17 de jun. de 2014

Kung Fu

   


   Beat´em ups... um estilo de jogo muito popular de meados dos anos 80 até meados dos anos 90. Basicamente é um tipo de jogo onde um único lutador, por vezes uma dupla, percorrem diversos lugares enfrentando dezenas de oponentes até alcançar o chefe da fase, para depois de derrotá-lo poder seguir adiante. Pode não parecer grande coisa explicado assim, mas é realmente divertido- provavelmente um dos estilos de jogo mais divertidos já feitos até hoje!

   “Kung Fu”, ou “Spartan X” como era originalmente entitulado, é considerado por alguns como o primeiro dos beat’em ups. Originalmente um jogo de arcade, a versão para NES foi lançada em 1985 no Japão e, meses depois, nos EUA. “Kung Fu" também recebeu ports / versões para diversos outros consoles da época, inclusive para o Atari 2600.


História e Roteiro



   A história do jogo parece saída da contracapa do VHS de algum filme de artes marciais dos anos 80 ou 90. Daqueles que juntava a galera toda da rua para ir na locadora escolher o filme e depois espalhar pipoca pela sala inteira enquanto assistiam:
   Thomas, jovem mestre de artes marciais, e sua namorada Sylvia foram atacados por uma gangue de lutadores, comandados pelo sombrio Mister X. Sylvia é raptada e agora Thomas deve resgatá-la (chamar esquadrão anti-sequestros para que, não é?), invadindo o próprio quartel- general de Mister X, um palácio em forma de pagode oriental com cinco pisos cercado por um lago e protegido por toda uma legião de lutadores extravagantes. Lembra bastante o cenário dos filmes "Jogo da Morte" e "Jogo da Morte 2" do Bruce Lee!
Como ninguém nunca reparou em um prédio tão pitoresco e exótico nas redondezas eu não sei explicar...

Gráficos

  Levando em consideração que são os gráficos de um jogo de 1985 que fez parte da primeira leva de jogos para NES, são bons. Tem, obviamente, todas as limitações da época, como poucos detalhes, animações simples, cenário quase minimalista mas ainda assim os sprites dos personagens, em especial do protagonista, são legais. Os golpes de Thomas, em especial, são bem vistosos para um jogo beirando os 30 anos.



   Um dos principais defeitos apontados é o fato do jogo só possuir um único cenário, o corredor de aparência oriental, em todas as fases. Somente a primeira fase tem um leve diferencial- o prédio é cercado por um lago ou fosso e a água pode ser vista na base da tela, com as estacas de sustentação do edifício aparecendo na superfície. Entre os estágios 2 e 3 existe uma pequena novidade: uma cutscene de Sylvia amarrada em uma cadeira pedindo socorro a Thomas, coma  risada de Mister x ecoando ao fundo.

Música e Efeitos Sonoros

   Mais uma vez, levando em consideração a época, são bons. A música tema é bem movimentada e seu início tem um toque oriental bem "filme de kung fu".  Os sons dos gritos de Thomas, as risadas dos chefes de fase e golpes diversos encaixam bem com o todo do jogo e seu clima.
   E mais uma vez, a falta de variedade é o principal problema. Será a mesma música tocada fase após fase, sem exceção.

Controles e Jogabilidades.

  Controles simples, jogabilidade eficiente. Thomas responde rápido aos comandos do jogador, o que é essencial em alguns momentos quando aparecem inimigos de ambos os lados.
  O principal problema é que como o controle do NES só tinha dois botões para efetuar os saltos deve-se usar o direcional para cima, mas mesmo isso não é nada demais no balanço geral do jogo.



   Relação rápida dos comandos:
  • Direcional para cima: Saltar
  • Direcional para esquerda ou direita: Thomas anda na direção pretendida
  • Direcional para baixo: Agachar
  • Botão A: Soco
  • Botão B: Chute
  • Start: Pausa o jogo
  • Select: escolhe modalidade de jogo na tela inicial
  • Para cima + soco: Soco alto. Pouco útil no jogo.
  • Para cima + chute: Chute alto. vale mais pontos que o chute normal.
  • Para baixo + soco: Soco agachado. Útil contra os Tom Tom Brothers (os lutadores anões)
  • Para baixo + chute: Rasteira. Também é útil contra os Tom Tom Brothers.
   Lembre-se que socos valem mais pontos que os chutes, mas tem alcance menor.

