12 de set. de 2018

Divagações oldschool: 13 capas de jogos de Master System nem tão ruins assim

Tenho falado bastante de capas de jogos antigos que não são lá nenhuma benção para os olhos, então, para dar um descanso para a retina hoje!

As versões das capas dos jogos de Master System feitas nos EUA em geral são bastante desdenhadas entre os jogadores, mas um punhado delas são de fato boas, enquanto umas tantas outras podem até não ser a oitava maravilha do mundo do design, mas também não fazem você ter vontade de usar água sanitária como colírio após vê-las. Vamos checar 13 dessas artes de capa que se encaixam nesse seleto grupo!


#1- R-Type


Está aí uma das poucas capas norte- americanas que não fica a dever para as japonesas... a nave é legal, parecendo ter saído de um livro da era de ouro da ficção científica e a criatura espacial ficou ótima, uma mistura de OVAs japoneses dos anos 80 com H.P Lovecraft, e a arte já consegue transmitir o ritmo de ação frenética desse SHMUP! E ainda combina com o que a gente vê quando joga, o que é um bônus a mais!
Tudo bem... usaram a velha técnica de dividir a ilustração em dois campos com cores contrastantes para reforçar a dualidade entre os dois oponentes, azul para o tecnológico, humano, e laranja para o orgânico, monstruoso... não é a jogada mais criativa do mundo, mas usaram bem. Ficou realmente bacana!

#2- Black Belt


A capa de "Black Belt" costuma ser execrada, mas francamente, não acho tão ruim assim... o pior que pode ser dito dela é que é quase a quintessência do minimalismo. Nada mais.
Ok... Ok... também dá para dizer que o desenho parece saído de um daqueles CDs com 2000 clip-arts que vinham de brinde em revistas de informática nos anos 90. Tudo bem... não dá para negar, mas ainda assim... não é das piores... a arte cartunesca é passável e está de acordo com o espírito do jogo- até a cor do quimono do personagem é a mesma! 

#3- Golvellius


Uma capa bonita com arte estilo "A Espada Selvagem de Conan", mesmo que retratando a luta entre uma versão de cabelos verdes do Príncipe Valente e um morro cheio de ervas daninhas com cara de mau. A princesa fugindo entre raios e chuva é o grande destaque para mim! Está bem desenhada em todos os aspectos, mas em especial os cabelos saíram caprichados. 
Certo... poderiam ter escolhido um antagonista melhor para o espadachim de cabelo esquisito... tem vários bem legais no jogo e que não parecem uma pilha de entulho... mas o talento do desenhista é visível.

#4- Shinobi


Não é lá muito inspirada... apenas uma representação padrão de um ninja, sem muitos detalhes e claramente baseada na tela de início do jogo. É uma capa bem "mais-ou-menos", mas tem coisa muito pior por aí. 
A impressão que tenho é que pegaram o artista em um daqueles dias em que se está de saco cheio  de tudo e só se quer  ir embora para casa e pediram "Desenha um ninja aí!" para o sujeito. Aí o cara deu aquela revirada de olhos, sentou e desenhou, sem muita dedicação ou imaginação. Terminado, o chefe pegou a ilustração, olhou, olhou, olhou, sacudiu os ombros e disse "É... até que serve... bota só umas estrelinhas voando aí e pronto". 
Porque é uma capa de jogo de ninja, afinal... obviamente precisa ter shurikens.

#5- Psychic World


Uma capa que poderia ser melhor... Os monstros ficaram legais, o cenário até que ficou também, embora pudesse ter mais detalhes, mas... a heroína... o ponto fraco é que o desenho da heroína parece meio chapado. Talvez tenha sido obra um cara acostumado a desenhar no estilo ocidental tentando desenhar em estilo mangá por ordens da direção, daí acabou ficando com o traço meio duro. Não é uma capa ruim, mas, como disse, poderia ser melhor.

#6-Lord of the Sword


Outra que parece uma capa da revista "A Espada Selvagem de Conan", ou talvez uma ilustração de  algum livro de Advanced Dungeons & Dragons. E o guerreiro também está visualmente parecido com o do jogo. Capricharam de verdade dessa vez.

#7- Master of Darkness

Se a capa de"Lord of the Sword" parece saída da revista "A Espada Selvagem de Conan", a de "Master of Darkness" parece que veio daquelas revistas de horror dos anos 60 e 70, como a "Eerie", que teve muitas de suas histórias publicadas por aqui pela brasileira "Krypta". 
A arte ficou boa, cheia de detalhes... o cenário sombrio ao fundo, mal iluminado por uma lua cheia encoberta, contrastando com as cores vivas do conflito em primeiro plano, entre o caçador de monstros e uma série de figurantes de trem-fantasma. Destaque para um dos Dráculas mais monstruosos que já vi- e dessa vez isso foi um elogio!

#8- Golden Axe Warrior


Uma capa com arte até razoável mas com detalhes que a puxam para baixo. O herói em escala maior, ao fundo ficou muito legal, mas em compensação  parece um manequim na cena de luta em primeiro plano... O esqueleto ficou bem melhor.
E quem desenhou aquele castelo no fundo? O sobrinho de 4 anos do desenhista aproveitou que o tio foi ao banheiro e rabiscou aquilo e depois o cara ficou com pena de apagar porque o moleque ficou chorando? Ficou bem amadorístico mesmo... e aquela torre à esquerda não teria como estar de pé! Um pouquinho de proporção até que faria bem...

#9- Ninja Gaiden


 As capas dos jogos da franquia "Ninja Gaiden" para o Nintendo sempre foram legais, e até que a do Master não decepcionou.


#10- Phantasy Star


Outra capa razoável com detalhes que a puxam para baixo. No geral até que ficou aceitável, mas o esqueleto sendo erguido pelo grandalhão com armadura de Cavaleiro do Zodíaco ao fundo francamente foi um dos piores que já vi.

#11- Y's: The Vanished Omens


Outra capa com cara de história em quadrinhos de fantasia medieval. O cenário ficou ótimo e o herói não está mal, mas foram os monstros que roubaram a cena dessa vez! Ficaram muito legais! Dava até para figurarem no Livro de Monstros do AD &D!
No fim das contas, acho que as melhores capas do Master vieram da temática de fantasia medieval mesmo.


#12- Sonic Chaos


As capas do Sonic são todas legais, mas essa acho que foi a melhor do Master. Traço bonito, bem colorida e ilustra bem o jogo. É isso. Não precisa mais nada.

#13-  Castle of Illusion


Tudo bem, talvez seja um pouco de trapaça escolher uma capa de um jogo da Disney, que provavelmente foi responsável de produzir todo o material de divulgação ou ilustrativo do título, mas... não tem como não gostar dessa capa, não é? É uma das mais clássicas da época!


É isso por hoje. Voltemos agora à nossa programação normal e nas próximas postagens mais capas toscas e medonhas de jogos antigos devidamente comentadas. Aguardem!!

0 Comments:

Postar um comentário