16 de nov. de 2017

Uma homenagem a "Pokemon": Letters to an Absent Father, de Maré Odomo

Algo que chama a atenção atualmente é a reapropriação e releitura que os jogos de videogame, desenhos animados/animes ou HQs/ Mangás vem recebendo por parte de fãs. Boa parte dessas releituras é bem-humorada, em tom satírico ou galhofeiro, outros propões versões mais "adultas" (talvez "sangrentas" seja um termo mais exato), e ainda tem aquelas que acabam conferindo um lirismo inusitado a produtos originalmente voltados meramente para entretenimento.


"Letters to an Absent Father" se encaixa nessa última categoria. Com traço simples, mas agradável, o cartunista norte-americano Maré Odomo criou uma série de tiras ambientadas no universo do jogo/anime/mangá "Pokemon", onde em cada tira o protagonista Ash escreve uma carta para seu pai, figura ausente em qualquer versão de "Pokemon", tratando desde curiosidades naturais de um jovem sobre seu pai até os problemas ou pequenas angústias comuns a quase todo adolescente.



Li a série tempos atrás no próprio site do cartunista (atualmente descontinuado, infelizmente) e gostei bastante. Chegou a vir a minha cabeça a ideia um tanto exagerada de encarar o enredo de "Pokemon", que trata da saída de um jovem de casa para conseguir as insignias e vencer o torneio, como uma alegoria de um rito de passagem, como um período de transição onde se deixa a infância para trás. Mas... pensar isso de algo concebido originalmente apenas para gerar lucro através da venda de bonequinhos é um tanto delirante, eu admito... provavelmente efeito colateral das tiras do Maré... ou talvez eu esteja trabalhando demais...






Como já existem traduções da série, não postarei todas as tiras de "Letters to an Absent Father" aqui. Vou apenas deixar os links tanto para o trabalho original do cartunista quanto para uma das traduções não-oficiais feitas por fãs brasileiros.

Para todo mundo que já gostou de Pokemon, ou que ainda gosta, ou para aqueles que gostam de anime & mangá, talvez valha a pena dar uma conferida.



* Tira original de Maré Odomo:


https://imgur.com/gallery/saJx0


* "Cartas para um Pai Ausente", tradução não- oficial:



https://pocket-planet-pokemon.aminoapps.com/page/blog/dear-dad-cartas-para-um-pai-ausente/q3dP_6niRuXNexLxvBYBllJPrV05xPwGw



0 Comments:

Postar um comentário