Dificuldade



 Um bom equilíbrio entre desafio e diversão, além de uma curva de aumento de dificuldade bem proporcional. No entanto não existem armas nem power ups. Thomas terminará o jogo da forma como começou.
   Para selecionar o nível de dificuldade, basta na tela de jogo escolher 1P Mode A ou 1P Mode B, sendo o Mode B bem mais difícil que o A. Em ambos os modos o jogador conta com três vidas no início do jogo, recebendo outra ao alcançar 50000 pontos. Não existem continues à disposição do jogador.


   O jogo possui uma variedade limitada de oponentes. Os mais comuns são os lutadores de kimono azul e rosa, que agarram e tentam imobilizar Thomas, sugando sua vida aos poucos. Arremessadores de faca e os Tom Tom Brothers saltitantes complementam os inimigos de fase, além de serpentes e dragões cuspidores de fogo no estágio 2 e abelhas gigantes no estágio 4. Ao final de cada corredor, Thomas deve enfrentar um dos cinco chefes de fase:
  • Lutador com Bastão (Stick Fighter): Guardião do primeiro andar. Luta com um bastão. Não é particularmente difícil, mas cuidado ao se aproximar. Vale 2000 pontos ao ser derrotado.
  • Lutador com Bumerangues (Boomerang Fighter): Guardião do segundo andar. Seu traje lembra o dos arremessadores de facas. Arremessa dois bumerangues em alturas diferentes (cabeça e pernas). Vele 3000 pontos ao ser derrotado.
  • Brutamontes (Giant): Um lutador negro gigantesco, com pouca técnica mas muita força bruta. Seus golpes tiram muita energia e velocidade é a chave para derrotá-lo. Vale 4000 pontos ao ser derrotado.
  • Mago Negro (Black Magician): Mago oriental que ataca a longa distância com esferas explosivas. É capaz de fazer truques de ilusão e teletransporte. Não adianta golpeá-lo na cabeça, ela será arrancada e cairá, mas em breve reaparecerá e ele continuará vivo, tudo não passando de uma ilusão. Vale 5000 pontos ao ser derrotado.
  • Mister X: O líder da gangue e um mestre em vários tipos de artes marciais de kimono preto. Tem estilo de luta parecido com o de Thomas, bastante rápido e técnico.Vale 10000 pontos ao ser derrotado.
   Ao derrotar Mister X, o jogador verá uma pequena cutscene de Sylvia e Thomas abraçados. Logo em seguida o jogo recomeçará do ponto inicial, embora um pouco mais difícil, e assim sucessivamente. Não existe um final específico para o jogo, que cai em um looping de dificuldade crescente.

Comentário Final


   "Kung Fu" é, indubitavelmente, um jogo divertido, mesmo com mais de duas décadas de idade e várias limitações técnicas pesando nas costas. O fato de não ter um final específico pode causar um pouco de frustração, mas a diversão durante as fases compensa isso, pelo menos em parte.
   O ritmo de jogo, acompanhado pela música, é rápido, e juntamente com a dificuldade bem medida somam pontos na diversão, sendo os pontos fortes de "Kung Fu". É um ótimo título para se jogar sem muito compromisso, como diversão rápida e leve. Especialmente recomendado para fãs de filmes de arte marciais dos anos 80, fãs de jogos beat'em up e retrogamers no geral.

NOTA: 7,0

Curiosidade 1: O nome original do jogo, "Spartan X", é uma referência ao filme de Jackie Chan de mesmo nome, lançado no Brasil como "Detonando em Barcelona" (1984). O jogo, no entanto, tem bem pouco a ver com o filme em si.

Curiosidade 2: A versão norte- americana do arcade se chamava "Kung Fu Master". O nome foi alterado para a adaptação do NES, simplificando-se minimalisticamente para aquele pelo qual é mais conhecido por nós do Brasil, "Kung Fu".

0 Comments:

Postar um comentário