "Options" e ainda, em alguns jogos, "1 player" ou "2 players".
Muitas dessas telas eram realmente sem graça, apenas o nome do jogo em um fundo preto com as opções em letras geralmente brancas, sendo tais telas particularmente comuns na primeira leva de títulos do NES- "1942" é um bom exemplo dessas.

Uma típica tela inicial do Nintendinho em meados dos anos 80
Outras pareciam anúncio em neon de restaurante barato dos anos 80, como "Fighting Road"...

"Eat At Joe's... Eat at Joe's... Eat at Joe's"
E a tela inicial de "Sqoon" é uma das coisas mais visualmente poluídas que já vi!

Nossa... que bagunça.. tem até um caranguejo no meio do nome da... ei... aquilo ali são peitos?!
E tinham aquelas que eram realmente bonitas, a ponto de eu me demorar alguns segundos admirando-a antes de começar a jogar. "The Legend of Zelda" e "Castlevania" são dois desses casos.

Parecia filme velho  de terror... muito legal!

De todas essas telas que vi, e não foram poucas, qual é a minha favorita?
"Side Pocket", do SNES.

Até hoje, a minha preferida
Não sou um grande fã de jogos de sinuca... "Lunar Pool" do NES até me distraiu por um tempo, joguei algumas vezes um jogo de sinuca para Windows (acho que era o "Challenge Pool" mas não tenho certeza) em momentos de tédio e pouca coisa mais.
O próprio "Side Pocket" provavelmente foi o mais divertido que já joguei, mas, para mim, aquilo que o jogo tem de melhor é sem dúvida sua tela inicial.
A escolha das cores, predominantemente tons de azul escuro, combinada com o título em lilás ficou perfeita. Pesou a favor o fato de que eu gosto de paisagens urbanas a noite, com arranha-céus iluminados contrastando com o céu noturno, mas independente disso quem fez a pixel art caprichou... os prédios tem tamanhos e formas diferentes, assim como as luzes das janelas variam de cor, entre branco, verde e roxo, com o detalhe de terem tido o cuidado até de seu reflexo refletido nas águas escuras da baía (ou seria um grande lago?) ser mais tênue, menos nítido. Em primeiro plano o carro sport com o cara de jaqueta sozinho admirando a paisagem, dando a impressão de ser um daqueles caras "cool", um tanto outsider, que sentem bem em sua própria companhia.
Aí você aperta "START" e começa um jogo de bilhar...
Algo que eu não consigo deixar de pensar... "Side Pocket" foi lançado para o SNES em 1993, quando o grande nome da pop-art Roy Lichtenstein ainda era vivo, mas acho que ele infelizmente não prestou muita atenção em videogames... Foi uma pena Lichtenstein não ter feito com a tela de abertura o mesmo que fez com tantos painéis de história em quadrinhos e transformado a cena em um quadro! Não sou crítico de arte, mas acho que teria ficado simplesmente fantástico!


0 Comments:

Postar um comentário