7 de dez. de 2017

Bird Week


Jogos de simulação são um grande sucesso, que o diga a série Sims, que simula desde cidades ("SimCity") até formigueiros ("SimAnt"), passando pelo jogo favorito daqueles que gostam de afogar convidados da festa tirando a escada da piscina, "The Sims". O velho NES devido até suas limitações técnicas não é uma plataforma que tenha destaque nesse gênero, mas isso não significa que não existiram jogos de simulação no Nintendinho! Lançado em 1986 apenas no Japão pela não muito conhecida Toshiba EMI, "Bird Week" é um dos melhores exemplos disso.

História e Roteiro


"Bird Week" é um jogo bem singelo, sem nenhum tipo de estardalhaço épico. Nada de mundos para salvar ou cavaleiros do caos para derrotar. Em "Bird Week" você controla um pássaro fêmea azul que deve alimentar seus filhotes com insetos, capturados pela mãe em pleno vôo, enquanto escapa de diversos predadores. O jogo acompanha as estações do ano, os estágios sendo divididos em primavera verão e outono, além de fases bônus onde a mamãe pássaro se alimenta de insetos a beira mar, com direto a um farol ao fundo do cenário! Não existe uma fase "inverno", talvez porque os pássaros tenham migrado para regiões mais quentes para fugir do frio...
Um detalhe... "Bird Week" é um desses jogos que não possui final, caindo em um looping após o fim do outono. Só termina de fato quando o jogador perde todas as suas vidas. Se você esperava algum tipo de final, como uma animação da mamãe pássaro azul voando para o sul com seus filhotes, esqueça.
Se bem que isso até seria bem legal...

Gráficos


Os gráficos do jogo no geral são bem agradáveis. Os sprites dos pássaros azuis (seriam gaios? é meu melhor palpite) são bem simpáticos e bonitos, assim como os sprites da maioria dos predadores. Os cenários tem cores suaves e no geral são agradáveis aos olhos, mas alguns dos detalhes não são tão bons assim- detesto as montanhas ao fundo que parece que foram desenhadas à régua, por exemplo.
E sou apenas eu ou mais alguém achou que a mamãe pássaro lembra os passarinhos azuis que o Sonic salva em alguns de seus jogos do Mega Drive?

Músicas e Efeitos Sonoros

A trilha sonora do jogo é bem limitada... tem a música da tela de abertura, a música da fase do jogo (que se repete em todo estágio) e a música do "Game Over" (além de uma mini-música quando se perde uma vida). Gosta em especial da música de abertura e da música dos estágios. São bem suaves, com acordes e arranjos que lembram uma caixinha de música, e que combinam muito bem tanto com os gráficos quanto com o clima geral do jogo. O único senão é que são um tanto repetitivas. Depois de um tempo é capaz de se ter aquela vontade de apertar o "mudo" no controle remoto da TV.

Controles e Jogabilidade

Sem muita coisa a se dizer aqui. Se a mamãe passarinho não se move com tanta fluidez quanto se esperaria de um pássaro é devido as limitações do hardware da época- afinal o jogo tem mais de 30 anos!
No geral os controles respondem bem e a curva de aprendizado para se familiarizar com os comandos é bem rápida.

Dificuldade

Dificuldade bem dosada. Os primeiros estágios são até bem simples de se passar, mas conforme se progride o número de predadores na tela cresce e o número de insetos a se capturar varia conforme a época do ano e estágio do jogo. Um detalhe que muitos jogadores esquecem é que a mamãe pássaro não é totalmente indefesa! Os cogumelos que crescem no chão podem ser apanhados por ela com suas patas e soltados sobre os predadores, atordoando-os por alguns segundos.  Já as flores no chão só valem pontos mesmo.
Quanto aos predadores... o pessoal que programou parece ter um conhecimento limitado de biologia,... o pássaro negro com jeito de gavião ficou legal mas eu nunca ouvi falar de esquilos e esquilos voadores se alimentarem de pássaros... sei que comem insetos, larvas e até ovos de pássaro, mas animais de grande porte não... bem... isso são 8 bits e em 8 bits qualquer coisa pode acontecer. Lide com isso, Mãe Natureza.
Outro detalhe bastante importante: o jogo tem uma espécie de marcador de tempo. Os filhotes de passarinho vão enfraquecendo se ficarem muito tempo sem comer e acabam por morrer, seu espírito subindo ao Céu com direito até a auréola de anjinho. Cada vez que um filhote morre, o jogador perde uma vida. É triste, mas até bem realista- bem mais do que os esquilos caçadores de pássaros, pelo menos!

Comentário Final



Um jogo simpático e agradável, mas limitado. É até divertido no começo, mas em pouco tempo se torna repetitivo e pode entediar. Como simulador é bem limitado, devido as condições da época em que foi feito, mas ainda assim é um jogo razoável. Jogue sem grandes expectativas e de forma um tanto casual.

NOTA: 5,5

* Curiosidade: "Bird Week" nunca foi oficialmente lançado fora do Japão mas podia ser encontrado de vez em quando naqueles multi-cartuchos com um punhado de jogos, lançados por aqui não oficialmente.


0 Comments:

Postar um comentário